Alergia é um problema que atinge um terço da população mundial, e quando falamos de…
Confira os benefícios das cantigas de ninar para o bebê [+ playlist]

O som faz parte do desenvolvimento cognitivo do bebê antes mesmo dele nascer. A audição é formada entre a oitava e a vigésima quarta semana de gestação, e o útero da mamãe, que parece um local silencioso, na realidade recebe estímulos sonoros constantes.
Esses sons podem ser os batimentos cardíacos da gestante, o sistema digestivo quando começa trabalhar, vozes externas e buzinas — em suma, todos os estímulos sonoros são percebidos pelo feto. No entanto, o som é recebido de maneira diferente: como se fosse escutado debaixo de uma piscina.
Independentemente de como o som é percebido, as cantigas de ninar para o bebê podem ser muito vantajosas, desenvolvendo o cérebro, a linguagem e a proximidade, atuando também como relaxamento da mente. Confira a seguir os principais benefícios das músicas para crianças!
O poder da música no desenvolvimento infantil
A música está relacionada ao aprendizado, por isso usá-la para estimular o desenvolvimento do bebê ajuda criar conhecimento e dimensão sobre o mundo: ele passa perceber vibrações e sons externos, além de auxiliar no progresso com a fala, dicção e aguçar a percepção auditiva.
Para as crianças mais grandinhas, os sons e as vibrações ajudam a relaxar a mente, melhorando quadros de depressão na infância e reduzindo sintomas de dores físicas.
O contato com a música provoca estímulos em todo o corpo, auxiliando na expressão corporal e fazendo com que o bebê sorria e responda. Já a criança pode cantar, bater palmas, balançar a cabeça, entre outros movimentos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela York University e a Royal Conservatory of Music, 90% das crianças analisadas que estudavam música apresentaram melhora na inteligência.
Canções de ninar são infalíveis
Cantar pode ser uma forma de oferecer carinho e reforçar o vínculo afetivo entre mãe e filho, além de ajudar a construir o sentimento de segurança. Assim, o bebê passará confiar mais na mãe.
Canções de ninar são infalíveis para que o bebê durma bem, pois atuam como calmantes: quando a mãe começa cantar ou coloca a cantiga para tocar, o bebê, que está acostumado com o embalo, automaticamente entende que chegou a hora de fechar os olhos e se acalmar.
Os estímulos musicais são ideais para criar uma forma de comunicação com o bebê, pois quando ele está irritado, com medo ou inseguro, a melodia pode oferecer familiaridade e bem-estar.
No entanto, o som alto pode prejudicar a audição do bebê, por isso modere no volume. Procure estimular a criança a tocar instrumentos, já que eles oferecem noção de ritmo e percussão. Dê tambores, mini violão, guitarra ou improvise uma bateria com bacias de plástico.
As cantigas de ninar para o bebê têm o poder de criar aproximação, estimular o conhecimento e desenvolver dimensão sobre o mundo, além de servirem como calmantes para as diferentes situações como medo, estresse e cansaço.
A música é fundamental para o desenvolvimento da criança na primeira infância, pois a ajuda evoluir em diversas áreas, como a fala, a comunicação, o ritmo, a coordenação motora e a inteligência.
Agora que você aprendeu a importância da música e das vibrações na infância, confira a playlist da Kid’s Brasil no Spotify com as melhores cantigas de ninar para o bebê!