O bebê começou a engatinhar? Veja 3 dicas para protegê-lo! Assim que o bebê começa…
Dicas para quando o bebê começa a engatinhar

Quando os pequenos começam a levantar a cabecinha e tentar gestos mais firmes com os braços, você sente que estão fazendo progresso. O engatinhar é um processo importante no desenvolvimento do bebê por uma série de motivos que abordaremos para te ajudar no momento em que o bebê começa a engatinhar.
Como incentivar e começar
Para quem vive se perguntando quando o bebê começa a engatinhar: não existe uma idade exata. Entre os 7 e 10 meses os bebês geralmente já desenvolveram uma firmeza maior nos membros e já se sentem muito mais estimulados fisicamente.
Mas a verdade é que pode ser que seu bebê não chegue a engatinhar de vez e acabe passando mais rápido por esta fase, ou engatinhando de formas menos comuns, como se arrastando com a barriga no chão ou andando com o bumbum, e não há nada de necessariamente errado nisso. Ele passa por processos, e cada bebê tem seu tempo.
Você pode tomar algumas providência para estimulá-lo, como:
- Praticar diariamente o tummy time, colocando seu bebê por alguns minutos ao dia no chão com a barriga virada para baixo. Assim ele vai ser incentivado a se levantar, mobilizando a musculatura dos braços.
- Levantar o bebê pelas mãos, carinhosamente, enquanto pratica algo mais lúdico, como cantar ou conversar com ele, incentivá-lo a se mover ajuda na contração abdominal da criança.
- Deixe-o passar um tempo no chão. O importante é que o ambiente esteja seguro e supervisionado; sem nada que possa machucá-lo, nada contaminado, mantendo as tomadas tampadas, qualquer coisa engolível longe do alcance.
Como bom explorador que cada bebê é, eles irão tentar algumas poses aos poucos; primeiro rastejando, depois tentando se levantar pelos braços, indo da frente para trás sem sair do lugar.
- Quando estiver começando a firmar os movimentos mas faltar força para avançar, você pode fazer um suporte com as mãos nas solas dos pés do bebê, assim ele consegue um arranque maior e aprende como sair do lugar.
- Mantenha um espelho perto dele. Bebês ficam impressionados com o próprio reflexo e sentem a curiosidade de ir tocar o neném que veem no espelho. Você também pode distribuir seus brinquedos favoritos pelo cômodo e ir movendo eles para mais distante conforme o bebê avança sobre eles.
- Falando em atividades lúdicas, o que acha de engatinhar um pouco junto do bebê? Ora, os bebês veêm, os bebês fazem.
É claro que num nível tão pouco autônomo o bebê não vai conseguir lhe acompanhar, mas ele estará sempre observando os pais engatinhando, e certamente isso vai estimulá-lo, além de divertir e criar um elo ainda mais entre os pais e o filho.
Como manter o bebê seguro quando começar a engatinhar?
A segurança do bebê é sempre uma das maiores preocupações dos pais, e nada mais justo.
A dependência e incipiência do bebê podem colocá-lo em riscos que ele sequer entende, por isso, mais importante do que qualquer outra coisa: é fundamental a supervisão de ao menos um dos pais no momento destas atividades.
Se você está preocupado com a dureza do chão, podemos afirmar que ela ainda é mais adequada do que a superfície mole do sofá ou da cama.
Primeiro porque o bebê precisa lidar com a superfície do chão o quanto antes, ele precisa criar memória muscular daquela densidade, pois isso muda a quantidade de força que ele utiliza, e no sofá, além da irregularidade da superfície e de ficar mais difícil se mover, as chances de queda são muito maiores.
Deixe o bebê no chão o quanto puder. E o estimule enquanto está lá, converse com ele para que fique movendo sua cabeça, que busque ir em sua direção.
Para evitar assaduras, aposte em roupas mais flexíveis, que facilitem sua movimentação, menos apertadas nas juntas, o que também ajuda a evitar a sensibilização e assaduras nas juntas.
Evite pôr joelheiras, que podem atrapalhar e causar problemas na forma como o bebê tensiona os joelhos e até atrapalhar seu fluxo sanguíneo. Ao invés disso, aposte em calças e bodies e macacões com reforço nos joelhos.
Quando o bebê começa a caminhar e ainda está na fase mais inicial, em que fica muito tempo parado no mesmo lugar, invista em um tapete para bebê engatinhar, em EVA ou outro material atóxico e firme, assim ele não causa tanta tensão nos joelhos e nas mãos.
Outras dicas
Aproveite essa fase. Mesmo. Quando perceber, seu bebê já estará fazendo força para ficar sobre os dois pés. A fase de engatinhar ajuda a desenvolver rápido a força e memória muscular e também a coordenação motora fina, e tudo isso vai ser muito importante nas próximas fases do bebê.
Mas não se desespere se o bebê demorar mais ou mesmo acabar não engatinhando adequadamente.Você pode estimulá-lo de outras formas, também.
Brinque muito com seu pequeno, engatinhem juntos, esteja sempre por perto para oferecer todo o suporte necessário e certamente vai ter muitas gargalhadas e alegrias vendo o monte de poses e de trejeitos que os pequenos fazem.
Se você curtiu nosso material, o blog da Kid’s Brasil tem uma série de publicações voltadas para o mundo das mamães e dos bebês que você também vai adorar!
E em nossa loja você ainda encontra todos os itens mencionados neste artigo e muito mais, com as melhores condições e marcas!