5 estratégias pedagógicas para a hiperatividade em crianças

TDAH é um transtorno que gera muitos problemas dentro da sala de aula. O professor responsável, necessita saber e conhecer estratégias pedagógicas para hiperatividade em crianças, afim de facilitar o dia a dia na escola.
O trio distração, impulsividade e hiperatividade, consiste em sintomas que definem um problema que muitos professores e até mesmo pais não sabem o que fazer, e as vezes acabam fugindo da situação.
Informação é tudo, infelizmente os profissionais da educação são os maiores responsáveis pelo diagnóstico e acabam tendo que trabalhar em sala, estratégias pedagógicas para hiperatividade em crianças. O trabalho em sala de aula é capaz de deixar claro os sintomas do TDAH.
Conhecendo algumas estratégias pedagógicas para hiperatividades em crianças
Separamos algumas estratégias pedagógicas para te mostrar a importância de trabalhar características especiais em crianças que apresentam hiperatividade, essas atividades ajudam a diminuir o estresse e auxiliam na concentração da criança tanto em suas tarefas do dia a dia quanto na própria escola.
Rotina é fundamental para os portadores de TDAH
Organização é essencial para um aluno que possui o transtorno de TDAH. Os portadores deste problema caracterizam-se pela sua desorganização. Além de um ambiente escolar organizado é necessário que os alunos organizem sua classe, sua mochila e tudo que está ao redor.
Quanto mais a criança conseguir se manter concentrada em uma determinada tarefa, mais fácil será para ela construir uma vida de sucesso. O TDAH é apenas um transtorno que não só pode como deve ser tratado, dessa forma você garante a criança que ela possa ter uma vida mais leve.
Estimulação e elogio
Os portadores de TDAH podem apresentar muitas situações em que exponham sua baixa estima, sendo esta uma característica do transtorno. Portanto é necessário que o professor elogie e recompense seus alunos com TDAH se houver êxito nas tarefas.
O elogio motiva qualquer pessoa, em especial as crianças. Isso ocorre porque o nosso cérebro é treinado para entender que elogios são ligados a bonificações por algo de positivo que fizemos.
Por isso, em especial nos diagnósticos de TDAH é muito importante que uma das estratégias pedagógicas que serão utilizadas sejam relacionadas aos estímulos vinculados ao elogio.
Estimulação da prática de esportes
A prática esportiva deve ser muito estimulada para os portadores te TDAH, pois eles são pessoas que possuem muitas dificuldades de relacionamento e interação. Os exercícios físicos possibilitam a troca de informações e comunicação.
O esporte é uma importante fonte de canalização de energia. A hiperatividade em palavras simples pode ser entendida como um excesso de energia da criança. Por possuir esse acumulo de energia, ela não consegue prestar atenção em uma coisa. A mente funciona em uma realidade diferente do cotidiano, mais acelerada.
Com a pratica de esportes e forma constante essa energia é gasta e o portador da síndrome começa a ter mais dimensões sobre concentração. A partir de então a concentração nas atividades pessoas e escolares apresentam um excelente resultado.
Pausas regulares
Pausas regulares durante o período de aula são importantes para os alunos conseguirem fixar a atenção. Essas pausas são necessárias para todos os estudantes, sendo que para os portadores de TDAH possuem um destaque redobrado.
O ideal é ter uma conversa com o portador da síndrome e estipular um tempo de pausa. Esse tempo não deve ser muito longo nem muito pequeno, o ideal é cerca de 15 minutos.
Agenda escolar
O TDAH é um transtorno difícil de diagnosticar. Os professores ao lidar com uma criança que apresente hiperatividade ou déficit de atenção, devem utilizar estratégias pedagógicas que auxiliem a superar os sintomas dos transtornos.
A comunicação entre os pais e professores é de extrema importância. A agenda deve ser um meio utilizado para comunicação. Sinceridade é fundamental para as duas partes, pois, é necessário que os pais não escondam nada das atitudes apresentadas por seus filhos em casa. Os professores também devem ser sinceros com os pais e responsáveis pela criança portanto cobre isso deles.
Veja como manter a segurança do bebê e deixe seu pequeno ainda mais protegido e cuidado.