Faça parte do nosso programa de fidelidade!

Dicas e decorações para o quarto de maternidade do seu bebê

 2.649 Visitas  8 de agosto de 2019  Edgar Faria
Decoração rosa de circo em um quarto de maternidade

Muitas mamães que estão prestes a dar à luz ficam em dúvida sobre a decoração do quarto de maternidade. Afinal, apesar de serem poucos dias no hospital, aquele será o primeiro quartinho do bebê e é neste espaço que acontecerão as primeiras experiências do pequeno com a família.

Além disso, para a gestante, que está vivendo uma série de alterações hormonais que refletem no corpo e na mente, a sensação de se sentir em casa é importante, pois isso garante que ela esteja mais relaxada e à vontade para curtir o início da vida com seu filhote. 

Assim, criar um ambiente de bem-estar no quarto de maternidade é também uma forma de acelerar a recuperação e diminuir os riscos de traumas e depressão pós-parto.

É claro que outra das principais vantagens de decorar o quarto da maternidade é o fato de deixar o local mais confortável para receber as visitas. 

“Tirar o ar” de hospital e transformar em um lugar aconchegante com aperitivos, docinhos e lembrancinhas faz com que os visitantes sintam-se acolhidos para dar as boas-vindas ao novo membro da família, não é mesmo? 

Ou seja, pontos positivos é o que não faltam!

Você quer preparar algo diferente no seu quarto de maternidade, mas não sabe por onde começar? Não precisa mais se desesperar. Sempre pensando em deixar a vida das mamães mais fácil e feliz, a Kids Brasil preparou um guia completo de decorações para o ambiente hospitalar com opções para todos os orçamentos, gostos e estilos. 

Vamos lá?

4 temas de decoração para o quarto da maternidade

Cada mãe tem as suas preferências do que usar ou não no ambiente em que seu filho passará os primeiros dias de vida, certo? 

Algumas optam por seguir o mesmo padrão do quartinho da criança em casa, outras aproveitam a oportunidade para inovar e soltar a criatividade.

Quarto de maternidade com o tema girafas. Mesa com girafas de pelúcia e docinhos

Existem diversas decorações de quarto de maternidade que você pode se inspirar! Fonte da imagem: Casa e Ambiente

E se você precisa de inspirações que caibam no bolso para decorar o quarto de maternidade seguindo a sua personalidade, confira as 4 sugestões que listamos abaixo:

1. Decoração com pelúcias

Um dos adornos mais usados no quarto de maternidade são as pelúcias, especialmente os ursos. Além de objetos fofos, eles podem facilmente ser alugados ou comprados, nessa segunda opção, futuramente ainda servirão como brinquedo para a criança e ainda representam bem a magia da infância.

Grande parte dos enfeites de porta de maternidade trazem uma pelúcia ao lado do nome do bebê. Você pode utilizar o mesmo perfil de ursinho em todo espaço, mesclando versões grandes e pequenas em cada ambiente, como por exemplo, utilizar os maiores na mesa de doces e os menores espalhados pelo sofá.

2. Decoração temática

Realeza, Safari, heróis e desenhos animados são alternativas muito usadas por quem gosta de deixar o quarto de maternidade totalmente temático. Para fazer essa decoração, basta escolher o “assunto” principal e personalizar os doces, as comidinhas, as lembrancinhas e os enfeites de parede.

A vantagem de escolher um décor de tema, que já é comum em festas infantis, é a variedade de objetos que você encontrará para enfeitar o espaço. 

É possível incluir, até mesmo, a roupinha do bebê e vesti-lo a caráter durante os horários de visita. Mas atenção: para isso, é imprescindível que o look seja confortável e antialérgico.

3. Decoração floral

Umas das formas de decorar o espaço com delicadeza e sofisticação é utilizando flores , especialmente as brancas e as amarelas que trazem uma sensação de paz e de alegria para o quarto. 

Quarto de maternidade com arranjos florais na mesa

Fonte da Imagem: Diário de Acessórios

As rosas costumam ser as preferidas das mulheres, mas girassóis e margaridas são ótimas opções para fugir do clichê.

Os enfeites de parede e de mesa podem ser feitos com estampas florais ou até mesmo arranjos sintéticos — o que faz com que tudo seja mais econômico. 

Vale lembrar ainda que vasos e buquês são presentes comuns na maternidade. Portanto, com essa opção de decoração, cada visita ajuda a compor o cenário, registrando ali a sua presença.

4. Decoração clássica

Mamães que curtem algo mais clean podem eliminar os personagens e bichinhos e adotar uma decoração focada em cores que remetam à infância de uma forma leve e divertida. 

Nuances de azul claro e de rosa pastel, por exemplo, podem ser usadas juntas, independentemente do sexo do bebê.

Esse jogo de tons é uma das formas mais baratas de fazer a decoração do quarto da maternidade, já que dispensa a locação de pelúcias e de bonecos. Nesse caso, você deve apostar em balões, almofadas, guardanapos e embalagem de lembrancinhas que sigam a cor eleita.

Além da escolha dos enfeites, seguir outras dicas de planejamento são fundamentais para que as visitas sejam bem recebidas e que tudo saia como programado. Por isso, veja a seguir 7 passos que te auxiliarão na hora de decorar o quarto da maternidade.

7 passos para não errar na decoração do quarto de maternidade

Assim como qualquer evento que tenha convidados, são necessários cuidados na hora de organizar a recepção e de enfeitar o quarto de maternidade. 

Afinal, por mais simples que seja, você não quer que os visitantes fiquem desconfortáveis e muito menos que o recém-nascido se incomode, certo?

Toalha e sabonete personalizado para o quarto de maternidade

Aposte em personalizar os mínimos detalhes do quarto de maternidade do seu filhote. Fonte da Imagem: Diário de Acessórios

Aposte em personalizar os mínimos detalhes do quarto de maternidade do seu filhote. Fonte da Imagem: Diário de Acessórios

Confira abaixo dicas essenciais que devem ser levadas em consideração na hora de planejar a decoração do ambiente. Elas garantirão que a sua experiência seja mais tranquila e que você tenha um pós-parto cheio de boas recordações. Olha só:

1. Visite a maternidade com antecedência

É fundamental conhecer a estrutura do quarto em que você ficará acomodada para conseguir planejar a disposição dos móveis. 

A partir de uma visita antecipada ao hospital, é possível ter noção do espaço disponível para receber os convidados e de quantas pessoas poderão ser comportadas por vez, por exemplo.

Alguns quartos de maternidade contam com ambientes duplos, no qual a primeira sala pode ser exclusiva para o uso de visitantes, e é onde podem ficar a mesa de doces e de petiscos, a estante de lembrancinhas, as poltronas e a televisão. 

Já a segunda parte do quarto é para o bebê, um local mais reservado e com acesso limitado para preservar a saúde do pequeno e da mamãe.

2. Liste as visitas esperadas

Sabemos que sempre surgem visitas inesperadas na maternidade, não é mesmo? 

Porém, grande parte das pessoas entram em contato com antecedência para saber o hospital em que a família se encontra e o horário permitido para a recepção. Independentemente dessas duas situações, é importante que você prepare a lista contando com os avós, os tios, os primos e os amigos mais próximos que com certeza marcarão presença.

Feita essa listagem com os nomes dos convidados confirmados, acrescente a possibilidade de no mínimo cinco integrantes aparecem de surpresa. É com esse planejamento que você conseguirá fazer um orçamento certeiro sobre gastos com lembrancinhas e lanchinhos que serão oferecidos no quarto da maternidade.

3. Faça um orçamento completo

Com o número aproximado de visitantes você já consegue ter um panorama total de quanto custará toda a decoração e recepção, uma vez que doces, salgados, cafés e presentinhos serão servidos e dados sempre que algum familiar ou amigo for conhecer o recém-nascido.

Quarto de maternidade decorado e aconchegante

Investir em uma boa decoração do quarto de maternidade para o seu bebê é uma ótima sugestão para recepcioná-lo da melhor maneira. Fonte da Imagem: Diário de Acessórios

É importante que antes de tomar qualquer decisão em relação aos contratos você já tenha feito esse orçamento e chegado a um consenso sobre quanto gastar com a sua estadia total no hospital.

4. Contrate fornecedores de confiança

A melhor forma de economizar na decoração do seu quarto de maternidade é fechando com fornecedores de confiança, que ofereçam um preço justo pela qualidade do serviço e que cumpram com o prometido. Isso serve tanto para a decoração como para os doces e lanches. 

Lembre-se também que é necessário que a empresa tenha uma flexibilidade nas datas, já que o seu pequeno pode chegar antes do esperado.

Caso queira poupar ainda mais no bolso, vale apostar na ideia do DIY, ou seja, “faça você mesmo”, e convidar a família para ajudar nos preparativos. Uma ótima saída, não é mesmo?

5. Defina um tema para decoração

Como já vimos anteriormente, existem muitas opções de temas para a decoração do quarto da maternidade, portanto, basta escolher o que combina mais com o estilo da família. 

É com base nisso que os fornecedores contratados farão toda a parte personalizada, incluindo o enfeite de porta.

6. Escolha os aperitivos e as lembrancinhas

Nós já sabemos que no quarto de maternidade não deve faltar café, água e chá ou suco para servir aos visitantes. 

Mas, para tornar esse momento ainda mais delicioso e agradável, alguns docinhos e salgados são muito bem aceitos, como o “bem-nascido”, o brigadeiro, o canapé e o mini-sanduíche.

Lembrancinhas personalizadas em amarelo para receber os convidados no quarto de maternidade

As lembrancinhas são essenciais para completar o quarto de maternidade do seu bebê. Fonte da Imagem: Diário de Acessórios

O licor artesanal, tradicional em algumas regiões do país, é uma ótima sugestão de recordação quando feita em pequenas garrafinhas. Outra alternativa de lembrancinha é a água benta, um presentinho muito estimado pelas famílias mais religiosas. 

Não se esqueça de personalizar todos os mimos com o nome e a data de nascimento do seu pequeno.

7. Separe um local para higienização

Mesmo que todo esse planejamento com o quarto de maternidade seja empolgante, lembre-se que são os primeiros momentos de vida do seu recém-nascido e que todo cuidado é pouco. 

Portanto, esteja atenta para que os seus convidados tenham as devidas cautelas com a higiene antes de entrar no ambiente e, principalmente, antes de ter qualquer contato com o bebê.

Não deixe faltar uma mesinha com álcool em gel, toalhas descartáveis, máscaras e até mesmo luvas. Essas medidas garantem que bactérias externas fiquem longe do seu pequeno e que ele não desenvolva alergias provocadas por cigarros e perfumes, por exemplo.

Planeje tudo para que as visitas sintam-se bem recebidas. E como uma forma de agradecimento pela preocupação com você e com o neném, ofereça lanchinhos saborosos e outros mimos. 

Porém, acima de tudo, não deixe de cuidar da sua recuperação e da saúde do seu bem mais precioso. 

O que realmente importa em um quarto de maternidade é que ele seja confortável e tranquilo para vocês dois!

A antes de começar a organizar a decoração do seu quarto de maternidade, acesse a Kids Brasil para completar o enxoval do seu bebê com peças importadas sem precisar sair do país.

Clique para visitar esse shopping online e conferir todas as promoções agora mesmo!

botão que redireciona para a loja online

 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF