Faça parte do nosso programa de fidelidade!

3 super dicas sobre o sono do recém nascido!

 1.585 Visitas  29 de novembro de 2017  Rock Content
Bebê com sono e bocejando

3 super dicas sobre o sono do recém nascido!

Algumas mamães sortudas têm bebês que dormem 18 horas por dia, outras têm bebês que não passam das 12 horas de sono por dia. Além das diferenças individuais de cada criança, o sono do recém nascido nada mais é que uma necessidade básica de todo ser humano.

Recém nascido dormindo

Por que o bebê acorda com tanta frequência?

Ao contrário dos adultos e das crianças mais velhas, o sono do recém nascido nos primeiros meses de vida é composto principalmente de fases REM, caracterizadas por atividade mental e motora persistente. Para que você possa entender, esse é o estágio do sono em que os sonhos ocorrem. Nesse estágio do sono é possível ver o movimento dos olhos sob as pálpebras; daí vem o nome REM (Rapid Eyes Moviment). Portanto, durante esse estágio do sono, a criança acaba tendo pequenos sustos, faz movimentos bruscos e muda a expressão do rostinho. Na prática, ele tem um sonho menos profundo e relaxado. Mas fique calmo, pois isso muda depois que o bebê completar três meses.

Por que alguns bebês “trocam o dia à noite?”

O corpo do bebê ainda não produz melatonina, o hormônio que regula o ritmo circadiano, que é responsável no nosso organismo pela alternância do dia e da noite ao longo das 24 horas. Os momentos de sono e de vigília são quase uma reprodução do que fez o neném no útero. Lá ele não podia perceber com clareza a diferença entre claro e escuro. A criança começa a perceber a diferença de dia e noite entre três e seis meses. As horas de sono do recém nascido geralmente são reduzidas nessa fase e com o tempo passam a ser divididas em um sono de maior duração à noite e várias sonecas durante o dia.

É importante para os pais ajudarem o bebê a perceber as diferenças entre o dia e a noite. Durante o dia mantenha janelas e cortinas abertas e estimule mais o bebê enquanto ele estiver acordado. A noite deixe apenas uma luz fraca (como a de um abajur por exemplo), fale em  um tom de voz mais baixo e deixe o bebê relaxado. Essas dicas ajudam seu filho a entender que de noite é a hora do sono mais prolongado, o que tornará mais fácil o voltar a dormir caso ele acorde.

Devo trocar a fralda no meio da noite?

Não existe uma regra. Enquanto você troca a fralda, o bebê provavelmente irá acordar. Caso a fralda esteja vazando ou esteja suja de cocô, você terá que trocá-la. Faça a troca da fralda com movimentos leves e mexendo o mínimo possível no bebê. O indicado é que antes de dormir, você coloque uma fralda com maior poder de absorção para que você não precise trocá-la durante a noite.

Alguns bebês possuem a pele mais sensível. Neste caso, o contato da urina com a pele há o risco de que o bebê acabe tendo assaduras. Nesses casos você também terá que fazer a troca da fralda durante a noite.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF