Como manter a segurança do bebê? Descubra aqui!

 981 Visitas  23 de outubro de 2018  Rock Content
Manter a segurança do bebê

A preocupação com a segurança do bebê deve ser constante. Crianças são naturalmente curiosas, levam objetos e partes da própria roupa à boca, sobem em móveis e correm risco de queda, entre outros perigos. Para evitar acidentes, é necessário supervisionar os pequenos o tempo todo!

Isso não é uma tarefa simples para as famílias e, especialmente, para as mães, que na maior parte dos casos são as principais responsáveis pelos cuidados com as crianças nos primeiros meses (ou anos) de vida.

As crianças não têm percepção dos riscos e, por isso, é preciso estar atento a vários detalhes. Continue a leitura deste artigo para saber como evitar acidentes e garantir a segurança do seu bebê.

Preste atenção às áreas de risco

O risco depende da idade do bebê. Se a criança ainda tem poucos meses passa a maior parte do tempo no berço, o maior perigo é de sufocamento enquanto dorme. É importante ter cuidado com almofadas, lençóis e proteção de berço.

Peça orientação ao pediatra sobre a melhor posição para colocar o bebê após as mamadas, especialmente se a criança apresenta sintomas de refluxo.

Quando a criança é um pouco maior, os riscos são outros. Objetos pequenos ou cortantes devem ser retirados do alcance do bebê, e outros cuidados são imprescindíveis. Confira, a seguir, alguns itens e situações de risco.

Pequenos objetos

A criança é curiosa e tende a levar tudo à boca. Além do risco de contrair uma virose ou outra doença, é necessário ter cuidado com peças de brinquedos soltas, recortes de papel, alimentos em pedaços maiores que possam provocar um engasgo e outros objetos sólidos.

Os brinquedos infantis devem ser adequados à idade da criança. Vale um alerta especial sobre itens como balões de festas infantis, que depois de vazios se transformam em um verdadeiro perigo para os bebês.

Quinas de móveis

Quando as crianças começam a engatinhar e andar, tombos e batidas em quinas de móveis são frequentes. Evite acidentes mais dolorosos utilizando protetores de borracha ou silicone, e sempre fique atento aos passos do bebê! Calçados adequados ajudam a evitar escorregões e quedas.

Produtos perigosos

Mantenha produtos de limpeza, perfumaria ou medicamentos fora do alcance das crianças. Isso porque a curiosidade infantil, muitas vezes, resulta em graves acidentes.

Objetos cortantes

Garfos e facas, tesouras, alicates e outros itens pontiagudos devem ser guardados fora do alcance das crianças em qualquer situação. Não há razão para os pequenos terem acesso a esses objetos.

Tomadas e fios elétricos

Fios soltos ou tomadas sem proteção representam um verdadeiro risco de choque. Compre protetores de tomadas e enrole ou prenda os fios, de modo que os pequenos não tenham acesso a eles.

Escadas

Quem mora em sobrados ou casas com escadas deve instalar portões de segurança que impeçam o acesso das crianças. Quedas e tombos de locais mais elevados são muito perigosos.

Janelas e varandas

Esse é outro risco relacionado à curiosidade infantil. Qual criança nunca se debruçou em uma janela para olhar para fora? Se você mora acima do andar térreo ou em um sobrado, é essencial instalar telas de proteção para evitar acidentes graves.

Objetos de apoio

Almofadas no berço ajudam bebês maiores a escalar as grades, assim como cadeiras levam crianças maiores a subirem em móveis mais altos. Procure retirar do ambiente mesas de centro, banquinhos e cadeiras que possam funcionar como degrau de acesso às estantes ou janelas.

Ensine seu bebê

Não é tarefa fácil, mas é importante alertar a criança sobre o perigo (e repetir a orientação tantas vezes quanto necessário). Com paciência e persistência, seu filho vai aprender a identificar os riscos.

A segurança do bebê exige cuidado constante. Qualquer distração pode causar um acidente. Por isso, fique atenta!

Gostou do nosso artigo? A Kid’s Brasil tem vários outros. Então assine nossa newsletter para saber mais sobre os cuidados com seu filho na primeira infância.

 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF