Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Música na Educação Infantil: como contribui para o aprendizado

 2.184 Visitas  1 de setembro de 2017  Rock Content
Criança tocando piano

A importância da música na educação infantil vem ganhando espaço, tanto que já se tornou uma disciplina obrigatória a ser trabalhada no currículo escolar. Mas qual o motivo da musicalização na educação infantil, quais os benefícios que está pratica pode apresentar para o desenvolvimento.

Pesquisas tem comprovado, que a música é capaz de estimular áreas cerebrais, que outras linguagens não atingem. Além de desenvolver, a percepção de ritmo e sons variados e no amadurecimento das vias aditivas.

O cientista, das universidades americanas, tem apontado para o fato de que a música é um excelente recurso para trabalhar a neuroplasticidade cerebral, isto é, acelerar e modificar as conexões cerebrais.

A importância da música na educação infantil deixou de ser apenas lúdica e passou a ser em benefício da saúde e do desenvolvimento.

 

A educação musical infantil e suas contribuições para o desenvolvimento

A infância é a época mais importante na vida das crianças, é justamente durante o desenvolvimento infantil que a maior parte da formação da criança é desenvolvida, por isso a necessidade de sempre investir nesse período.

 

Benefícios dos projetos de música na educação infantil

 Conforme os obstetras, recentes pesquisas demonstram que os estímulos musicais podem influir na personalidade do feto. Sendo de extrema importância, que as futuras mamães reservem um pedacinho do dia para relaxar com uma música calma.

A vantagens da utilização da música, na educação infantil, também são evidenciadas pelos especialistas da área educacional, através de estudos baseados nas pesquisas cognitivas.

Cada criança apresenta uma forma de aprendizado, desta maneira é muito importante que os país entendam a importância de saber as melhores formas de se educar e transmitir conhecimento da forma que a criança tenha mais facilidade na hora de aprender os conteúdos ensinados. Uma ótima forma de ensinar e ao mesmo tempo manter a ludicidade que as crianças tanto gostam é por meio do ensino com a música.

 

Quais são os benefícios da musicalização na educação infantil?

 

Projetos de musicalização na educação infantil

A musicalização na educação infantil propõe atividades diversificadas com instrumentos variados. Uma das atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos da educação infantil é a produção de instrumentos musicais através de sucatas.

A parte criativa das crianças precisa sempre ser muito bem trabalhada, para garantir que todos os lados do cérebro sejam desenvolvidos. Os instrumentos musicais podem variar:

Esses instrumentos podem ser confeccionados, afim de montar a banda da turma ou até mesmo para uma apresentação pública.

 

Sugestões de atividades de música para a educação infantil

A música pode ser trabalhada de várias formas, na fase inicial do desenvolvimento infantil:

 

A diversidade de atividades que se pode realizar com a música, faz com que os professores consigam trabalhar itens curriculares utilizando uma prática lúdica e divertida.

O objetivo da música na educação infantil é o desenvolvimento integral do ser humano. Utilize a música na sua rotina de sala de aula e explore todas as vantagens desta prática milenar.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF