Concha amamentação: o que é e para que serve?

 1.560 Visitas  13 de maio de 2020  Kids Brasil
concha amamentação kids brasil

A concha de amamentação é um produto desenvolvido para auxiliar as mães que optaram pela amamentação natural no peito, e traz uma série de benefícios para tornar esse momento mais leve. Quer saber o que é esse item e como ele funciona? No post de hoje da Kids Brasil você vai ver de pertinho! Vamos lá?

Amamentação: um momento mais que especial

A amamentação é um momento único e insubstituível entre mamãe e bebê. Ela é repleta de cuidado, amor, carinho… Sentimentos que tornam esse período maravilhoso para estreitar os laços da maternidade.

Mas pouca gente sabe que amamentar não se resume a isso, apenas – muitas vezes, envolve também dor, tensão e uma série de dificuldades que somente quem passa por tudo isso entende de verdade.

Para nossa sorte, o mercado desenvolve a cada dia novos produtos que visam proporcionar mais praticidade ao nosso dia a dia, cuja função é resolver problemas simples e recorrentes da amamentação.

Absorvente para seio, sutiã especial, pomada apropriada, almofada… Todos esses itens são muito úteis nesse período, mas, entre esses produtos, não podemos deixar de lado um dos mais utilizados pelas mommies de todo o mundo, justamente pela praticidade que proporciona: a concha de amamentação.

O que é concha de amamentação?

concha amamentação benefícios kids brasil
A concha de amamentação pode corrigir problemas que geram dores nas mães e atrapalham a ingestão de leite pelos bebês 

A concha de amamentação é um objeto em formato de concha, com um orifício central para encaixar o mamilo. Trata-se de um aparelho de plástico ou silicone, feito para ser usado por baixo do sutiã.

Em variados modelos, a concha se adapta a todos os tipos de mamilos e apresenta finalidades muito práticas para as mamães.

Para que serve a concha de amamentação?

A concha de amamentação é muito procurado pelas mães que buscam diminuir a dor nos seios ocasionadas pelo atrito com os tecidos e também conter os vazamentos.

Mas a funcionalidade não para por aí. A concha serve para:

Para cada finalidade, existe um tipo mais compatível.

Tipos de concha para amamentação

Base flexível: este modelo é o mais indicado para coletar o leite que fica vazando e ainda protege os mamilos rachados.

Base rígida: esse modelo é ideal para corrigir o bico do peito;

Orifício grande: esse é o mais indicado para quando a intenção é apenas proteger e não corrigir.

Orifício pequeno: é útil para corrigir os mamilos planos e invertidos, por exemplo, mas é necessário cuidado redobrado, pois pode machucar.

Como é a concha ideal para mim?

A concha ideal deve apresentar algumas características básicas. A primeira delas é a transparência. É importante que seu material seja translúcido para que seja possível avaliar facilmente sua limpeza.

Além disso, é fundamental que ela contenha orifícios para garantir a ventilação e respiração do mamilo. Isso evita abafamento, que aliado à umidade do leite pode resultar em infecções e proliferação de fungos – além de novas rachaduras.

Outro aspecto importante é o tamanho do furo. Ele deve caber não somente o bico mas também uma parte da auréola. Se for muito pequeno, pode ocasionar lesões.

Na hora de escolher qual a melhor concha para você, leve em conta, além de tudo isso, o conforto. Cada seio e mamilo se diferem de mulher para mulher, então não existe um modelo ideal para indicar.

Você deve se sentir bem utilizando o aparelho, sem desconfortos, dores ou incômodos. Considere as características mencionadas e aposte em um modelo com o qual você se adapte bem.

Cuidados com a concha

concha amamentação como comprar kids brasil
É preciso verificar alguns detalhes antes de comprar a sua concha de amamentação 

Os cuidados ao utilizar a concha devem ser, especialmente, em relação à higiene e tempo de uso. Veja as precauções:

Higiene: a limpeza adequada e frequente desse equipamento é muito importante para a sua saúde. Se houver leite retido dentro do recipiente, ao ser associado ao calor e abafamento, há uma grande chance de fungos e bactérias se desenvolverem e contaminarem os mamilos e o leite armazenado.

Faça a higienização diária com água quente e jamais dê o leite armazenado para o bebê.

Tempo de uso: para ficar bem fixada, a concha produz uma pressão contra o seio. Por isso, é importante evitar usar o dispositivo por muito tempo seguido – a pressão pode diminuir a circulação da região e propiciar casos de mastite ou ingurgitação mamária.

Use por, no máximo, 3 horas diariamente e evite dormir com o aparelho.

Tomando os cuidados necessários, a concha é um item muito útil para o seu dia a dia de amamentação. No entanto, ele não é uma regra para todas as mamães – e sim, a principal indicação é para as mulheres que estão tendo alguma dificuldade no amamentar, dor ou precisam de correção.

Esse post foi útil para você? Esperamos que sim! Aqui, em nosso blog, temos muitos conteúdos relacionado, com dicas valiosas para mamães de todas as viagens. Não deixe de conferir – nossas postagens são semanais.

Até a próxima!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos