Frete Grátis em compras acima de R$ 499,90

Alimentação infantil saudável: o que é ideal para cada idade

 37.399 Visitas  26 de junho de 2018  Rock Content
Mãe alimentando o bebê

É muito importante que os pais se preocupem em proporcionar uma alimentação infantil saudável, concorda? Porém, ao preparar ou planejar as refeições do seu bebê, você leva em conta que a alimentação dele precisa ser alinhada a cada novo período?

Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do organismo das crianças e os alimentos ideais que auxiliam um bom desenvolvimento, está na hora de sanar essas questões de uma vez por todas.
Por isso, conheça a seguir quais são os alimentos que o bebê deve consumir de acordo com sua idade.

0 a 4 meses

Ao nascer, você já deve imaginar que o intestino do bebê ainda é imaturo. Portanto, isso significa que ele precisa se adequar ao processo de digestão pouco a pouco. É por isso que o leite materno é o melhor alimento para crianças, logo em suas primeiras horas de vida. Ele tem uma qualidade superior a qualquer outro alimento, fornece todos os nutrientes necessários e pode ser facilmente digerido.

Por isso, dê preferência ao leite materno nessa fase inicial, e saiba que não há limite para oferecer esse alimento. Amamente o bebê sempre que ele demonstrar vontade. Sendo assim, qualquer outro tipo de alimento, nessa fase, só pode ser recomendado por um pediatra.

Alimentação infantil saudável entre 4 e 6 meses

Poucas coisas precisam mudar após esse curto período do primeiro ano de vida do seu filho. Continue a mesma rotina inicial, porém tente introduzir na alimentação alguns purês de legumes e frutas, assim como sopas.

Mingau também é uma opção e, à medida que os 6 meses forem completados, o ideal é que contenha glúten. A seguir, você entenderá os benefícios dessa introdução gradativa de novos alimentos.

6 a 9 meses

A partir dos 6 meses de vida é interessante que o bebê ingira alimentos de diversos grupos alimentares. Isso deve ser feito ao longo das refeições principais para garantir todos os nutrientes necessários. Essa também será a fase em que a criança tem chances de passar por infecções ou alergias.  Muitos dos alimentos serão novidades para o seu organismo, por isso os riscos.

Adicione carne de frango ou de peru aos purês de legumes e sopas em horário de almoço e aposte em frutas doces e suaves, como banana e pera picadas, amassadas ou trituradas. Com isso, a criança já começa a se acostumar com os diferentes gostos e texturas dos alimentos.

A partir do oitavo mês, o ideal é que o bebê já esteja acostumado a pelo menos quatro refeições com alimentos sólidos.

Linha Skip Hop

9 meses a 1 ano

Nessa etapa, apenas a primeira e a última refeições do bebê devem ser leite. Você pode diversificar ainda mais as refeições e adicionar alimentos como peixe, massas, arroz e feijão.

Seguindo esse ritmo, a partir de um ano de idade o bebê já pode comer de tudo. Você deve apenas se atentar para o tamanho dos alimentos e em manter uma alimentação saudável com poucas gorduras e açúcares.

Agora que você absorveu essas dicas de alimentação infantil saudável, com certeza fica mais fácil planejar a alimentação do seu bebê, certo? Lembre-se de que é importante procurar um pediatra ou um nutricionista infantil se houver dúvidas sobre esse tema ou se você sentir alguma resistência ou reação do seu bebê em relação a certos alimentos.

Continue entendendo melhor todas as questões que cercam a alimentação infantil. Confira, agora mesmo o nosso post sobre os benefícios do leite materno!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto