Faça parte do nosso programa de fidelidade!

3 dicas para conversar da forma certa com seus filhos

 1.789 Visitas  1 de setembro de 2017  Rock Content

Os filhos são sempre a maior preocupação dos pais. Seja para oferecer a melhor educação ou para estar desenvolvendo as suas habilidades do dia a dia. Porém muitos pais apresentam certa dificuldades em manter um diálogo com o pequeno. Isso pode prejudicar a relação entre pais e filhos. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como você pode conversar da forma certa com seus filhos.

Dica 1 – Deixe ele falar

Nossa primeira dica se trata da importância de deixar o seu filho falar. Por mais que possa parecer estranho é muito importante que desde o início da vida do pequeno você estimule ele a ter as suas próprias ideias. Você só conseguirá isso, deixando-o livre para falar.

É muito comum que os pais acabem não deixando os filhos falar e apenas foquem em transmitir ideias e valores para eles. Se você faz isso não se sinta culpado. É muito comum que isso aconteça, porém o ideal é deixar que a criança fale de suas ideias e gostos.

Ao iniciar a conversa com seu filho seja mais adepto de ouvir o que falar, quanto mais ouvir, melhor ele conversará. Procure se inteirar das coisas que ele gosta e trabalhe em cima disso. Mantenha sempre uma relação de amizade e parceria, e isso só ocorre quando você como pai e mãe passarem a ouvir o que os pequenos tem a dizer.

Dica 2 – Não faça induções

Assim como é preciso ouvir o que seu filho tem a dizer, é necessário que você esteja aberto ao que ele quer dizer. Não faça induções ou obrigue-o a pensar como você. Seu filho, por menor que seja, tem uma personalidade própria, com gostos e desejos próprios, eles são uma extensão de você, mas não tem as mesmas ideias ou desejos.

É preciso saber respeitar, assim como ouvir. Entenda que ele está formando a sua personalidade. Deixe-o livre para ter suas próprias escolhas desde o início. É importante não deixar que suas induções acabem inibindo a personalidade do seu filho. Lembre-se que o papel dos pais é instruir uma boa educação e valores para a vida. Aprenda a balancear as instruções e as induções de pensamentos.

 

Mãe conversando com o filho

Mãe conversando com o filho

Dica 3 – Observe as perguntas

Assim como é necessário, deixar o seu filho falar e não o induzir é preciso também observar as perguntas que você faz. Entenda que seu filho ainda é jovem, seu bebê precisa ser estimulado da forma correta para a idade dele, nessa fase é necessário fazer perguntas que fazem parte do cotidiano dele, pergunte o que ele entendeu sobre o desenho que assistiu, o que ele gosta de fazer, procure se inteirar do seu dia a dia, quais tarefas ele realizou, o nome dos professores, os colegas que ele mais gostas, e etc.

Conversar sobre as matérias que ele mais gosta é um bom começo. Procure entender o que ele gosta ou não de fazer, quais são as suas dificuldades, observe o método pelo qual ele aprender.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF