Como tratar a assadura de bebê?

 3.593 Visitas  6 de junho de 2017  Rock Content

Depois de ter esperado 9 meses para ter o seu filho nos braços, tudo o que você mais quer é mantê-lo seguro. Então, é importante que tome cuidado e preste muita atenção aos sinais que o seu filho apresenta. A assadura de bebê é um tipo de dermatite gerada na maioria das vezes pelas fraldas descartáveis. Infelizmente, muitas vezes o seu bebê pode ficar com a bundinha assada.

Se isso acontecer, tenha em mente que não foi por falta de carinho ou cuidado da sua parte. Muitas vezes isso acontece por vários motivos, como ficar várias horas na creche ou escolinha sem trocar a fralda. Outro motivo muito comum é a sensibilidade da pele do seu filho, que não suporta o tipo de fralda ou o tipo de lencinho utilizado. Se a assadura for frequente e você já tiver feito tudo para prevenir, procure um pediatra!

Por que os bebês ficam assados?

A assadura de bebê acontece quando a pele do seu filho fica muito quente, principalmente quando está úmida. Essa umidade quente pode fazer com que a pele fique irritada e gerar assaduras.

É importante sempre verificar a pele do seu filho na hora do banho ou até mesmo quando estiver trocando a fralda. Isso irá facilitar o tratamento. Afinal, se demorar muito para resolver este problema o bebê pode ter uma infecção por bactérias ou fungos e ter o seu quadro piorado.

O que fazer para curar mais rápido essa assadura de bebê?

  1. Prevenção

A melhor forma de curar uma assadura de bebê é prevenindo. Para isso, é importante que você sempre troque a fraldinha do seu filho com frequência. Mesmo que a criança só tenha feito xixi, troque a fralda! O contado do xixi com a pele do seu bebê pode irritar e gerar assaduras.

  1. Teste a fralda

Antes de sair comprando pacotes e mais pacotes de uma fralda só porque está em promoção, teste em seu filho. Veja se esta fralda não gera nenhuma irritabilidade e não faça com que ele acabe tendo problemas.

  1. Limpe adequadamente o seu bebê

É importante fazer uma higienização antes de colocar uma fralda limpa no seu bebê.  Evite usar lenços úmidos, eles acabam secando muito a pele do seu filho.

Use os lenços somente quando ele estiver fora de casa e não houver um jeito de lavar com água. Caso contrário, dê um banho em água morna ou use algodão e água para limpar.

Quando for dar banho, use sabonetes específicos para bebê. Depois que o bebê tiver evacuado, lave-o em água corrente e depois seque bem.

  1. Escolha as pomadas certas

Não escolha pomadas que grudam na pele do bebê. Escolha opções de pomadas que protejam, mas que sejam fáceis de serem retiradas.

As pomadas que saem com dificuldade acabam machucando a pele do seu filho e deixando-a irritada, proporcionando condições ideias para uma assadura de bebê. Para escolher a pomada certa, peça indicação de pessoas que já testaram algumas marcas.

  1. Saiba colocar a fralda

Uma forma de evitar assaduras é comprar uma fralda do tamanho ideal para o seu bebê. Quando muito apertadas, podem irritar e incomodar o bebê. Na hora de colocar a fralda, garanta que ela fique um pouquinho frouxa, ou seja, não aperte demais.

  1. Deixe o bebê secar

Antes de colocar a fralda, deixe o seu bebê secando ao ar livre. Se possível, aqueça o quarto para que ele não sinta frio. Isso evita que a umidade fique no corpinho dele e acabe fazendo com que ele tenha uma assadura.

  1. Pomada com antibiótico

Se você perceber que a assadura não sara, então comece a usar pomadas com antibióticos e antifúngicos. Isso irá eliminar a infecção e fazer com que o seu filho fique livre deste problema mais rápido. Antes de escolher a pomada, leve seu filho ao pediatra. O pediatra é o profissional ideal para te ajudar a escolher a pomada certa para o seu filho.

Se estiver com dúvidas sobre como higienizar e secar corretamente o seu bebê, também peça dicas ao pediatra. Ele saberá te orientar!

CONTINUE NO BLOG

Selecionamos conteúdos personalizados para você, clique e surpreenda-se

Recém-nascido resfriado: O que fazer para resolver esse terrível incomodo?
Como avaliar o melhor centro de educação infantil para o seu filho!
Seu filho recusa-se ir à escola – como resolver e fazê-lo gostar?
Como dar banho em recém-nascido?
Como cuidar do umbigo do bebê e prevenir complicações 
Como aliviar a cólica no bebê 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF