Sono do bebê: entenda quantas horas dorme um recém-nascido

Quando chegam ao mundo, os bebês precisam assimilar uma série de coisas que para nós, adultos, é trivial. Um importante aprendizado é justamente saber como dormir melhor. Por isso, os pais devem se informar bem sobre o assunto e entender quantas horas dorme um recém-nascido.
O sono é extremamente importante para o desenvolvimento saudável de uma criança. Cada etapa de seu crescimento pede por um período mínimo de repouso.
Neste post, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o sono do bebê e como ajudar seu filho a ter uma rotina sossegada! Confira!
Afinal, quantas horas dorme um recém-nascido?
Quem já conviveu com bebês sabe que eles dormem muito — mas não o tempo todo e nem de uma vez só.
Um recém-nascido não tem um padrão de sono, mas isso será otimizado ao longo do tempo para que ele tenha períodos de descanso mais tranquilos.
Assim, nos 3 primeiros meses, um recém-nascido pode dormir por 10 a 20 horas por dia. Entretanto, elas são distribuídas de forma homogênea ao longo das 24 horas, o que significa que ele vai acordar muito também — independentemente se for dia ou noite. Em geral, o bebê dorme de 2 a 5 horas por vez.
Basicamente, o bebê dorme, acorda para tomar banho e comer e, depois, volta a dormir. Com o tempo, o pequeno começa a se ajustar à rotina imposta pelos pais e também a se alimentar melhor, o que faz com que ele consiga dormir períodos um pouco mais longos à noite.
Quais são os cuidados necessários para garantir o conforto e criar bons hábitos de sono?
Para que seu bebê tenha uma boa noite de sono e um desenvolvimento saudável, confira algumas dicas que vão fazer a diferença e deixá-lo mais tranquilo!
Saiba identificar os sinais de cansaço
Em seus primeiros meses de vida, um bebê não consegue ficar desperto por muitas horas. Se você não o colocar logo para dormir, ele ficará ainda mais irritadiço — por causa do cansaço em excesso — e, por incrível que possa parecer, não vai dormir com facilidade.
Logo, entenda quais são os sinais do cansaço e ponha o bebê no berço ou no carrinho assim que perceber que eles estão acontecendo.
Indícios comuns de que o recém-nascido precisa de descanso é quando ele começa a esfregar os olhos ou mexer na orelha.
Ensine a diferença entre dia e noite
É válido que, logo nas primeiras semanas, os pais invistam em práticas para que os pequenos aos poucos entendam que é hora de dormir. Confira algumas sugestões!
Durante o dia:
- mantenha a casa iluminada;
- não se preocupe tanto com ruídos como telefone, conversas de vizinhos e parentes, barulho de carro etc;
- se ele estiver acordado, brinque o máximo que for possível, cante e converse com ele, por exemplo.
Durante a noite:
- faça pouco barulho;
- mantenha a iluminação mínima — o quarto de dormir deve estar com pouca iluminação;
- procure não agitar o bebê com brincadeiras.
Ajude o bebê a adormecer sozinho
Outro aprendizado essencial para o bebê é saber como adormecer por conta própria. Isso significa que ele precisa entender que é capaz de cair no sono mesmo sem ser ninado ou por meio da amamentação. Caso contrário, ele ficará condicionado a esperar que alguém o faça dormir.
Para isso, os pais precisam estabelecer uma rotina do sono: quando o recém-nascido estiver mostrando os sinais do cansaço, coloque-o no berço ainda acordado para que ele exercite o hábito de dormir sem ajuda.
Repita esse ritual todos os dias para criar um padrão. Vale a pena também usar artifícios que lembrem a hora do sono e que não sejam exclusivamente a presença dos pais, como uma naninha.
Agora que você sabe quantas horas dorme um recém-nascido e os cuidados que você deve tomar, está pronto para criar um ritual do sono que vai ajudar seu pequeno a crescer feliz e com muita saúde!
Gostou de descobrir quantas horas um recém-nascido dorme? Então continue lendo mais sobre o assunto e confira 3 super dicas sobre o sono do bebê!
Veja como manter a segurança do bebê e deixe seu pequeno ainda mais protegido e cuidado.