Dar lembrancinha de nascimento de bebê é uma boa forma de demonstrar às visitas o quanto…
Repelente para gestante: saiba como escolher o tipo ideal

Toda mulher, durante a gravidez, deve tomar cuidados extras com a saúde e bem-estar. Dessa forma, entre as medidas de proteção, deve estar o uso do repelente para gestante. Isso porque a picada de mosquito pode causar doenças, como o vírus da zika, na grávida e também no bebê.
Para você saber mais sobre o assunto e aprender como escolher o repelente mais adequado na fase gestacional, preparamos este post. Confira!
Tipos de repelente industriais para gestante
Existem, no mercado, diversos repelentes com fórmulas seguras para o uso da gestante. Portanto, as substâncias que devem ser observadas nas embalagens são o DEET, o IR3535 e a Icaridina. Além disso, o certificado de aprovação da Anvisa deve aparecer no rótulo do produto, tornando-o seguro e eficaz para a futura mamãe.
Repelente DEET
Esse tipo de repelente é considerado o mais comum em vendas nas farmácias brasileiras. A composição garante proteção à gestante contra picada de inseto por até 6 horas. Contudo, no caso de a mulher transpirar muito ou molhar partes do corpo, o recomendado é repassar o produto.
Repelente com IR3535
Já a substância da sigla IR3535 tem indicação principalmente para bebês, por não ser agressiva à pele sensível. No caso da gestante, o uso do produto é liberado com indicação para ser passado a cada 2 horas.
Repelente à base de Icaridina
Os repelentes com Icaridina oferecem longa proteção. Assim, a duração na pele é de até 10 horas após a aplicação. Outra vantagem é não apresentar cheiro e ser indicado para evitar possíveis reações alérgicas. No entanto, a desvantagem está no preço, que é um pouco mais caro que os demais produtos da categoria.
Existem também os repelentes naturais que são úteis para evitar a dengue, zika e chikungunya na gravidez. A seguir, seguem alguns exemplos de produtos que podem ajudar a manter os mosquitos longe de você.
Repelente para gestante com fórmulas naturais
Pulseira repelente
Com o objetivo de manter os mosquitos afastados, muitas pessoas usam a pulseira repelente. Os braceletes são feitos de citronela e não fazem mal à saúde da gestante. Portanto, basta colocar no pulso ou calcanhar para ter os resultados esperados.
Óleos essenciais
Considere também os óleos naturais que agem como repelente e podem ser adicionados ao creme hidratante usual. Entre os mais indicados estão:
- citronela;
- copaíba;
- andiroba;
- alfazema.
Adesivo repelente
Os adesivos devem ser colocados por cima da roupa para afastar os mosquitos. Os componentes desse repelente são à base de citronela.
Repelente com cravo da índia
Para preparar essa receita, você precisa de álcool de cereais, cravo da índia e um óleo vegetal de sua preferência. Assim, ao obter essa mistura, passe na pele e será protegida por até 3 horas dos mosquitos.
Por fim, vale lembrar-se de que, mesmo com o uso de repelente para gestante individual, é preciso proteger a sua casa. A dica é utilizar os aparelhos de tomada e ligá-los com certa antecedência para ter um ambiente livre de insetos. Dessa forma, terá a garantia de manter você e seu bebê saudáveis.
Agora que já sabe como escolher o repelente para gestante, veja também o que você precisa saber sobre repelente para bebês. Até a próxima!
Veja como manter a segurança do bebê e deixe seu pequeno ainda mais protegido e cuidado.