Dor de ouvido em bebê: como aliviar

A dor de ouvido em bebê e a dor de ouvido em crianças normalmente são causadas por uma inflamação ou infecção no ouvido conhecida como otite, sendo uma situação relativamente comum.
Geralmente, esta dor pode ser ocasionada pela entrada de água no ouvido, causando uma inflamação ou infecção, ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos dentro do ouvido do bebê ou da criança, principalmente proveniente das secreções típicas de gripes e resfriados.
Pesquisas médicas mostram que de cada dez crianças sete sofrem pelo menos uma vez com a infecção por otite, que pode atingir a parte externa ou média da orelha. Além disso, o problema nem sempre é identificado rapidamente e, se não cuidado de forma correta, pode se tornar recorrente. Assim, é muito importante saber como aliviar a dor de ouvido em bebê e a dor de ouvido em crianças.
Como identificar a dor de ouvido em bebê?
Normalmente, é muito difícil saber se a criança ou o bebê está resfriado ou com otite, pois ambas apresentam febre, além de desencadearam muita irritabilidade ou dor ao engolir.
Além disso, outro sinal é quando eles mexem na orelha e ficam inquietos demais, diferentes do seu estado normal. Assim, é importante que os pais saibam como aliviar a dor de ouvido em bebê e a dor de ouvido em crianças.
O bebê com dor de ouvido dá alguns sinais para os pais. Ele pode começar a chorar ou empurrar o peito da mãe depois do início de cada mamada pelo fato de doer para mamar e engolir. Assim, se isso acontecer é importante leva-lo ao médico.
Outro sinal que o bebê está com dor de ouvido é o aparecimento da infecção com cheiro ruim ou secreção no ouvido, além de sintomas, como irritabilidade, choro, falta de apetite, dificuldade para mamar, quando ele coloca a mãozinha na orelha muitas vezes, dificuldade em repousar a cabeça do lado da infecção e balançar a cabeça para os lados muitas vezes.
Como tratar ou aliviar a dor de ouvido em bebê e crianças?
No caso dos bebês que são mais frágeis, os médicos geralmente receitam antibióticos quando há infecção bacteriana. A localização da infecção pode fazer com que ela se transforme em outros quadros, como meningite. É por isso que os pediatras preferem adotar a máxima atenção e, com isso, acabam receitando medicamentos para o tratamento.
Já no caso de crianças, existem diversos estudos mostrando que é possível esperar alguns dias antes de administrar o antibiótico. Isso acontece porque com o tempo pode ser que a infecção desapareça sozinha. Entretanto, se as infecções forem muito recorrentes, é necessário procurar por um médico especialista. Ele fará uma avaliação das funções auditivas da criança e dará um diagnóstico preciso.

Leve seu filho ao médico para um diagnóstico preciso da dor de ouvido em bebê
Tratamento para dor de ouvido em bebê
Os pais normalmente sempre estão em busca de informações sobre como aliviar a dor de ouvindo em bebê e a dor de ouvido em crianças. Assim, é importante que eles saibam que o tratamento para a dor de ouvido pode ser feito por meio da ingestão de remédios analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios. Antibióticos só devem ser usados quando a infecção é causada por bactérias.
Dicas para aliviar a dor de ouvido em bebês
O que comer?
Quando ocorre a dor de ouvido em bebê ou a dor de ouvido em criança é extremamente importante que uma boa alimentação seja parte do tratamento. Ela deve ser composta de muitos líquidos e comidas pastosas. Alguns exemplos são sopas, purês, iogurtes e frutas amassadas.
Normalmente, este cuidado é importante, pois muitas vezes a dor de ouvido está relacionada com a dor de garganta. Nesses casos, o bebê ou a criança pode acabar sentindo dores ao engolir os alimentos. Assim, quanto menos irritação houver na garganta, melhor ele irá se alimentar e mais rápido se recuperar.
Medicação
Um das soluções caseiras para dor de ouvido em bebê é usar uma fralda aquecida com o ferro de passar roupa e colocada perto do ouvido do bebê. Isso pode aliviar momentaneamente a dor.
Porém, a única forma de se certificar da dor de ouvido em bebê é a consulta com um médico especialista, que realizará o diagnóstico adequado para que não ocorram maiores riscos e complicações.
A dor de ouvido em bebês é uma situação comum e fácil de tratar. Ao perceber os sinais de que algo não vai bem com seu filho, procure um pediatra para um diagnóstico e tratamento precisos.
Receba conteúdos por e-mail sobre saúde do bebê. Preencha o formulário para assinar nossa newsletter!
Veja como manter a segurança do bebê e deixe seu pequeno ainda mais protegido e cuidado.