Quer dormir melhor na gravidez? Veja como!

 845 Visitas  24 de abril de 2020  Edgar Faria
dormir melhor na gravidez

Todos te falam para aproveitar a gestação para dormir, pois logo terá um bebê que irá precisar de você durante a madrugada. Mas como fazer isso com um barrigão que incomoda a cada vez que você se deita? As futuras mamães sofrem com esse problema e com a combinação desagradável de muito sono e dificuldade de descansar. Contudo, há uma boa notícia: é possível dormir melhor na gravidez!

Para isso, é importante entender o que acontece em cada fase da gestação e os meios de amenizar os principais desconfortos, sejam eles físicos ou emocionais, como a ansiedade que está a mil durante os noves meses.

Então, separamos as melhores dicas de como ter um sono dos anjos durante cada etapa da gestação. Confira na leitura:

Primeiro trimestre: mantenha os mesmo cuidados

O primeiro trimestre de gravidez é marcado pela sonolência gerada pelos hormônios. Portanto, é recomendado que, sempre que puder, você descanse. 

No entanto, não é necessário ter nenhum cuidado mais específico para esses momentos. Apenas mantenha o quarto arejado, no escuro ou com uma iluminação fraca, em silêncio e use roupas confortáveis. Isto é, os mesmos bons hábitos que devem ser mantidos por todas as pessoas.

O que pode atrapalhar a dormir melhor na gravidez durante essa fase é a ansiedade. É comum a descoberta da gestação gerar alguns medos e inseguranças, que atrapalham na hora de descansar. A dica principal é conversar com o parceiro, familiares e amigos para desabafar e trocar experiências. Além disso, tomar um leite quente ou chás também podem ajudar.

Todavia, quando esses sentimentos forem excessivos e incomodarem na rotina diária, não tenha vergonha de buscar a ajuda de um psicólogo.  

Como dormir melhor na gravidez - primeiro trimestre
O truque da vovó de beber leite para ajudar a pegar no sono pode ser bastante útil durante a gravidez

Segundo trimestre: a barriguinha já aparece

O segundo trimestre é conhecido por sua tranquilidade: os primeiros sintomas de gravidez desaparecem e você se sente mais disposta. Porém, algumas mulheres já percebem certas dificuldades na hora de dormir por conta da barriga, mesmo que ela ainda não seja tão grande.

Assim, o que mais se orienta é deitar de lado. Dessa forma, não há o risco de sentir falta de ar, como ao ficar na posição de barriga para cima. 

Outro fato que pode atrapalhar é a maior sensação de calor comum nessa época. Portanto, use roupas mais leves e soltas e tente deixar o quarto mais fresco. 

As câimbras também podem atrapalhar. Porém, praticar exercícios físicos é uma maneira de evitá-las. Massagens nas pernas são outras alternativas para amenizar o problema. Converse com o seu médico sobre o que ele recomenda para amenizar esse desconforto.

Tem como dormir melhor na gravidez durante o 3º trimestre? Sim!

O terceiro trimestre é considerado o pior quando o assunto é dormir. O tamanho da barriga deixa poucas posições confortáveis e a ansiedade pela chegada do bebê também marca presença. Tudo isso junto com o cansaço característico desta etapa final. 

Então, a principal tática é deitar de lado para o sentido esquerdo. Com isso, o peso não comprime a veia cava e não interrompe a oxigenação e fluxo de sangue entre mãe e filho.

Além disso, os travesseiros serão seus grandes aliados. Coloque mais um na cabeça para ajudar na respiração e outro debaixo da barriga para dar maior sustentação a essa área. Já usar outra almofada entre as pernas fará com que o quadril fique melhor encaixado.

No entanto há mais um fator que pode incomodar: a necessidade constante de urinar. Afinal, o tamanho do bebê pressionará a sua bexiga. Para resolver isso, basta evitar beber líquidos cerca de duas horas antes de ir para a cama e, assim, você não terá o sono tão interrompido.

Também deve-se ter atenção com os alimentos do jantar. Prefira refeições mais leves, menos gordurosas e em menor quantidade. Esses hábitos irão evitar azias, enjoos e outros desconfortos abdominais que possam surgir à noite. 

Como dormir melhor na gravidez - primeiro trimestre
Usar muitos travesseiros torna o sono mais tranquilo no terceiro trimestre de gestação

Você tem sonhos ruins?

Muitas grávidas relatam que sofrem com pesadelos durante a gestação. Infelizmente, não há nenhuma técnica garantida para evitá-lo. O que se recomenda é que a mulher tente ter pensamentos positivos na hora de ir para a cama. 

Quando isso não é o suficiente, vale as mesmas orientações dadas no início desse texto: conversar, trocar experiências, contar as angústias para o parceiro e entender que tudo foi apenas um sonho.

Todavia, sempre relate esses problemas ao seu médico. Ele saberá quando for necessário intervir com alguma terapia ou medicamento. 

Caso tenha restado alguma dúvida sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários. Também compartilhe com a gente as suas táticas para ter noites mais tranquilas enquanto está à espera do seu filhote. 





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