Como dar banho em recém-nascido?

 2.885 Visitas  4 de maio de 2017  Rock Content
Dando banho em recém-nascido

A hora do banho em recém-nascido é um momento muito relaxante para ele. E também é onde há a criação de vínculo com os pais. E assim como acontece com a massagem do bebê, um banho morno pode ser uma maneira excelente de ajudar a prepará-lo para uma boa noite de sono.

Mas a hora do banho também pode ser muito agoniante para os pequenos. Alguns não suportam esse momento e choram até o fim. Especialmente no primeiro mês de vida. Como dar banho em recém-nascido sem traumatizá-lo é uma das questões mais comuns dos pais.

Por isso, desenvolvemos este artigo, que vai dar dicas incríveis para resolver essa questão. Leia até o final para entender melhor.

Saiba a temperatura da água e do ambiente

Uma água morna é necessária até mesmo em dias que há uma temperatura maior no clima. Isso porque o recém-nascido precisa se manter aquecido. Ele perde calor muito rápido.

Comece com apenas alguns centímetros de água morna. A água do banho do bebê deve estar entre 32 a 38 graus. Antes de colocar seu bebê na banheira, teste a temperatura da água no interior do pulso para se certificar de que não está muito quente.

A temperatura do cômodo também deve estar morna. Mantenha janelas e portas fechadas e, se necessário, ligue um aquecedor por poucos minutos enquanto o bebê está no cômodo, para evitar mudanças de temperatura para a criança.

Escolha os produtos adequados

Algumas pessoas ignoram que bebês e crianças maiores realmente precisam de produtos voltados para eles. Nessa idade, a pele ainda é muito sensível e não tem tantas proteções formadas. E o recém-nascido precisa de mais atenção ainda.

Há produtos no mercado voltados para recém-nascidos. Escolha sabonetes neutros, sem fragrância e que servem para pele e cabelos. Os líquidos são mais fáceis de espalhar.

As crianças devem usar produtos para higiene infantil até os 12 anos de idade. Depois da puberdade, podem usar cosméticos voltados à pele do adolescente, que tem diferentes necessidades.

Prepare o bebê antes e depois do banho

Os bebês perdem calor muito fácil, e, quando ainda são recém-nascidos, mais rápida é essa perda. É preciso separar uma roupa bem quentinha antes de iniciar o banho. Deixe-a reservada junto com fralda e pomada.

Escolha roupinhas fáceis de vestir, especialmente se for mais de uma. A primeira peça tem que ser rápida de vestir, para que o peito do bebê fique coberto o quanto antes.

Procure também uma toalha grossa, própria para bebê e muito macia. Essa sensação de aconchego em todas as etapas do banho é essencial para que seu que filho se sinta seguro e confortável com a água e com o processo do banho.

Pratique banho em recém-nascido

Usando um braço para apoiar suavemente as costas, cabeça e pescoço do recém-nascido, gentilmente coloque-o na banheira. Continue a apoiá-la usando o braço distinto.

Limpe suavemente em torno dos olhos do seu bebê com um algodão umedecido com água morna. Use um algodão novo para cada olho e limpe sempre do canto interno do olho para fora. Em seguida, usando um pano macio, limpe a boca do seu bebê, nariz e rosto. Limpe os vincos no pescoço e não se esqueça de trás das orelhas.

Para bebês recém-nascidos, molhe um pano de tecido suave com água morna e use com um limpador suave formulado para recém-nascidos. Se seu bebê tiver mais cabelo, você pode tentar um shampoo especifico.

Lave a área genital mais uma vez. Lave suavemente. Limpar de frente para trás é o mais indicado. Não se esqueça de lavar as dobrinhas de braços, coxas, bumbum, pernas e pés, pois, se não estiverem limpas, elas podem provocar dermatite.

Relaxe o bebê durante o banho

Deixe seu bebê apreciar a água morna. Despeje a água morna sobre seu corpo para mantê-lo aquecido. Converse suavemente durante todo o tempo com ele, incentivando-o e elogiando-o. Tente cantar músicas se vir que chamam a atenção e o relaxam.

Mas atenção! Não perca muito tempo brincando, pois ele precisa sair da água antes que ela esfrie. Cerca de 5 minutos no máximo é o suficiente para um banho completo.

Quando o bebê recebe esse estímulo para o banho, ele vai associar esse momento a algo bom, prazeroso. Esse é um ponto chave para evitar o trauma do banho na criança.

Retire o recém-nascido da água

Deixe a toalha junto ao seu ombro ou junto à banheira. Com um braço, retire o bebê da água e imediatamente envolva-o na toalha e mantenha-o junto ao seu corpo até levá-lo ao trocador.

Seque bem o seu bebê em todos os vincos e dobras, uma vez que a umidade excessiva pode levar à irritação da pele. Você também pode cobrir o trocador com uma toalha maior, igualmente macia, para que seu pequeno fique mais aquecido e confortável enquanto você o seca.

Antes de vesti-lo, aplique um creme hidratante suave para o bebê recém-nascido, e espalhe gentilmente sobre o corpo. Aplique também creme preventivo de assaduras.

Mantenha a paciência no momento do banho

Crianças são muito sensíveis às formas como os adultos falam com elas. Mesmo que não entendam o significado das palavras, elas aprendem na entonação da voz se estão seguras ou não nas mãos de um adulto.

Sabemos que a rotina de um bebê é feita com muita dedicação e trabalho, mas a pressa por um banho rápido e eficaz não pode ser maior do que fazer da hora do banho um momento de carinho e conexão. Por isso, manter a paciência e uma conversa suave são fatores muito importantes.

Ter em mente que o desenvolvimento de afetividade e conexão entre a criança e seus pais é tão importante quanto saber como dar banho em recém-nascido. É preciso priorizar o bem-estar emocional do seu filho para fazer desses minutos um momento gostoso.

Gostou de aprender como dar banho em um recém-nascido? Compartilhe este texto nas suas redes sociais!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto