Dor de ouvido em bebê: como aliviar

 23.607 Visitas  29 de agosto de 2018  Rock Content
Bebê com dor de ouvido

A dor de ouvido em bebê e a dor de ouvido em crianças normalmente são causadas por uma inflamação ou infecção no ouvido conhecido como otite, sendo uma situação relativamente comum.

Geralmente, esta dor pode ser ocasionada pela entrada de água no ouvido, causando uma inflamação ou infecção, ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos dentro do ouvido do bebê ou da criança, principalmente proveniente das secreções típicas de gripes e resfriados.

Segundo alguns dados, de cada dez crianças sete sofrem pelo menos uma vez, com a infecção por otite, que pode atingir a parte externa ou média da orelha. Além disso, o problema nem sempre é identificado rapidamente e, se não cuidado de forma correta, pode se tornar recorrente. Assim, é muito importante saber como aliviar a dor de ouvido em bebê e a dor de ouvido em crianças.

 

Como identificar a dor de ouvido em bebê?

Normalmente, é muito difícil saber se o bebê ou a criança estão resfriadas ou se estão com otite, pois ambas apresentam febre, além de possuírem muita irritabilidade ou dor ao engolir.

Além disso, outro sinal é quando eles mexem na orelha e ficam inquietos demais, diferentes do seu estado normal. Assim, é importante que os pais saibam como aliviar a dor de ouvido em bebê e a dor de ouvido em crianças.

Para identificar quando o bebê tem dor de ouvido, perceba, ele pode começar a chorar ou empurrar o peito da mãe depois do início de cada mamada pelo fato de doer para mamar e engolir. Assim, se isso ocorrer é importante leva-lo ao médico.

Outro sinal quando o bebê possui dor de ouvido é o aparecimento da infecção com cheiro ruim ou secreção no ouvido, além de sintomas, como irritabilidade, choro, falta de apetite, dificuldade para mamar, quando ele coloca a mãozinha na orelha muitas vezes, dificuldade em repousar a cabeça do lado da infecção e balançar a cabeça para os lados muitas vezes.

 

Como tratar ou aliviar a dor de ouvido em bebê e crianças?

No caso dos bebês que são mais frágeis, os médicos geralmente receitam antibióticos quando se tem infecção bacteriana. A localização da infecção pode fazer com que ela se transforme em outros quadros, como a meningite, por exemplo, portanto os pediatras preferem adotar a máxima atenção e com isso acabam receitando medicamentos para o tratamento.

Já no caso de crianças, existem diversos estudos mostrando que é possível esperar alguns dias antes de administrar o antibiótico. Isso acontece pois com o tempo, pode ser que a infecção desapareça sozinha. Entretanto, se as infecções forem muito recorrentes, é necessário procurar por um médico especialista. Ele fará uma avaliação das funções auditivas da criança e dará um diagnóstico preciso.

 

Tratamento para dor de ouvido em bebê

Os pais normalmente sempre estão em busca de informações sobre como aliviar a dor de ouvindo em bebê e a dor de ouvido em crianças. Assim, é importante que elas saibam que o tratamento para a dor de ouvido pode ser feito por meio da ingestão de remédios analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios. No caso do uso dos antibióticos, estes só devem ser usados quando a infecção é causada por bactérias.

 

Algumas dicas

O que comer?

Quando ocorre a dor de ouvido em bebê ou a dor de ouvido em criança é extremamente importante que no tratamento seja incluso uma boa alimentação. Ela deve ser composta de muitos líquidos e comidas pastosas. Alguns exemplos são sopas, purês, iogurtes e frutas amassadas.

Normalmente, este cuidado é importante, pois muitas vezes a dor de ouvido está relacionada com a dor de garganta. Nesses casos, o bebê ou a criança pode acabar sentindo dores ao engolir os alimentos. Assim, quanto menos irritação houver na garganta, melhor ele irá se alimentar e mais rápido irá se recuperar.

Medicação

Um dos remédios caseiros para dor de ouvido em bebê é o uso de uma fralda. Ela deve ser aquecida com o ferro de passar roupa e colocada perto do ouvido do bebê. Isso pode aliviar momentaneamente a dor.

Porém, a única forma de se certificar da dor de ouvido em bebê  é a consulta em um médico especialista, que realizará o diagnóstico adequado, para que não ocorram maiores riscos e complicações.

 

CONTINUE NO BLOG

Selecionamos conteúdos personalizados para você, clique e surpreenda-se

Recém-nascido resfriado: O que fazer para resolver esse terrível incomodo?
Como avaliar o melhor centro de educação infantil para o seu filho!
Seu filho recusa-se ir à escola – como resolver e fazê-lo gostar?
Como dar banho em recém-nascido?
Como cuidar do umbigo do bebê e prevenir complicações 
Como aliviar a cólica no bebê 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto