Cólica em bebê: 7 formas de aliviar o incômodo

 37.278 Visitas  6 de junho de 2017  Rock Content
Aliviando a cólico no bebê

A cólica em bebê é algo que pode fazer com que o seu filho sofra incômodos. Tal incômodo muitas vezes faz a criança chorar tanto que fica ela fica até vermelhinha e com as perninhas encolhidas.

Nesse momento, precisamos conhecer algumas táticas para driblar a cólica em bebê. Mas, antes que você entre em pânico saiba que esta reação é normal e costuma desaparecer no terceiro mês de vida do seu filho.

Ainda não existe uma causa exata para o surgimento dessa cólica. Mas, podemos atribuí-la a vários fatores ligados a contração intestinal. Fazer com que o seu bebê fique mais calmo é o primeiro passo para que ele se sinta mais confortável e se livre da cólica.

Geralmente, os bebês podem ter crise de cólica no fim da tarde. E para conseguir lidar com isso tranquilamente, é interessante que o pai e a mãe revezem para usar todas as dicas que nós da Kids Brasil preparamos hoje pra você.

7 formas de se livrar da cólica em bebê

Faça massagem

Uma das coisas que podem aliviar a cólica em bebê é uma massagem na barriga. Faça diversos movimentos circulares, se possível use um óleo de massagem para bebês. Para que a massagem seja mais eficiente, feche sua mão em formato de concha. Isso ajudará a aumentar a pressão no abdômen do seu filho.

Exercite-o

A cólica pode ser aliviada com alguns exercícios bem fáceis de serem feitos. Dobre os joelhinhos do seu filho, de forma que esses exerçam pressão leve sobre a barriguinha. Depois, estenda as pernas e faça novamente o mesmo movimento. Esses exercícios devem ser feitos várias vezes por dia para prevenir que o bebê tenha dores fortes.

Um banho quentinho ajuda!

Colocar o seu filho em um banho com temperatura entre 36 e 37 graus pode ajudar. Para aliviar a cólica em bebê você precisará colocá-lo em dentro da banheira com água e deixá-lo em um lugar bem calmo.

Se a sua casa estiver muito agitada, peça para falarem mais baixo. Diminua a luz do ambiente e faça com que o seu filho escute somente sua voz.

Esse tipo de banho acalma o bebê, principalmente porque faz com que ele experimente a mesma sensação que sentia quando estava dentro do útero.

Faça um contato com a pele do bebê

A cólica em bebê pode ser fruto de gases que acabam trazendo incômodos. Uma forma de ajudá-lo a expelir esses gases de forma mais rápida, é fazendo um contato pele a pele com o pequeno.

Primeiro você deve aquecer o quarto, de preferência, dessa forma ele não irá sentir frio. Depois, tire a roupinha do bebê e deixe somente a fralda. Coloque-o sobre o peito da mãe ou do pai e converse com ele. Esse contato irá acalmá-lo e fazê-lo ter uma sensação de segurança. Dessa forma, ele conseguirá relaxar e se livrar dos gases que podem estar trazendo a cólica.

Deixe o bebê enroladinho

Para eliminar a cólica, é necessário fazer com que o seu bebê fique o mais confortável possível. Uma forma de tornar isso possível é deixando-o embrulhadinho no cueiro. Isso fará com que ele fique confortável e menos irritado. Pediatras dizem que essa é uma forma simples de fazer com que ele fique mais calmo.

Coloque-o de barriga para baixo, com as mãos na barriguinha. Dessa forma, o abdômen do seu bebê ficará aquecido e ele irá se sentir mais confortável.

Amamente

O leite materno faz com o bebê se acalme e pode amenizar a cólica. Quando o bebê faz a sucção do leite, ele se sente satisfeito e essa estimulação oral pode ajudar a diminuir as dores do pequeno. Entretanto, se a criança mamou a pouco tempo não ofereça o peito. Afinal, se ele não estiver com fome esse método não irá funcionar.

Dieta do seu filho

Evite dar alimentos industrializados e que contenham muito corante para o seu filho. A cólica em bebê pode ser causada por vários fatores, diminua o consumo destes alimentos e veja se há alguma diferença. Produtos com muito conservantes e corantes podem dificultar a digestão e proporcionar um maior acúmulo de gases.

CONTINUE NO BLOG

Selecionamos conteúdos personalizados para você, clique e surpreenda-se

Recém-nascido resfriado: O que fazer para resolver esse terrível incomodo?
Como avaliar o melhor centro de educação infantil para o seu filho!
Seu filho recusa-se ir à escola – como resolver e fazê-lo gostar?
Como dar banho em recém-nascido?
Como cuidar do umbigo do bebê e prevenir complicações 
Como aliviar a cólica no bebê 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos