Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Melasma na gravidez: saiba o que é, como prevenir e como tratar!

 721 Visitas  16 de dezembro de 2020  Kids Brasil
Mulher grávida passando creme em sua barriga que já está bem grande

O melasma é uma condição da pele cuja incidência aumenta durante a gestação, e por isso costuma ser temido pelas gentantes e mamães de primeira viagem. Você sabe exatamente o que provoca a disfunção? Sabe como amenizar a aparência das manchas?

No post de hoje, vamos responder às dúvidas sobre melasma mais frequentes da comunidade de mamães Kid’s Brasil. Vem com a gente e descubra que o melasma não precisa ser um bicho de sete cabeças!

O que é melasma?

Melasma é o nome genérico que se dá ao surgimento de manchas escuras na pele sem razão aparente. São mais comuns no rosto, ao redor das bochechas, na testa e ao redor da boca, mas podem aparecer nos braços, no colo e em outros locais de exposição frequente ao sol. Essas manchas também são conhecidas por serem prevalentes em mulheres, mas podem aparecer nos homens.

Quando um melasma surge durante a gestação – o que é bastante comum – é chamado de cloásma gravídico, e possui as mesmas características apresentadas nos demais casos: acúmulo de melanina unilateral ou simétrico na face ou em outros locais do corpo, de coloração amarronzada ou avermelhada, nas camadas superficiais ou medianas da pele.

Porque o melasma aparece? Quais são suas causas?

Essa resposta, infelizmente, não é das mais simples. Ainda não se sabe ao certo qual é o fator desencadeador do melasma, esse acúmulo anormal e aparentemente aleatório de melanina. O que sabemos é que há indivíduos com predisposição genética à condição – estes devem apresentar manchas em algum ponto da vida.

É por isso que o aparecimento do melasma é tão comum na gravidez. Notamos uma clara conexão entre os níveis hormonais e o aparecimento de manchas, e sabemos que a gestação é um dos fenômenos que mais desregulam o sistema endócrino. Nessa fase, quem já possui os genes predispostos ao melasma, muito provavelmente notará seus sintomas.

Além do fator genético, a incidência de radiação solar pode agravar o problema. Vale lembrar que as manchas são mais comuns nos locais que ficam expostos à luz do sol com mais frequência, como o colo, os braços e, principalmente, o rosto. A exposição prolongada e desprotegida ao sol pode, com certeza, motivar o aparecimento de melasmas gestacionais ou piorar aqueles que você já possuía.

Como prevenir os melasmas durante gravidez?

E aqui vai mais uma resposta inconclusiva. Por ser uma condição de motivação genética que pode ser desencadeada pelo desbalanceamento hormonal da gravidez, não há receita certa para sua prevenção.

Mesmo assim, é sempre recomendável que a gestante adicione todos os cuidados possíveis contra o sol. Use FPS constantemente, e opte por protetores solares seguros para a gravidez – aliás, este é um assunto que já ganhou um post exclusivo no nosso blog, vale a pena conferir: escolhendo o melhor protetor solar para gestantes.

Mulher grávida em pé perto de piscina, vestindo biquíni azul, com a mão na barriga

Fugir do sol nos horários de pico e proteger a pele com roupas e chapéus também pode ajudar. Todo cuidado é pouco.

O melasma desaparece sozinho?

Há quem acredite que os melasmas desaparecem sozinhos após a estabilização hormonal. Infelizmente, as manchas são permanentes, e quase nunca desaparecem sem tratamento. Outro ponto a se observar é que o tratamento deve ser contínuo, posto que a condição é crônica.

Como posso tratar o melasma?

Hoje, não há um tratamento único e definitivo contra o melasma, mas diversos componentes e procedimentos estéticos têm mostrado efeitos bastante animadores na diminuição da aparência das manchas.

Os tratamentos mais frequentes são os ácidos, como o ácido kójico, salicílico, azelaico e glicólico. Outros ativos, como os corticóides tópicos em creme, a hidroquinona e os retinóides, também são muito receitados.

Atenção: a grande maioria dos tratamentos é abrasiva, e não pode ser aplicada sem o acompanhamento de um médico dermatologista. Nunca aplique ácidos sem supervisão médica – o uso inadequado pode causar queimaduras graves e deixar cicatrizes permanentes.

Médica conversando com mulher grávida, ambas sentadas em um sofá

Consulte seu médico dermatologista assim que notar os primeiros sinais da condição. Se você é tentante e está preocupada com o aparecimento de melasmas durante os meses da gravidez, faça sua consulta antes do início da gestação. Quanto mais precoce for o tratamento, maiores são as chances de melhora.

Vivendo com melasma: como lidar?

A gravidez é um momento muito delicado, repleto de mudanças em todos os âmbitos da vida. Ao mesmo tempo em que as gestantes são cobradas quanto ao bem estar do bebê e da família, seguem sofrendo pressões estéticas que afetam todas as mulheres na sociedade. Isso, com certeza, não é nada justo.

A preocupação com manchas, acne, estrias, celulite e peso é muito compreensível – afinal, vivemos todas em um sistema que padroniza os corpos femininos. Mesmo assim, este não deve ser o grande foco desses meses tão desafiadores e, por que não, tão incríveis.

Viva cada momento da sua gestação de maneira integral. Se os melasmas e as marcas na pele surgirem, faça os tratamentos disponíveis quando possível, e apenas se este for um problema que realmente te incomoda. Não deixe que as pressões externas sobre o seu corpo interfiram nesse fenômeno único que é a maternidade.

Mulher grávida sentada em gramado segurando frasco de creme para o corpo

Reunimos alguns fatos e dicas preciosos para te mostrar que é possível, sim, viver feliz e linda, mesmo com melasmas! Olha só:

E aí, gostou do post? Conseguiu tirar suas dúvidas? Então deixe nos comentários os próximos tópicos que você gostaria de ver abordados por aqui.

Nosso blog é um espaço dedicado ao universo infantil e da maternagem, com artigos preciosos para o seu dia a dia com o bebê. Compartilhe com quem você ama e fique por dentro das novidades da marca em nosso Instagram.

Até a próxima!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF