Desenhos animados: propostas educativas e divertidas

 588 Visitas  11 de novembro de 2020  Kids Brasil
Duas crianças sentadas no sofá assistindo desenho no notebook

Em meio a tanta disponibilidade de conteúdos digitais que encontramos por aí, entreter a garotada nem sempre é tarefa fácil, mais ainda quando o assunto é entreter com conteúdos de qualidade.

No entanto, felizmente, sempre podemos contar com conteúdos atemporais e atrativos como os desenhos animados que perpassam a história sempre educando as crianças de forma dinâmica e com pitadinhas de humor.

Inclusive, você em sua tenra infância já deve ter soltado altas gargalhadas em frente a telinha com programações matinais de desenhos animados. Quem poderia esquecer do clássico Tom e Jerry, das trapalhadas do Pica-Pau e das aventuras do Bob Esponja na Fenda do Biquini?

Família assistindo desenho no computador em frente à árvore de natal

É certo que os desenhos animados sempre farão parte da infância de toda criança, e com os avanços da internet essas produções tendem a adquirir novas formas para atender um novo público, este cada vez mais digital.

Assim, até poderíamos voltar ao passado e reviver alguns desenhos clássicos, pontuando os nobres ensinamentos que eles podem nos trazer.

Ora, quem poderia discordar de que as meninas Super Poderosas nos ensinam sobre o empoderamento feminino e o companheirismo entre irmãs? E quem poderia questionar que os Flinstons nos propulsionam a valorização dos laços familiares? E o que dizer do Scooby Doo, que nos ensina o verdadeiro valor da amizade e a enfrentarmos os nossos medos?

Mas, embora o passado seja uma grande mina cultural, hoje ele não será nosso foco. Na verdade, optamos deliberadamente por aproveitar os desenhos mais atuais que encerram em si mesmos propósitos educativos.

Assim, com a visão de que os desenhos animados podem ser ótimas propostas pedagógicas, disponibilizamos no post de hoje 6 dicas de desenhos animados educativos para o entretenimento responsivo da garotada.

Desenhos animados educativos para entreter os pequenos

É fato que os desenhos animados perpassam a infância de milhões de crianças. Com linguagem de fácil compreensão, gráficos atrativos, coloridos e personagens cativantes, os desenhos animados são grandes provas de que é possível sim entreter e educar ao mesmo tempo.

Família assistindo desenho no sofá da sala com o notebook no colo

E o mais legal é que contando com mecanismo sonoros, os desenhos infantis são perfeitos auxiliares no desenvolvimento infantil, além de estimularem através de dinâmicas lúdicas a capacidade imaginativa e a criatividade da garotada.

Pensando nisso, trouxemos a você 6 propostas de desenhos animados educativos para divertir os pequenos bem como estimular o desenvolvimento de suas faculdades psicomotoras. Confira a seguir!

Show da Luna

Luna é uma garotinha de 6 anos que adora ciências e faz da Terra o seu laboratório de experiências. Junto com seus irmão e seu amigo um tanto quanto peculiar, um furão chamado Cláudio, a curiosa Luna explora o mundo científico testando e comprovando hipóteses ao decorrer do dia e, sempre que possível, utiliza de seus poderes para dissolver as suas dúvidas.

O interessante do Show da Luna é que a protagonista ensina as crianças sobre diversas experiências científicas ao mesmo tempo que as realiza. Além disso, os episódios possuem músicas que auxiliam no desenvolvimento da fala da garotada, além de deixar o desenho ainda mais dinâmico e interativo.

Charlie e Lola

A trama deste desenho animado gira em torno da pequena Lola de 4 anos e seu irmão Charlie de 7 anos, que possuem uma relação extremamente cativante e comovente.

A cada episódio o irmão mais velho tenta passar alguma lição para Lola sobre as sutilezas da vida por meio da imaginação, sejam valores e princípios morais ou até mesmo sobre a realização de tarefas do cotidiano, e com os ensinamentos de Charlie quem mais aprende é o público que lhes assiste.

Doutora Brinquedos

Espelhada na mãe, a talentosa Dottie pensa em ser médica, curando todos os seus brinquedos que sofrem de enfermidades, daí deriva o nome do desenho – Doutora Brinquedos.

Aproveitado ao máximo os limites da imaginação, a garota com a ajuda de seu estetoscópio dá vida às suas bonecas e bichinhos de pelúcia enfermos e passa a se comunicar com cada um deles. Na companhia de seus amigos e com a ajuda do “O Grande Livro dos Dodóis”, Dottie diagnóstica os seus brinquedos e os auxilia a se sentirem revitalizados novamente.

País e filhos sentados no sofá assistindo desenho na televisão

Com a doutora brinquedos as crianças podem aprender informações sobre saúde e bem estar, na medida em que cada episódio é um novo aprendizado sobre a importância de se manter saudável, não só ao decorrer da trama, mas também nas cenas dos créditos finais, onde Dottie vem dar lições valiosas.

Mundo Bita

Produção brasileira, o desenho Mundo Bita é uma introdução musical de inclusão social, respeito e igualdade de gênero. Os clipes musicais conferem ao desenho maior interatividade da criançada, visto que elas podem acompanhar as letras educativas e dançar ao ritmo envolvente das melodias.

Contando com uma produção visual impecável, com desenhos de cores vibrantes, Mundo Bita é uma animação gostosinha e divertida de assistir. As lições transmitidas perpassam os mundo humano, na verdade, são lições que estimulam a consciência de que todos os tipos de vida são dignas de respeito, esta talvez seja a maior justificativa para que esta grande produção nacional entre em nossa lista.

Patrulha Canina

Liderados pelo pequeno Ryder um grupo de cachorros se reúnem em busca do bem comum da cidade, resolvendo enigmas e dissolvendo grandes desafios com o auxílio de um grupo de corajosos cães chamamos de Patrulha Canina.

A começar pela diferença de raças de cães, a animação já nos evidencia um grande ensinamento ligado à importância da união para a conquista de um mesmo e único propósito.

Com uma linguagem simples, Patrulha Canina vem ensinar para as nossas crianças o verdadeiro valor de princípios como: a credulidade, companheirismo, proatividade, coragem e empatia.

Estimulando o trabalho em equipe, os cãezinhos nos mostram que nenhum ser humano é uma ilha e que precisamos do trabalho mútuo para alcançar determinados propósitos, e nisto consiste a vida em sociedade.

Hora do Justin

Hora do Justin é um grande desenho para desenvolver a criatividade e imaginação da garotada, visto que o protagonista (Justin) embarca em uma série de aventuras com o poder do pensamento junto de seus amigos imaginários.

No transcorrer da trama de cada episódio, temos a pauta de uma série de valores morais para melhor propiciar a vida em comunidade. Além disso, o desenho nos leva a revisitar o passado, com aventuras vividas em diferentes culturas e povos como os romanos, egípcios, vikings e indianos, apresentando ao público infantil noções básicas e elementares histórico-geográficas, vale a pena conferir.

Agora que você já tem uma lista de conteúdos ricos em mãos que tal colocar a garotada na sala, fazer uma pipoca e maratonar um desses desenhos? Temos certeza que as crianças irão adorar e aprenderão muito se divertindo para valer.

E para não perder nenhum post que publicamos aqui no blog, não deixe de seguir a Kids Brasil no Instagram, lá você fica por dentro da nossas postagens e também das melhores tendências da moda infantil.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto