Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Seu bebê não dorme? Conheça técnicas calmantes sem usar remédios!

 45.057 Visitas  28 de maio de 2020  Kids Brasil
calmante para bebê dormir

Encontrar um método que funcione como calmante para bebê dormir tranquilamente a noite inteira não é fácil e nós sabemos disso.

Mais difícil ainda é descobrir técnicas naturais para alcançar esse objetivo, afinal, nenhuma mamãe quer apostar em medicamentos relaxantes para o seu filho, não é mesmo?

E se você está passando por isso em casa, saiba que apesar de parecer impossível, existem diversos meios que facilitam as noites do pequeno sem prejudicar a sua saúde.

A hora do sono é umas das mais importantes para o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, e, por ser umas das necessidades básicas do corpo humano, precisa ser respeitada fielmente.

Bebê dormindo no colo da sua mãe, ótima técnica calmante para bebê dormir

Portanto, é importante frisar que quando o neném não dorme, a família inteira sofre as consequências de passar as madrugadas em claro.

Mas, o que fazer quando a criança não prega os olhinhos ou acorda diversas vezes ao longo da noite?

Método calmante para bebê dormir sem remédios manipulados funciona? E como lidar com os períodos de descansos desregulados que sempre atrapalham a rotina e deixam os dias até menos produtivos?

Para responder essas e outras questões, a Kids Brasil preparou um guia sobre calmantes naturais para o bebê dormir bem.

Abaixo esclarecemos todas as suas dúvidas sobre o assunto e apresentamos 8 dicas que vão deixar o sono do seu pequeno muito mais tranquilo. Vamos lá?

8 técnicas calmantes para bebê dormir

Suas madrugadas certamente serão mais longas se você tiver um bebê que se recusa a dormir, seja por estar sentindo algum incômodo, como cólicas abdominais, ou simplesmente por estar habituado a repousar por um longo período durante o dia, ficando assim com as energias recarregadas para gastar madrugada a fora.

É comum vermos pessoas sugerindo o uso de chás e medicações calmantes para que o bebê durma.

Bebê dormindo com técnica calmante para bebê dormir sem remédios

Existe técnica calmante para bebê dormir sem o uso de remédios perigosos para a saúde do seu bebê.

Porém, essa não é uma ideia nem mesmo cogitável, uma vez que o uso de fármacos poderá dopar a criança e mesmo os remédios naturais correm o risco de desequilibrar o organismo sensível do seu filhote.

Em situações de “insônia”, saiba que é normal que o pequeno fique agitado e irritado.

Porém, é fundamental que os pais não entrem em desespero para não prejudicarem ainda mais as reações e choros.

E agora que você já sabe que manter a tranquilidade é o primeiro passo, confira abaixo mais 8 técnicas calmantes para bebê dormir e que te ajudarão a superar de vez este problema.

1. Regule os horários das refeições noturnas

Se a criança já estiver vivenciando a introdução alimentar, é extremamente importante que todas as comidinhas estejam adequadas para cada horário, não prejudicando, assim, o sono do bebê.

Portanto, após as 17 horas, opte por lanchinhos leves, que façam a digestão mais rapidamente e que não causem cólicas.

As papinhas de frutas, ou a fruta in natura, são as mais indicadas para o período noturno, mas, ainda assim, é necessário ter atenção com os tipos escolhidos.

Maçãs e peras, por exemplo, são leves e aquosas, isso significa que não deixarão o bebê com o estômago pesado e ainda cumprirão o papel de hidratar o pequeno enquanto ele dorme.

2. Adote rotinas fixas para o bebê

O seu filho precisa entender que existem horários apropriados para tudo, inclusive para dormir e para brincar. E a forma mais fácil de fazê-lo entrar na rotina da casa é definindo os momentos de cada tarefa diária e seguindo-os rigorosamente.

O banho é um ótimo calmante para bebê dormir e deve ser dado sempre na mesma hora.

Passar alguns minutinhos com o seu filhote em um ofurô caseiro, por exemplo, fará toda a diferença para tranquilizar a noite, pois além dele ficar mais relaxado seguindo esse ritual, entenderá que após a higiene diária é a vez de repousar.

3. Prepare o quarto adequadamente

Luzes baixas, silêncio e brinquedos que não chamem tanta atenção: o quarto do bebê precisa estar preparado para recebê-lo.

Bebê dormindo profundamente em sua mantinha

A temperatura deve estar adequada e em um equilíbrio constante entre frio e quente para não deixar a criança irritada e nem causar nenhum prejuízo para a saúde, como doenças respiratórias, por exemplo.

Mantenha o ambiente confortável e aconchegante para que o seu filho se sinta acolhido e protegido.

Além dessa ser uma técnica calmante para bebê dormir, também ajuda na consciência da criança sobre o seu próprio espaço, já que quando ela sentir sono pedirá para ir até o seu quartinho ou para berço, onde sabe que é o local correto para descansar.

4. Coloque músicas relaxantes

Se estivermos falando do sono de um recém-nascido, provavelmente ele ainda não está acostumado com o mundo externo e sente falta do conforto que vivia dentro da barriga da mamãe.

Lembre-se que lá ele ouvia muito bem o som do seu coração e poucas vozes ou outros sons emitidos aqui fora.

Na internet é fácil encontrar vídeos que simulam o som do útero, e o relato de mulheres do mundo inteiro é que essa ferramenta funciona muito bem como calmante para bebê dormir.

Então, agora você já sabe: da próxima vez que o seu pequenino estiver agitado, tente reduzir todo barulho da casa e dê o play em vídeos que imitam a sonoridade do ventre materno.

Ah, e sempre que possível coloque também músicas relaxantes, calmas e sem falas.

5. Faça massagem shantala para tranquilizar o pequeno

massagem shantala é sem dúvidas a queridinha das mamães e dos pequenos que prezam por uma noite de sono tranquila e completa.

Por isso, logo nos primeiros meses, procure um profissional para te ensinar a técnica, assim você mesma poderá aplicá-la sozinha em casa.

Só não se esqueça da importância da rotina e realize-a diariamente sempre no mesmo horário, combinado?

Se você nunca ouvir falar ou não conhece as vantagens desse procedimento, nós te explicamos. A shantala é uma massagem calmante para bebê dormir e que oferece muitos outros benefícios para a saúde do massageado, além de melhorar significativamente o relacionamento entre mãe e filho.

Mamãe fazendo carinho na mãozinha do bebê enquanto ele dorme, ótima técnica calmante para bebê dormir

6. Amamente-o antes de pegar no sono

Se o seu pequeno ainda mama no peito ou mesmo na mamadeira, a última mamada da noite pode fazer toda a diferença na duração do sono.

Isso porque é muito comum que os bebês sintam fome no meio da madrugada e acordem chorando como um sinal de que necessitam de alimento.

Essa interrupção no sono é inevitável quando falamos de recém-nascidos, mas crianças com mais de seis meses já podem dormir a noite inteira desde que não esteja faltando nada a elas.

bebê dormindo profundamente em cima das mãozinhas

7. Deixe o bebê dormir sozinho no berço

Após seguir todas as dicas anteriores, com certeza o seu filhote estará bem sonolento, mas não deixe que ele crie o hábito de dormir nos seus braços, ok?

Caso contrário, sempre que acordar durante a noite, pedirá, chorando, por mais colo e só voltará ao sono depois que você niná-lo por longos minutos.

Portanto, quando este estágio de quase sono chegar, coloque a criança no berço e deixe-a dormir sem sua intervenção.

Pode ser que demore mais alguns minutos do que o habitual, mas aos poucos ela vai se acostumar com isso e todo esse processo calmante para o bebê dormir já não será mais necessário.

Ah, e lembre-se: a paciência e a consistência na rotina são os passos mais importantes.

8. Esteja atenta a qualquer sinal de desconforto

Um grande erro é querer que os pequenos durmam sem prestar atenção em detalhes básicos, como verificar se a fralda está limpa, se o quarto está bem climatizado, se o berço e as roupas estão confortáveis e, principalmente, se a saúde do bebê está ok.

Quando a criança está doente ou em uma situação incômoda, qualquer técnica calmante para bebê dormir pode parecer insuficiente. Mas não se desespere, pois tudo tem solução.

Toda doença na infância, por mais simples que seja, precisa ser tratada e acompanhada por um pediatra e por um especialista na área.

Embora pareça óbvio, vale salientar que jamais é permitido medicar o bebê sem orientações médicas e muito menos utilizar qualquer remédio calmante, seja ele natural ou não, para fazer o bebê dormir a noite inteira.

Outro fator importante que não pode ser esquecido é a roupinha de dormir, que precisa ser de algodão, e sem aplicações ou detalhes, além de estar de acordo com a temperatura do quarto.

Durante a noite, é normal que o tempo fique mais frio, logo, é essencial que o pijaminha escolhido suporte as baixas temperaturas. Já no caso de estações e regiões mais quentes, o traje de ninar precisa estar adequado para o calor.

Os pijamas certos para o bebê dormir melhor

bebê dormindo com seu papai e a sua mamãe

Agora que você já sabe as melhores técnicas calmantes para bebê dormir, com certeza as suas noites mal dormidas estão com os dias contados.

Introduza cada dica na rotina da sua família e lembre-se que, por mais difícil que pareça nos primeiros dias, com muita calma e persistência seu filhote aprenderá a descansar sozinho a madrugada inteira.

E se você quer que o soninho do seu pequeno seja realmente relaxante, que tal acertar na escolha do pijaminha?

A Kids Brasil é a maior loja virtual de moda infantil importada e oferece diversas opções de looks com o melhor custo-benefício do mercado. São peças confortáveis, de alta qualidade e que duram por muito mais tempo. Lá você encontra marcas como a Carter’s, grife americana para bebês e crianças que possui o maior prestígio a nível mundial.

E o melhor de tudo é que com a Kids Brasil você compra produtos do exterior sem precisar sair de casa, tudo com entrega facilitada e frete acessível.

Conheça agora todas as promoções que a empresa separou para o seu filhote!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto