Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Nascimento dos dentes: como aliviar a dor?

 3.586 Visitas  6 de junho de 2017  Rock Content
Bebê sorrindo com apenas 2 dentes

Durante o nascimento dos dentes o bebê fica irritado e chora muito. Além disso, pode ter febre e até sentir falta de apetite. Nesse momento surge a questão: como cuidar dessa situação?

A primeira coisa que você precisa fazer é se manter calmo. Afinal, essas dores são normais. Os surgimentos dos primeiros dentinhos causam desconforto, já que a erupção na gengiva causada pelo nascimento de um novo dentinho pode causar coceira e dor.

Os dentes do bebê começam a nascer por volta dos seis meses de idade e é aí que ele fica irritado. Mas, existem dicas que podem te ajudar a deixar essa situação menos incomoda para o seu bebe.

Dicas para lidar com a dor do nascimento dos dentes do seu bebê

Quando o dente está nascendo, existem vários sintomas que podem aparecer. Muitas mães descrevem que além de choro e da irritação, os filhos apresentam diarreia e febre.

Alguns especialistas dizem que as complicações intestinais, mudanças no cocô e até as doenças que aparecem nesta fase podem não ter relação com o nascimento dos dentes. Entretanto, o que acontece é que o bebê fica mais irritado e por isso fica mais susceptível a estes tipos de complicações.

A boa notícia é que existem métodos caseiros de amenizar a dor e diminuir estas complicações. Separamos algumas dicas sobre isso, veja:

Massageie a gengiva

Lave muito bem as mãos e depois com as pontinhas do dedo massageie a gengiva do seu bebê. Faça movimentos leves por alguns minutos. Isso pode ajudar com a dor do nascimento dos dentes e fazer com que o seu bebê se sinta melhor.

Cuidado com a baba

Normalmente quando os dentinhos estão nascendo, o bebê começa a babar muito. A melhor coisa para se fazer nesse momento é limpá-lo com frequência. O acúmulo de umidade na pele do bebê pode causar eczemas e até aumentar a irritação da criança.

Mantenha-o entretido

Bebês também ficam entediados! Quando você brinca com eles consegue fazer com que relaxem e esqueçam um pouquinho da dor. O carinho e a atenção dos pais é sempre muito importante nessa fase.

 

Use mordedores

Uma forma de diminuir a coceira na gengiva dos bebês é fazendo com que ele use mordedores. Existem brinquedinhos específicos para crianças desta fase e vão ajudar muito neste período.

Limpe-os bem e depois os guarde na geladeira. É importante que eles estejam em baixa temperatura para poderem anestesiar a gengiva do bebê. Mas atenção: nunca congele! Somente deixe o mordedor na geladeira.

Alimentos frios podem ajudar

Bebidas frias e alimentos frios podem ajudar a anestesiar a gengiva do seu bebê. Provavelmente ele não sentirá muita fome, mas a alimentação é crucial para que ele fique saudável e com o sistema imunológico forte. Coloque as papinhas na geladeira antes de servir, dessa forma elas ficam mais frias.

Higienize bem a gengiva do bebê

É importante manter a cavidade oral do bebê muito bem higienizada, principalmente durante a fase do nascimento dos dentes.

Assim que amamentar você pode começar limpando a gengiva com dedeiras de silicone, isso irá ajudar a massagear para diminuir a dor e ainda deixará a boquinha do seu filho bem limpa. Quando os dentes já estiverem nascidos, você deverá usar escovinhas próprias para essa fase e usar pastas de dente sem flúor.

Use gel para aliviar a dor

Uma forma de aliviar a dor do seu bebê é usando gel anestésico. Eles possuem componentes que diminuem a coceira e ainda fazem com que o seu filho sinta menos dor.

Se por acaso não tiver este gel, você pode usar uma gase umedecida com soro fisiológico. Para isso, deixe o soro na geladeira por um tempo, e depois molhe a gaze. A baixa temperatura irá aliviar a dor e deixar a sua criança mais confortável. Nesse momento, é importante que você comece a brincar com ela para tirar o foco da dor.

CONTINUE NO BLOG

Selecionamos conteúdos personalizados para você, clique e surpreenda-se

7 formas de aliviar o incômodo das cólicas !
Como avaliar o melhor centro de educação infantil para o seu filho
Filho protegido: 5 dicas para os dias mais frios
10 dicas de como o pai pode ajudar a mamãe!
Como viajar de avião com o bebê!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF