Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Saiba como fazer seu bebê dormir melhor

 546 Visitas  13 de abril de 2020  Edgar Faria
bebê dormir melhor

O nascimento de um bebê é cheio de alegrias, mas não podemos esquecer das dificuldades que também surgem. Uma delas é a privação de sono das mamães e papais. Afinal, o filho dorme durante muitas horas, mas não de forma contínua. Por isso, é comum a luta para fazer o bebê dormir melhor. 

Isso acontece porque o pequeno ainda está se acostumando com a vida fora do útero, um lugar em que ele era alimentado constantemente e não sentia frio, calor ou desconfortos como as cólicas

Portanto, é normal ele acordar a cada poucas horas e chorar, para que suas necessidades sejam atendidas. Contudo, os pais sofrem com essa nova rotina.

A boa notícia é que, com o crescimento da criança, o ritmo do sono se torna mais regulado. No entanto, existem algumas táticas para fazer com que os primeiros meses do bebê sejam mais tranquilos. Separamos as principais para te ajudar nesse desafio!

Confira:

Ter uma rotina é fundamental

Rotina pode ser algo chato para os adultos, mas os bebês e as crianças amam. Eles se sentem seguros ao saber o que irá acontecer em seguida. Isso não é diferente na hora de dormir e nem mesmo para os pequenininhos que acabaram de nascer.

Assim, é importante criar um “ritual” nas horas que antecedem o sono noturno. O recomendado é, logo no início da noite, já deixar a casa com menos barulho e com uma iluminação mais escura. Todos os dias, no mesmo horário, dê um banho no bebê e tenha um momento para o aconchego: apenas ficar com ele no colo, por exemplo.

Em seguida, o amamente, cante uma música e coloque-o no berço. Com o tempo, ele irá assimilar que toda essa rotina significa “hora de dormir”. Com isso, o organismo já irá se preparar para ter um soninho gostoso. 

O berço é o lugar de dormir à noite

É essencial que o bebê não confunda as sonecas durante o dia – que costumam ser mais rápidas – com o sono à noite, que precisa ser mais duradouro. Portanto, é legal reservar o berço como um lugar para dormir somente no período noturno. 

Como na tática de criar uma rotina, o bebê também irá entender quando é o momento de descansar por um tempo mais longo.

Então, para os cochilos durante o dia, deixe a criança no carrinho ou no bebê conforto. De preferência, em lugares que não são o quarto. Dessa forma, ela também irá se acostumar com os barulhos cotidianos da casa.

Massagens para o bebê dormir melhor
Massagens acalmam o bebê e ainda se tornam um momento amoroso entre mãe e filho

Aposte nas massagens

Cada vez mais, as mamães compartilham suas formas de fazer o bebê dormir melhor. Muitas aderiram às massagens, que possuem uma capacidade enorme de relaxar os pequenos. 

Você não precisa fazer cursos para aprender isso. Basta realizar movimentos leves na barriguinha, costas e pés. 

Para acrescentar, outro benefício: a massagem também será um momento de conexão e amor entre o bebê e a mamãe ou o papai.

Você já ouviu falar sobre a “mamada dos sonhos”?

Outra tática para tornar as noites do bebê mais tranquilas é a chamada “mamada dos sonhos”. Trata-se da amamentação realizada no final da noite e início da madrugada, geralmente às 23h.

Ela fará com que o bebê fique melhor alimentado durante um tempo maior e, assim, acorde menos no decorrer da noite.

Contudo, há um fator fundamental para essa dica: o pequeno não precisa estar completamente acordado para mamar. Faça com que ele fique apenas atento o suficiente para sugar o leite, mas ainda sonolento para pegar no sono com facilidade.

Um ambiente calmo é essencial para o bebê dormir melhor

A criança deve se acostumar com os sons que são os comuns na casa durante o dia. No entanto, à noite, o lugar deve ser calmo e tranquilo. 

Então, é importante evitar barulhos altos nesse período. Todo o ambiente precisa ficar mais aconchegante: com menos luzes e, caso a família goste, colocar uma música calma também é interessante.

Dessa maneira, o bebê reconhecerá a mudança no clima a irá associá-la com a proximidade do horário de dormir. 

Não se esqueça dos pijamas confortáveis

Roupas de bebê devem ser, antes tudo, confortáveis e seguras. Isso é ainda mais importante para os pijamas. A qualidade deles é fundamental para o bom sono do bebê, pois o pequeno não terá a atenção e o cuidado constante dos pais durante o período da madrugada. 

Portanto, escolha pijamas com tecidos confortáveis, como o algodão, e sem detalhes que possam machucar a pele. As peças da Carter’s, por exemplo, possuem o sistema de abertura com zíper ou botões que se estendem do queixo ao tornozelo. Assim, se torna muito mais prático vestir o bebê e também trocar as fraldas.

Além disso, os fechamentos do zíper dos pijamas da marca possuem uma trava de segurança, que protege a pele do pequeno. As mamães ainda podem optar pelos modelos com ou sem pezinho. 

Bebê dormir melhor com pijamas Carter's
Os pijamas da Carter’s possuem medidas de segurança para não machucar o bebê
Você encontra essas roupinhas no site da Kid’s Brasil

Nada de esperar o bebê parar de chorar sozinho 

Bebês choram muito. Isso não significa que são “mimados” ou que querem “chamar atenção”. Como já mencionado, eles estão no processo de aprender a viver fora do útero. 

Pode ser assustador para eles ficarem muito tempo sem o contato com a mãe ou o pai. Portanto, nunca se deve deixar o bebê chorar sozinho, principalmente à noite. 

Mesmo que seja cansativo, sempre acolha o seu filho quando ele chorar. Troque a fralda, amamente e mostre que, sempre que ele se sentir inseguro, você estará lá. Lembre-se: essa fase irá passar. 

E todo esse amor não irá causar nenhum mal!

O bebê dormir melhor com a participação do pai
O pai também deve participar da rotina de sono do bebê

Fazer o bebê dormir melhor é tarefa do pai também 

Sim, os primeiros meses do bebê são difíceis. Porém, a mãe não precisa lidar com as dificuldades sozinhas. Mesmo quando a tarefa é acordar à noite, o pai também deve contribuir. 

Claro, não há como dividir a função de amamentar, mas as trocas de fralda e as tentativas de fazer o bebê pegar no sono precisam ser divididas.

Com isso, a mãe não ficará esgotada e o bebê também irá criar um vínculo com o pai, tornando tudo mais tranquilo e agradável. 

Restou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários.

Também compartilhe com a gente as suas táticas para o seu bebê dormir melhor. Vamos todas aprender juntas!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF