Confira 4 dicas de como fazer o desfralde do seu bebê

 1.049 Visitas  4 de dezembro de 2018  Rock Content
Desfralde do bebê

As crianças passam por diferentes fases que encantam as mamães e todos da família. São momentos de descobertas, da primeira palavra e dos primeiros passos. Entre as etapas do desenvolvimento dos bebês, o desfralde precisa de atenção especial. Isso porque envolve a passagem do uso das fraldas para o controle do próprio corpo.

Para ajudar a entender melhor o assunto, preparamos este post. Aqui você aprende sobre o tema e ainda acompanha 4 dicas imperdíveis para facilitar o processo de desfralde do seu bebê. Acompanhe!

1. Espere o momento certo

Primeiro de tudo é preciso entender que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. É comum que alguns bebês passem pelo processo do desfralde mais rápido que outros.

De uma maneira geral, a idade mais recomendada para tirar as fraldas é a partir dos dois anos e meio de idade. Essa é a época em que os pequenos saem da fase oral e entram na fase anal. Dessa forma, passam a perceber que a fralda está suja e sentem quando querem fazer cocô.

Além de observar se a criança já demonstra consciência das suas eliminações, é importante que as mamães fiquem tranquilas durante o processo. Ao seguir algumas dicas, é possível tirar as fraldas de seu bebê da forma mais serena possível.

Escolha o momento em que a criança não esteja passando por grandes mudanças na família. Além disso, prefira a época de calor em sua região, devido aos escapes de xixi que ocorrem durante o processo. Deixar o bebê molhado em estações mais frias pode causar desconforto e resfriado.

2. Converse com o pequeno

A segunda dica é explicar para criança o que vai acontecer com ela. Diga que o bebê já está mocinho ou mocinha e que começará usar o banheiro como a mamãe e o papai. Incentive-o também a ficar sem as fraldas. Uma boa estratégia é comprar calcinhas ou cuecas coloridas e deixar a criança somente com essa peça de roupa para facilitar a troca.

Fale ao pequeno que, quando ele quiser ir ao banheiro, deve avisar a mamãe, o papai ou outro responsável. Providencie um penico em formato de bichinho ou que emita sinal sonoro. Muitos bebês se sentem motivados com o brinquedo. Outra possibilidade é usar um redutor de assento e apoio para os pés.

3. Inicie com o desfralde diurno

Comece a tirar a fralda da criança durante o dia e somente após o controle completo, passe para a retirada noturna. Isso porque ainda é comum que, até os 5 anos de idade, a criança deixe escapar o xixi. Lembre-se sempre de colocar a fralda nela antes de dormir. Quando você perceber que o bebê acorda com a fralda seca, inicie o desfralde durante a noite.

4. Reconheça cada conquista

Elogie a criança quando ela conseguir avisar a tempo de usar o banheiro. Caso deixe escapar o xixi e molhe a roupa, não a repreenda. Converse, seja paciente e incentive-a a avisar com antecedência da próxima vez.

Uma boa ideia é fixar um quadro de incentivo no banheiro e colar uma estrelinha no cartaz cada vez que o vaso ou penico for usado. No final de um período, a criança ganha um brinquedo.

Como você viu, ao seguir as dicas que destacamos no texto, o desfralde do seu bebê pode ser um processo mais tranquilo. Além disso, entenda que a criança passará por uma grande aprendizagem e precisará de amor e compreensão para que tudo dê certo.

Agora que já conferiu as nossas dicas de como fazer o desfralde de seu filho, aprenda também 5 receitas de papinhas deliciosas e refrescantes para o verão.

 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos