Como evitar a obesidade infantil – Cuidando da saúde do seu filho

 691 Visitas  7 de abril de 2017  Rock Content

A obesidade infantil é algo preocupante. Passou o tempo onde este problema era simplesmente estético. Hoje em dia, o excesso de peso na infância pode indicar uma adolescência lutando contra a obesidade.

A obesidade é uma doença e deve ser tratada como tal. Não se pode negligenciar a sua importância, por isso, vale a pena você ler este artigo e seguir nossas dicas.

Junto com o excesso de peso, diversas outras doenças podem surgir, elas são chamadas de doenças metabólicas os problemas que surgem durante a obesidade.

Exemplos dessas doenças são: diabetes, hipertensão e até mesmo doenças cardiovasculares. Em casos muito avançados de obesidade, outras doenças podem surgir, como a cirrose ou a hepatite.

Estamos dando essas informações para que você entenda que prevenir a obesidade é importante. Isso pode mudar o rumo da vida do seu filho.

Você pode começar durante a infância a moldar a alimentação e o gosto por atividades físicas.

 

Sugestões de alimentação para prevenção à obesidade infantil

O maior segredo contra a obesidade infantil, é fazer com que as crianças ingiram alimentos que sejam ricos em bons nutrientes.

Crianças obesas nem sempre comem demais. Muitas vezes, elas só não conseguem consumir os alimentos certos.

Veja os alimentos que devem ser consumidos com moderação:

 

Criança adora um doce, não há como negar. Mas, é preciso se conscientizar que existem limites para o consumo das guloseimas.

Não é preciso proibir o consumo de doces. Isso deixaria a infância do seu filho totalmente deprimente.

Mas, você pode observar de perto a quantidade de açúcar que ele ingere.

É preciso também incluir na alimentação da criança alimentos saudáveis, que possuam o gostinho doce natural. Como as frutas, por exemplo.

 

Algumas crianças não ligam para doces, mas adoram um salgadinho industrializado. Esses produtos possuem alto nível de sódio, e isso causa a obesidade.

É importante estar sempre lendo o rótulo dos alimentos, para saber a porcentagem de sódio e outros componentes que ele possui e ter ciência do que seu filho vai ingerir.

 

As gorduras são principais causadoras da obesidade. Toda criança gosta de consumir um fast food, ainda mais com o número grande de incentivo para o consumo.

Mas, mostre para o seu filho que existem opções saudáveis de lanche, que também são saborosos.

Coloque na mochila dele lanches naturais, eduque-o para gostar de alimentos que não sejam industrializados, por exemplo.

Usando pão integral no sanduiche do lanche da tarde você ainda terá o benefício do consumo das fibras.

 

Ainda sobre alimentação, uma dica importante de prevenção a obesidade é consultar um nutricionista.

Se você perceber que seu filho está muito acima do peso, não ofereça dietas extremamente restritivas.

As dietas malucas não são para crianças. Causam estragos até em organismos de adultos, imagina o que pode fazer no organismo dos seus filhos, que ainda estão se desenvolvendo.

A falta do consumo de glúten, por exemplo, é recomendado só para quem tem problemas que existem a retirada deste nutriente.

 

Outras dicas para prevenir a obesidade em crianças

 

Diversas crianças estão com obesidade infantil, mas não comem tão errado assim. O que fazer nessa situação? Evitar o sedentarismo.

A predisposição genética a obesidade é um dos principais motivos para o aparecimento desta doença.

Nesses casos, é preciso controlar a alimentação e investir em exercícios físico, como a natação.

 

Uma mente cansada pode fazer com que os níveis hormonais do seu filho sejam afetados. Por isso, não o deixe desregular o sono.

Além disso, quanto mais tempo acordado a noite ele fica, mais vontade de consumir alimentos industrializados ele tem.

No período noturno, é comum o aparecimento da vontade de doces. Já que, é um grande fornecedor de energia e pode tirar o sono da criança.

Cuidado com isso! Uma dica é deixar a mostra sempre opções saudáveis. Por exemplo, deixe uma cesta de frutas sobre a mesa e iogurtes em locais visíveis na geladeira.

 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância de prevenção da obesidade infantil. Crianças com pais conscientes, possuem maior saúde e qualidade de vida. Além de manter o seu filho saudável, você precisa pensar no conforto dele. Então, separamos um brinde para você! Um guia repleto de dicas de roupas do Bebê para cada estação. Não deixe de conferir.

 

CONTINUE NO BLOG E VEJA

 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos