Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Conheça os benefícios do banho de ofurô para bebê

 10.468 Visitas  9 de maio de 2019  Edgar Faria
mamãe dando um banho de ofurô em seu bebê

Ter um bebê em casa é, sem dúvidas, um presente incrível para uma família. Mas, quando se é mãe de primeira viagem ou quando você não tem tanto tempo para passar com seu filho, a experiência pode ser um pouco desafiadora.

Entre as cólicas e os choros incansáveis da criança, que muitas vezes aparentam não ter motivos, a impressão é de que nada do que fizermos irá ajudar, não é mesmo?

Com isso, o estresse vai acumulando e você, de repente, se encontra chorando tão alto quanto o seu filho.

Mas calma! Este post está aqui para te ajudar.

Saiba que, com algumas dicas, tudo isso pode ser amenizado.

Existe uma dica em especial que está ganhando o coração das mamães, e é por isso que hoje vamos te apresentar todos os benefícios do banho de ofurô para bebê.

Continue lendo e aprenda sobre esse método!

Afinal, o que é o banho de ofurô para bebê?

Bebês em ofurô, tomando um banho de ofurô para bebês

O banho de ofurô para bebê é uma técnica que simula o ambiente intrauterino e faz o recém-nascido se sentir seguro e confortável. Fonte da Imagem: Hemocord Magazine

A técnica do banho de ofurô para bebê é simples. Ela foi criada na Holanda em 1997 por enfermeiros e obstetras, e consiste em utilizar um balde para realizar a limpeza da criança.

Mas, atenção: o recipiente não pode ser usado para nenhum outro fim e a água obrigatoriamente deve estar morna.

Agora você deve estar se perguntando qual é o propósito desse banho especial, não é?

Pois bem, saiba que tudo isso serve para ajudar a adaptação do neném neste novo universo que ele acaba de conhecer. Ou seja, fora da barriga da mamãe.

Vamos imaginar por um momento como é estar dentro de um local seguro, com a temperatura certa e sem luzes ou barulhos. Agora, pense no “choque” que é, de repente, acordar em um ambiente totalmente contrário a esse.

Essa situação é muito estressante para a criança. Logo, quando o bebê chega ao mundo, ele está assustado e isso é extremamente normal.

Porém, o grande problema é que esse medo é um receio constante e que deixa o pequeno agitado e inquieto.

Por tal motivo, foi criada a técnica do ofurô, um banho que permite que a criança sinta-se protegida, como se estivesse de volta ao útero materno, e assim, aos poucos, possa se desprender e adaptar-se ao lado externo.

Quais são os benefícios do banho de ofurô para bebê?

No banho de ofurô para bebês, o neném relaxa

A técnica do banho de ofurô para bebê pode trazer inúmeros benefícios para a criança e para os pais.

Como você já aprendeu acima, o bebê sente-se desconfortável por estar fora da barriga da mãe.

A missão deste método holandês, portanto, é diminuir essa irritação natural. Por isso, ele tenta imitar o ambiente intrauterino para a criança e traz os seguintes benefícios:

1. Relaxa o bebê

Por simular a mesma situação em que o bebê se encontrava quando ainda vivia no útero, ele fica muito mais tranquilo e relaxado.

Esse é o principal benefício do banho de ofurô para bebê, pois a irritação e insegurança dos recém-nascidos causa certa preocupação para os pais, não é mesmo?

2. Melhora o sono da criança

bebê dormindo

O banho de ofurô para bebê pode fazer seu filho dormir mais rápido e mais facilmente.

Você que é mamãe já sabe que um dos maiores desafios com o seu bebê pode ser o sono e, mesmo que ainda esteja na gestação, com certeza já escutou isso ao menos uma vez.

Mas, temos ótimas notícias: o banho de ofurô para bebê pode ser o seu aliado e deixar a hora de dormir muito mais fácil.

Conforme o neném vai se sentindo mais descansado, ele pode até pegar no sono ali mesmo, no balde, e o melhor é que este estado de bem-estar pode perdurar por horas.

Logo, caso o banho seja dado antes da hora de dormir, é possível que o bebê permaneça adormecido por mais tempo.

Aliás, vale frisar que o indicado é que esse banho de balde seja ministrado quando a criança está agitada e você deseja que ela adormeça.

Portanto, utilize o procedimento e aproveite muitos minutos de sossego para cuidar de si mesma!

3. Combate crises de cólica

Além do sono, outro pesadelo materno são as cólicas.

Elas são tão dolorosas para os bebês quanto para os pais, que sofrem buscando formas de amenizar esses terríveis incômodos em seus filhotes.

Esse é outro motivo para a irritação nos recém-nascidos, afinal, a dor é mais uma das novas sensações experimentadas pelos bebês.

Elas acontecem desde o nascimento e duram, mais ou menos, pelos três primeiros meses de vida da criança. As causas são inúmeras, indo desde a ingestão de ar durante a amamentação, até a aceleração do funcionamento do intestino por conta da recepção de alimentos através do leite.

Existem diversas dicas e técnicas para amenizar essa situação. O banho de ofurô para bebê pode, por exemplo, ser uma dessas formas de diminuir e amenizar as crises de cólica.

bebê dormindo de maneira relaxada com uma manta azul

Entre os inúmeros benefícios, o banho de balde também alivia as cólicas dos recém-nascidos.

4. Estimula o desenvolvimento do sistema nervoso da criança

Uma preocupação constante das mamães é sobre o desenvolvimento do seu filho. E, coincidentemente, um outro ponto positivo do banho de ofurô para bebê é justamente esse.

O banho de ofurô estimula o sistema nervoso de forma a desenvolver habilidades psicomotoras e de comunicação.

5. Ativa a circulação sanguínea do bebê

Por fim, uma última vantagem do banho de balde é a ativação da circulação sanguínea da criança.

Esse benefício é uma utilidade e tanta quando se fala em recém-nascidos, já que os pequenos têm a circulação lenta e instável. Aliás, é isso o que causa aquele aspecto vermelho escuro e as extremidades azuladas no neném.

Como dar o banho de ofurô na criança?

Menino no banho de ofurô para bebês

Aprenda agora a maneira correta de dar um banho de ofurô em seu bebê.

Agora que você já entendeu que os benefícios do banho de ofurô para bebê são inúmeros e que essa técnica realmente fará a diferença na rotina do seu filho, com certeza está se perguntando como fazê-lo em casa da forma correta, não é mesmo?

Afinal, para que todos os proveitos sejam colhidos, diversos cuidados devem ser tomados.

Vamos ensinar como utilizar essa técnica para obter todos os benefícios possíveis. Então, confira agora o passo a passo para preparar um banho maravilhoso para seu neném — além, é claro, de sanar todas as suas dúvidas quanto ao que você deve ou não evitar.

1. Escolha um balde

bebê em um balde

Existem diversos tipos de balde, é importante escolher um que seja ideal para o tamanho do bebê.

Antes de mais nada é importante que você escolha o recipiente certo para o bebê. O balde não precisa ser tão grande, mas tem que comportar o seu filho. Nós sabemos que existem bebês de tamanhos diferentes, então não definiremos aqui uma medida específica.

Uma dica eficaz é: nas primeiras vezes em que for dar o banho de ofurô, enrole o bebê numa manta fina. Este feito vai potencializar a sensação de estar de volta ao ventre materno, garantindo ainda mais relaxamento.

Por fim, vale lembrar também de algo muito importante quanto ao recipiente. Ele não pode, de forma alguma, ser usado para outro fim que não o banho de ofurô para bebê. Logo, mantenha o objeto com os mesmos cuidados que você têm com a banheira do pequeno.

2. Preste atenção na água

Outro passo importante é a água. Sabe o procedimento que você faz para um banho na banheira? Ele deve ser aplicado aqui também. Portanto, o ponto ideal é entre 36ºC e 37ºC.

Além da temperatura, outra atenção especial quanto ao líquido é a quantidade que será colocada no balde. A água não pode preencher totalmente o recipiente e deve-se levar em conta que quando o bebê sentar, ele precisa estar coberto até a altura dos seus ombros, nunca acima, ok? Isso evita que a criança se afogue, o que nos leva a outro passo.

3. Não deixe o bebê sozinho

Em hipótese alguma deixe o seu bebê sozinho durante o banho de ofurô. A técnica é comumente utilizada em recém-nascidos, então eles ainda não conseguem se manter firmes. Por isso, caso você não segure a cabecinha do bebê a todo momento os riscos de afogamentos são altíssimos.

Ainda vale frisar que mesmo que seja algo mais voltado para pequenos até os três meses, o método pode ser usado tranquilamente por crianças até os quatro anos. No mercado existem baldes específicos para cada idade.

4. O bebê precisa estar limpo antes de entrar no ofurô

Mamãe dando um banho de ofurô para o seu bebê

É importante que o bebê já esteja limpo antes de tomar o banho de ofurô.

Mesmo que o ofurô possa sim ser usado como um banho comum — igualmente ao que damos na banheira — ele é focado em fins terapêuticos. Isso significa que você precisará limpar a criança antes de iniciar. Afinal, fica bem difícil fazer isso quando se está em um recipiente tão estreito, concorda?

Essa medida é indicada principalmente quando o pequeno está com a fralda suja. Se o banho ministrado for o de balde, os dejetos não podem permanecer em sua pele antes de mergulhar na água, ok? Portanto, tome cuidado quanto à isso!

5. Sobre a duração do banho de ofurô

Os benefícios do banho de ofurô para bebê são tão atrativos que até pensamos em realizá-los por horas, não é mesmo? Afinal, nós mesmos quando adultos gostamos de um bom banho relaxante de banheira.

menininho tomando um banho de ofurô para bebê

A pele dos bebês é bastante sensível, por isso é preciso se atentar para a duração dos banhos, assim como para a temperatura da água.

Mas atenção: o banho de balde pode durar, no máximo, 20 minutos. Isso porque a pele do seu neném é muito fina e pode acabar sendo prejudicada pela longa permanência na água.

6. Não deixe de consultar o seu pediatra

Nós sabemos o quão maravilhoso é encontrar dicas fresquinhas para usar no seu filhote, e nós estamos aqui para isso. Mas um médico especializado pode te dar todas as orientações e sanar suas maiores dúvidas. Portanto, não deixe de consultá-lo antes de colocar o método em prática, ok?

E enquanto os profissionais cuidam da saúde do seu filho, a Kids Brasil espera por você para rechear o guarda-roupa do bebê com os looks e acessórios mais confortáveis e estilosos da moda infantil. Confira as novidades.

botão loja virtual





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto