Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Primeiro dia na escola? Confira 10 dicas de como lidar

 1.529 Visitas  13 de junho de 2019  Edgar Faria
criança em seu primeiro dia na escola escrevendo em um papel

O primeiro dia na escola é sempre um desafio, tanto para os pais quanto para os filhos.

Isso porque, em muitos dos casos, esta será a primeira vez em que a criança ficará por horas longe da família e cercada de pessoas desconhecidas.

Mesmo que os novos contatos sejam com professoras de confiança e outros pequenos que posteriormente se tornarão coleguinhas inseparáveis, este momento inicial traz diversas dúvidas e inseguranças.

A fase de adaptação provoca uma grande mudança na rotina da criança, que muitas vezes é recebida com choros e ‘dengos’ para lá de tentadores pedindo à mamãe para deixá-la ficar em casa, e com certeza você sabe do que estamos falando, não é mesmo?

As crianças sofrem e os pais também, mas saiba que isso é normal e é possível superar toda situação de forma mais leve, tornando a hora de ir para escolinha em uma ocasião divertida.

Por mais difícil que seja não ceder ao pedido do seu filho para que você fique com ele no colégio, ou ainda para que o leve de volta para casa, lembre-se que o primeiro dia de aula é inevitável.

Portanto, prepare-se com antecedência para lidar da melhor maneira possível com as reações imprevisíveis do pequeno, que podem ser tanto negativas quanto positivas.

Pensando em facilitar a adaptação de toda a família na vida escolar, a Kids Brasil selecionou 10 dicas especiais que vão ajudar você e o seu pequeno a enfrentarem o primeiro dia na escola sem medos. Confira!

10 dicas para facilitar o primeiro dia da criança na escola

mão de uma criança brincando de blocos coloridos de montar em seu primeiro dia na escola

O primeiro dia na escola é um dia especial e memorável para os papais e para os filhos.

É essencial tomar alguns cuidados antes de escolher a escolinha do seu filho, seja ela uma creche, seja a pré-escola.

Embora algumas precauções sejam básicas para todas as faixa etárias, é importante ficar de olho nas necessidades da criança de acordo com sua idade, tornando assim os impactos da nova rotina menos doloridos e a adaptação mais rápida.

Por isso, aqui vão 10 conselhos e dicas práticas que te deixarão mais segura enquanto o seu filho estiver aos cuidados da escola.

1. Visite a escola com a criança

É certo que você precisará conhecer algumas escolinhas antes de decidir em qual o seu filho será matriculado, para que possa, então, avaliar a estrutura, os métodos de ensino e o acolhimento dos professores e equipe em geral.

duas crianças brincando de empurrar um andador em cima de um tatame laranja com vários brinquedos ao lado

Portanto, que tal aproveitar as visitas e levar o pequeno para conhecê-las? Quem sabe ele opine sobre o local e te ajude na escolha, não é mesmo?

Ao analisar o ambiente previamente, o aluno tende a estar mais à vontade e se sentirá mais seguro quando os estudos começarem, especialmente se já tiver tido um contato inicial com sua nova professora.

2. Converse com a professora

Assim que souber quem é a professora responsável pela turma, apresente-se e converse com ela, tirando assim as suas dúvidas, deixando avisos específicos sobre o seu filho, como possíveis alergias e medicações, por exemplo, conheça o plano de aulas e, se possível, aproveite para anotar algum meio de contato por telefone ou e-mail.

Essa conversa será decisiva para tirar qualquer medo a respeito do tratamento que a criança receberá no primeiro dia na escola, e, principalmente, ao longo do período letivo.

Uma professora simpática e acessível facilita a adaptação, torna os dias menos cansativos e transmite mais confiança para os pais na hora de deixar os seus pequenos fora de casa.

3. Fale da escola para o seu filho

Agora que você já decidiu qual a melhor escolinha, conte sobre ela para o mais novo estudante da turma.

Menina vendo as figuras de um livro em uma sala em seu primeiro dia na escola

Conversar com o seu filho sobre o primeiro dia na escola é uma ótima estratégia para ele não estranhar o local.

Lembre-se que para a criança tudo será novidade, e, por isso, é normal ter certo estranhamento, mas essa insegurança pode ser amenizada se o pequeno já tiver escutado sobre o lugar e imaginado a sua nova rotina.

Fale sobre os horários de lanche e brincadeiras, sobre a professora, sobre as atividades e sobre os coleguinhas de classe.

Explique ao seu filhote que mesmo a mamãe não estando presente no local, no fim da aula sempre terá alguém o esperando.

Ajude ainda a criar um sentimento de empolgação, pois isso diminui o medo e a timidez dos primeiros dias.

4. Use expressões positivas sobre a escola

Fale coisas boas sobre o colégio ou a creche. Você pode contar como é o pátio para brincar ou as atividades de colorir.

A criança possivelmente começará a gostar do ambiente escolar e da professora mesmo antes do primeiro dia na escola, e quem sabe, nem mesmo irá chorar quando chegar o momento.

Afinal, ao criar afeto por um local ela estará sentindo-se segura e protegida como se estivesse em casa.

Não cause medo utilizando expressões negativas, como por exemplo:“você vai ficar sozinho(a) na escolinha”.

Prefira dizer que lá ele(a) terá a companhia de outros colegas da mesma idade e a professora ajudará sempre que necessário.

O seu papel é sempre de tranquilizar ao invés de causar qualquer receio ou indisposição, ok?

5. Seja flexível na primeira semana

É bem provável que no primeiro dia na escola a criança fique triste, peça para ir embora, não queira interagir com os colegas e nem realizar as atividades propostas.

criança brincando em seu primeiro dia na escola de empurrar e empilhar algumas almofadas coloridas

Ter que buscar o seu filho antes do horário não é um problema e não significa que ele não irá se adaptar, o importante é levá-lo todos os dias e deixá-lo ao menos duas horas no local.

Brinquedinhos, chupeta e até mesmo uma fraldinha de dormir podem deixar o pequeno mais tranquilo, portanto não seja tão rígida e permita algum destes itens no início.

6. Não tente enganar a criança

Ficar com a criança na sala e sair às escondidas não é uma boa ideia, pois quando sua falta for sentida, o desespero será certo.

Além do mais, no dia seguinte, o pequeno estará com medo de ser deixado sozinho novamente e sempre reclamará na hora de se arrumar para a aula.

Seja honesta e avise que vai embora, mas deixe o seu filhote entretido com alguma atividade ou interagindo com os coleguinhas de turma.

Mesmo que ainda haja choro ao te ver sair, será mais fácil para a professora consolá-lo e colocá-lo de volta na recreação da sala de aula.

7. Escute o que o seu filho falar

menina loira em seu primeiro dia na escola prestando atenção na conversa de outras meninas

Escute seu filho, instiga a conversar sobre o seu primeiro dia na escola.

Escute seu filho, instiga a conversar sobre o seu primeiro dia na escola.

Se mesmo após os primeiros dias na escola a criança continuar com muita aversão à aula e à turma, converse com ela e pergunte o que tem incomodado.

Preste atenção em tudo o que o seu filho disser, pois isso é importante para a segurança e o bem-estar dele. Se notar algo estranho, procure imediatamente a professora ou a coordenação escolar.

Se não houver nada realmente sério nos relatos do pequeno, utilize o diálogo para entender os seus medos e convencê-lo sobre a importância dos estudos.

Em último caso, troque o turno das aulas ou a classe escolhida, mas deixe claro que ir a escola diariamente é uma tarefa inegociável.

8. Não ceda com chantagens emocionais

Sono, fome e doenças de mentirinha são desculpas muito frequentes dos pequenos que não querem ir ao colégio de maneira nenhuma.

Porém, mesmo que a história seja comovente, não caía nessa!

Conheça as chantagens do seu filho e procure maneiras de contorná-las, talvez com alguma recompensa ou um passeio no parque depois da aula, por exemplo.

Quando o sono ou a doença forem reais, especialmente durante os primeiros dias na escola, voltamos ao ponto de ser flexível e entender a situação, afinal, não comparecer um dia não será o fim do mundo.

Em resumo, o mais importante é que você deixe as faltas para quando forem realmente necessárias.

9. Monte um kit escolar adequado

Mão de uma criança segurando o giz de cera e pintando um desenho em seu primeiro dia na escola

Para ter um bom desempenho é fundamental um kit escolar completo, com tudo o que será utilizado em sala.

A maioria das escolas fornecem uma lista com os itens necessários para participar das atividades e recreações, e na hora de ir às compras, lembre-se que investir em marcas de qualidade é uma garantia de que o material irá durar por muito mais tempo.

Skip Hop, por exemplo, é uma marca importada de produtos infantis que oferece materiais escolares, como mochilas e lancheiras, de alta resistência e com diversas estampas muito divertidas que ajudam a criançada a enxergar a escola como algo leve.

E para adquiri-los no Brasil pelo melhor preço do mercado, você pode acessar a loja virtual da Kids Brasil.

10. Não se esqueça do kit lanche

E já que estamos falando de material escolar, não podemos deixar de fora o kit lanche.

Ele é essencial para manter a rotina alimentar saudável do seu filho mesmo enquanto estiver na escolinha.

Escolha lancheiras, garrafas e recipientes que não derramem no transporte e que armazenem e conservem bem os alimentos sem perder os nutrientes.

Assim como as mochilas e as lancheiras, a Skip Hop também tem linhas especiais de kit lanche com os melhores acessórios.

No site da Kids Brasil você encontra garrafinhas com e sem canudo, garfinhos e colheres infantis, recipientes para comidinhas e até jogos americanos e conjuntinhos completos com tudo o que a criança precisa para fazer as refeições de forma limpa e organizada.

Seguindo estas 10 dicas acima, com certeza você estará pronta para lidar com as inseguranças da criança, e com os seus próprios medos de mãe, é claro.

Seja realista com a situação e, no entanto, mantenha a positividade sempre que o assunto for a escola.

É importante frisar ainda que toda mudança durante a infância é complicada. Porém, com os cuidados certos essa fase será tirada de letra.

O primeiro dia na escola pode ser difícil e o coração da mamãe certamente ficará apertado, mas não tenha dúvidas que dentro de alguns dias toda família estará adaptada com a nova rotina.

Ah! E não se esqueça de acessar o catálogo online da Kids Brasil para conferir as novidades da Skip Hop e montar um kit escolar e um kit lanche incrível para o seu pequeno arrasar no primeiro dia na escola.

Você pode clicar aqui para ver todos os descontos e promoções em artigos e moda infantil.

botão para a loja online





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF