Quando chega um novo membro na família, a ansiedade para conhecê-lo é grande! Então é comum que…
Como pegar bebê recém-nascido no colo? 5 cuidados iniciais

Pais e mães de primeira viagem podem ter receio em segurar um recém-nascido, devido a fragilidade dos bebês nos primeiros meses de vida. De fato, segurá-lo de maneira errada pode acarretar lesões no futuro e até mesmo atrapalhar o desenvolvimento do pequeno.
Até o terceiro mês de vida, o bebê não consegue segurar a cabeça, por isso alguns movimentos são essenciais para assegurar a saúde do recém-nascido. Você não sabe como pegar um bebê recém-nascido no colo? Separamos cinco dicas e as melhores posições!
1. Pegando o bebê deitado
A posição mais comum de segurar o bebê é com ele deitado. Os pais podem estar sentados ou em pé, mas a posição continua a mesma. A orientação é tomar muito cuidado com a cabeça e pescoço do bebê.

Se necessário, utilize as duas mãos para dar apoio a cabeça e ao pescoço do bebê.
Posicione o recém-nascido em cima do braço — escolha aquele mais firme e confortável —, em seguida coloque a cabecinha do bebê na dobra do braço, de forma que o antebraço percorra por todo corpinho dele.
A outra mão estará livre para amamentar e fazer outras atividades, mas se você não sente segurança ao segurar o bebê com um braço só, use o outro para dar mais firmeza.
2. Segurando o bebê em pé
A posição do bebê em pé é comum para ajudá-lo a arrotar após a amamentação. Para tal, é necessário dar todo suporte para a coluna, pescoço e cabeça do recém-nascido, já que nos primeiros meses de vida ele não tem firmeza nesta região.

Segure a cabeça do bebê quando ele estiver encostado no seu peito ou ombro.
Pegue o bebê colocando uma das mãos na nuca e a outra embaixo do bumbum, em seguida encoste-o no peito, sem deixar de dar esse suporte na região da cabeça para que não tombe para trás ou para os lados.
3. Para amamentar
A melhor posição para dar a mama é a transversal. Sente-se em uma poltrona confortável ou encoste na cabeceira da cama com a coluna reta e os braços apoiados em travesseiros. Em seguida, peça para alguém ajudar a colocá-lo deitado em seus braços.
Segure o bebê com o braço oposto da mama que você irá oferecer, apoie a cabecinha dele com uma das mãos aberta e, com a outra, apoie seu peito por baixo. Não há necessidade de arquear as costas ou inclinar-se para frente para ele pegar o peito.
Outra forma de segurar para amamentar é com o braço que está do mesmo lado da mama. Verifique se a cabeça está alinhada com o corpinho e para ficar mais confortável, coloque um travesseiro de apoio entre o braço e as pernas.
4. Dando banho
Pais de primeira viagem podem sentir muito medo ao dar os primeiros banhos. Se esse é o seu caso, não se desespere! Existe uma posição correta e confortável para ambos.
Na hora do banho, use o braço para dar suporte para as costas e o pescoço do bebê.
Com o bebê deitadinho, passe um dos braços por trás dando suporte para as costas e o pescoço. Com o outro braço, segure o bumbum, vá colocando-o devagar na banheira e, quando o bebê estiver confortável e seguro, tire a mão que estava no bumbum para passar o sabonete.
5. De bruços
Quando o bebê está com cólica, é recomendado segurá-lo de bruços, com a barriguinha apoiada nos seus braços. Desse modo, o recém-nascido sente o abdome aquecido e confortável com o contato humano, amenizando o desconforto da dor.
Apreensão e ansiedade são os sentimentos de pais de primeira viagem, no entanto, seguindo as dicas de como pegar o bebê recém-nascido no colo, em poucos dias de prática, os desafios da maternidade serão tirados de letra!
Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Kid’s Brasil para receber artigos sobre o universo infantil. É só preencher o formulário abaixo!