O sono do bebê é uma das maiores preocupações dos pais de primeira viagem. Apesar…
Como desengasgar um bebê: aprenda agora a manobra de desengasgue

Sabe-se que a primeira causa da morte dos bebês de até 1 ano de idade se deve à obstrução das vias aéreas. Não à toa, contamos com a crescente taxa de bebês que morrem anualmente vítimas da sufocação acidental.
Embora acidental, o engasgue do bebê é algo passível de ser evitado e, já em vias de fato, ser socorrido. Para isso, é sempre importante contar com dicas efetivas e práticas de primeiros socorros a fim de garantir a segurança da criança.
Pensando nisso, no post de hoje trataremos sobre os principais motivos do engasgo de bebês bem como a manobra de desengasgue mais eficaz para assegurar a saúde da criança.
Por que os bebês engasgam?
Até 1 ano de idade o organismo dos bebê ainda está em constante desenvolvimento, inclusive, o seu sistema digestivo, o que leva crianças com essa faixa etária a serem mais suscetíveis a sufocação por alimento.
Como dizíamos, até 1 ano de idade os bebês não possuem a maturidade do sistema digestório. A arcada dentária ainda não está formada, o que dificulta o processo de mastigação do alimento, fazendo com que o bolo alimentar fique mais grosso e de difícil passagem pela garganta, afinal, os alimentos muitas vezes nem são mastigados por completo.
Assim, com um bolo alimentar maior que a traquéia o engasgamento é inevitável. Portanto, o processo de alimentação do bebê é algo que merece atenção, devendo ser supervisionado constantemente, posto ainda que os bebês não reagem da mesma forma que os adultos em condições de engasgamento.
Sabe-se que diferente dos adultos os bebês não têm maturidade para entregar respostas protetivas quando engasgam. Assim, enquanto uma pessoa adulta, mediante um processo de sufocação alimentar, utiliza-se da tosse para expelir o alimento da traquéia, o bebê não possui reflexos claros e precisos quanto a forma de se proteger de um engasgo, o que muitas vezes pode levá-lo à morte.
Evite o engasgamento
Melhor do que desengasgar o bebê é evitar que o engasgamento ocorra, e isso é perfeitamente possível quando o sufocamento se dá em vigília e não durante o sono.
Para tanto, vejamos algumas dicas essenciais:
Faça a introdução alimentar com cautela
É sempre importante que o desmame da criança seja guiado pelos pais de modo que a introdução de uma nova rotina de alimentação seja feita de maneira segura e correta.
Como vimos, os bebês não possuem o sistema digestório muito desenvolvido, o que requer que a introdução da alimentação respeite as limitações da criança. Assim, alimentos duros, grandes e de difícil mastigação devem ser evitados, posto que podem obstruir as vias aéreas.
Outra dica importante é evitar a introdução de alimentos arredondados como: uvas e amendoins, posto que podem ficar presos na traquéia, contribuindo assim para o engasgamento da criança. Somado a isso, é sempre importante repartir os alimentos em pedaços pequenos antes de dar ao bebê, uma vez que assim fica mais fácil de digeri-los.
Dito isso, busque optar por alimentos mais líquidos e pastosos como mingau, sopas, papinhas e frutas e legumes amassados, pois assim é mais fácil de engolir sem a necessidade da trituração pelos pré-molares que ainda não foram desenvolvidos.
Evite deixar brinquedos no chão
Não só alimentos, mas também os brinquedos podem levar o bebê ao engasgamento. Aqui temos que levar em conta que os bebês não possuem princípios morais estabelecidos, o que faz com que os mesmos não saibam o que é “certo” e o que é “errado”.
Na tenra idade, tudo é passível de ser mastigado, ainda mais quando os dentinhos começam a desapontar. Portanto, evite deixar brinquedos espalhados no chão que sejam passíveis de obstruir a traquéia da criança, geralmente, são os brinquedos mais pequenos.
Se possível sempre supervisione as atividades lúdicas da criança, desta forma, aos poucos você pode ensiná-la que os brinquedos não podem ser colocados na boca, o que pode evitar não só um eventual engasgo, mas até mesmo uma morte por sufocamento.
Como desengasgar um bebê
Seja pela amamentação, alimentação ou pela ingestão de um objeto, se o sufocamento do bebê foi inevitável, é preciso então desengasgá-lo. Vejamos algumas dicas elementares:
Mantenha a calma
Sabemos que é muito difícil manter a calma em um momento como este, mas é imprescindível manter-se calmo para prestar a primeira assistência à criança. Lembre-se que se os primeiros socorros forem feitos corretamente, você pode estar salvando uma vida. Então, não se desespere!
Perceba os sinais
O primeiro reflexo do sistema imune que temos em uma situação de engasgamento é a tosse, e é através dela que reconhecemos que uma pessoa está engasgada. No entanto, em caso de engasgo total o bebê não irá tossir, então, é importantíssimo reconhecer os demais sinais atrelados ao engasgamento, a saber:
- Boca azulada
- Corpo mole
- Dificuldade de respirar
Manobra do desengasgo: como proceder
Ao constatar algum dos sinais elencados acima no bebê, você deve passar à manobra de desengasgue, vejamos:
- Com a parte interna de um dos antebraços passado à frente do corpo do bebê, segure a mandíbula da criança, sem lesionar os olhos ou causar enforcamento.
- Mantenha o bebê em direção ao chão, apoiado pelo seu antebraço e com a cabeça inclinada para usar a gravidade a favor do desengasgo.
- Na parte dorsal das costas do bebê dê 5 batidas fortes com o calcanhar de sua mão.
- Posteriormente, vire o bebê de barriga para cima, mantendo-o inclinado sobre o seu antebraço, e observe se há algum alimento em sua boca ou objeto obstrusivo, motivador do engasgue.
- Caso ainda mantenha-se engasgado, pressione 5 vezes o centro do tórax (região entre os mamilos) com o indicador e dedo médio, lembrando-se sempre de manter a cabeça da criança ainda inclinada.
- Continue a manobra até que observe que os objetos, líquidos e alimentos ingeridos tenham saído. Para saber se houve o desengasgue, observe a presença de choro e a normalização da respiração.
Agora que você já aprendeu tudo sobre o desengasgue dos bebês certamente estará mais seguro para realizar os primeiros socorros, dada uma eventualidade, não é mesmo?!
E que tal deixar aí nos comentários a sua opinião sobre o post de hoje? Adoramos interagir com vocês! Não deixe de seguir a Kid’s Brasil no Instagram. Lá você fica por dentro de todas as tendências da moda infantil, então, venha fazer parte da nossa comunidade, aqui só falta você!