Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Como limpar o nariz do recém-nascido: conheça 4 cuidados diários

 15.601 Visitas  15 de junho de 2018  Rock Content
Mãe segurando e observando os pés do bebê

Depois do nascimento de um filho, tudo muda na rotina dos pais, e é normal que eles fiquem preocupados e cheios de dúvidas sobre como realizar algumas tarefas rotineiras, como limpar o nariz do recém-nascido.

Para saber como higienizar o nariz e conhecer outros 4 cuidados diários fundamentais, continue lendo este post e sinta-se mais segura para tomar conta do seu filhote nos seus primeiros dias de vida! Vamos lá?

Saiba como limpar o nariz do recém-nascido

Eliminar o acúmulo de impurezas e secreções da narina do bebê é crucial para evitar resfriados e a proliferação de bactérias ou agentes infecciosos, especialmente em épocas de tempo seco e fresco, como no outono e no inverno.

Por isso, é importante aprender como limpar o nariz do recém-nascido e colocar esse conhecimento em prática diariamente, desde seu primeiro dia de vida. Para acertar, confira o passo a passo:

Confira outros 4 cuidados essenciais

Um bebê é considerado recém-nascido em seus primeiros 28 dias de vida. Para garantir que ele fique saudável e feliz nesse período, conheça os fatores importantes que marcam essa fase e como tirá-los de letra!

1. Cuide do umbigo

O fragmento do cordão umbilical tende a cair até o 15º dia de vida. Por mais que muitos pais tremam de medo dessa hora, fique tranquila: o bebê não sofre com isso, pois essa parte não tem terminações nervosas, é apenas um pedaço de pele que veio da mãe.

Enquanto ele não cai, você precisa limpar muito bem a região. A cada troca de fraldas, passe álcool 70% na base do umbigo e na pele próxima. No momento em que ele se desprender, pode sair um pouco de sangue, mas não precisa se assustar, isso é completamente normal.

2. Aprenda a lidar com gases

Recém-nascidos, geralmente, têm gases e isso não é motivo para preocupação. Acontece que, enquanto uns bebês lidam com isso sem problemas, outros podem passar por um pouco de dificuldade na hora de liberar as flatulências, experimentando algum desconforto. Veja como você pode ajudá-lo:

3. Dê banhos de sol

O famoso banho de sol é essencial para ativar a vitamina D, fornecida pelo leite materno, no corpo do seu bebê. Ele deve ser breve, cerca de 15 minutos por dia, e feito fora das horas de pico de radiação ultravioleta.

Antes de começar, converse com seu pediatra que explicará em detalhes como fazer e dar o aval para o sol.

4. Limpe também a orelha e os olhos

Além de saber como limpar o nariz do recém-nascido, a parte externa da orelha e os olhos também merecem sua atenção.

Durante o banho, lave suavemente os olhos com água e algodão. Depois, use a toalha ou um cotonete para higienizar suavemente a delicada região da orelha e aproveitar para deixá-la bem seca.

Os primeiros dias de vida do seu bebê são marcados por acontecimentos e evoluções. Enquanto ele aprende a viver do lado de fora da barriga, você precisa dar atenção a cuidados importantes, como limpar o nariz do recém-nascido. Assim, ele vai se desenvolver com muita força e saúde!

Gostou do post? Aproveite para conferir também 8 dicas para seu bebê dormir bem!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto