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Pés inchados na gravidez: o que fazer para evitar

 4.317 Visitas  4 de fevereiro de 2019  Rock Content
Pés inchados na gravidez o que fazer

No segundo e no terceiro trimestres da gestação, é comum que as gestantes comecem a sentir desconfortos com relação ao aumento da barriga e do peso corporal, além das mudanças hormonais. Um dos problemas recorrentes são os pés inchados na gravidez. Portanto, as futuras mamães devem recorrer a métodos seguros e preventivos.

Um dos incômodos que podem ocorrer é o inchaço nos pés e nas pernas. O problema dos pés inchados na gravidez é que essa condição pode ser dolorida para andar e problemática até para encontrar um sapato que fique confortável.

Esse inchaço é causado pela compressão de veias que levam a circulação sanguínea para pernas e pés. Ou seja, há um fluxo de sangue menor nesses membros.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja algumas dicas para evitar os pés inchados na gravidez.

Faça massagens próprias para gestantes

As massagens vão fazer a pressão e a distribuição dos líquidos acumulados (sangue e água) nos membros. A massagem em gestante para pés e pernas pode ser feita mais de uma vez por semana. Além disso,  é possível realizar o procedimento em clínicas especializadas ou em casa.

É importante não aplicar tanta pressão para não provocar ainda mais dor na futura mamãe. Também é necessário usar produtos indicados para massagens em gestantes.

Beba bastante água, ela ajuda a combater os pés inchados

A retenção de líquidos pode acontecer de qualquer forma, mas diminuir o consumo de água apenas piora o quadro. A água vai ajudar na nutrição do organismo como um todo, inclusive pode evitar problemas comuns, como a prisão de ventre gestacional.

Para ter o hábito de tomar pelo menos dois litros de água por dia, sempre ande com uma garrafa reutilizável junto a você.

Faça atividades físicas leves

O sedentarismo é responsável por muitos fatores negativos, entre eles o estresse, as dores no corpo e a retenção de líquidos nas pernas e pés. Os exercícios físicos vão ativar a circulação venosa e fortalecer os músculos, evitando novos inchaços.

Essas atividades físicas para gestantes podem ser caminhadas algumas vezes por semana, hidroginástica, pilates, yoga e outros exercícios que não exijam tanto esforço e nem desgastem a grávida. A prática também auxilia em casos de partos normais, facilitando o trabalho, já que haverá mais força e controle da pélvis.

Coma alimentos diuréticos

Em busca de eliminar os pés inchados na gravidez, muitas mulheres recorrem a chás e até a comprimidos feitos a partir de plantas. Esses métodos podem não ser saudáveis para o bebê e, dependendo da concentração, provocam enjoos na mãe. Por isso, alimentos com princípios diuréticos e ricos em água são a melhor opção.

Alguns alimentos excelentes com efeito diurético são: pepino, maçã, melão, melancia e abacaxi. Uma forma de incluí-los de forma natural é comer frutas e legumes em mais quantidade ao longo do dia. Você pode comê-los no café da manhã, na sobremesa, no lanche da tarde e na ceia.

Use apoio para pés ao sentar e deitar

No período em que estiver sentada ou deitada, a mulher precisa deixar os pés mais elevados para facilitar a troca e o fluxo de líquidos. Para mulheres que trabalham sentadas, é preciso um apoio de pés mais elevado, a fim de facilitar a circulação sanguínea.

Na hora de dormir ou de descansar deitada, é ideal colocar uma almofada nos pés, assim, o risco deles ficarem inchados no dia seguinte diminui. Pode parecer estranho no início, mas com o melhor conforto para o corpo, torna-se mais fácil usar o acessório.

Ter pés inchados na gravidez é um fenômeno natural e, mesmo após o parto, é comum que ele ocorra. Algumas mulheres nem sequer têm tanto inchaço durante a gravidez, o problema pode ocorrer após o nascimento do bebê. Por isso, seguir nossas dicas é uma prevenção, uma forma de amenizar esse incômodo tanto durante quanto após a gestação.

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