Mentes inquietas: entenda o diagnóstico de TDAH

 3.635 Visitas  1 de setembro de 2017  Rock Content
Criança deitada e lendo

A sigla TDAH define um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, pode acometer crianças e adultos. Caracteriza-se por uma modificação no funcionamento mental. Hoje, a Kid’s Brasil trouxe esse texto para ajudar os pais a entenderem melhor o transtorno.

Este transtorno independe das etnias, níveis de escolaridade ou nível sócio econômico. Normalmente, o diagnóstico ocorre um pouco tarde por ser difícil de reconhecer e identificar os sintomas do TDAH.

Reconhecido mundialmente, esse transtorno neurobiológico pode ser um grande problema na idade escolar, devido as reações apresentadas por que tem TDAH. O olhar observador dos pais e dos professores, irá direcionar se a criança está apresentando TDAH na escola.

 

Desvendando o TDAH

 Em que consiste o Transtorno de TDAH?

O TDAH é um transtorno neurobiológico, com origens genéticas. Sabe-se que o cérebro apresenta uma modificação na neuroquímica cerebral, alterando o metabolismo, principalmente nas regiões pré-frontal e pré motora do cérebro.

A falha no funcionamento da região frontal, podem levar a alterações de desatenção, impulsividade e inquietação. Os aspectos hereditários possuem uma grande parcela de importância na realização do diagnóstico.

Além da genética ser um dos principais motivos para as causas do transtorno, essas podem variar, até hoje não se descobriu um motivo certo para a síndrome, o fato é que ela pode estar ligada a um ou mais fatores, a respostas do desenvolvimento desta síndrome está diretamente ligado ao organismo de cada pessoa, sendo que a origem do TDAH pode ser:

 

Os sintomas podem variar de gêneros, sendo que geralmente nas meninas prevalece a desatenção e nos meninos predomina a hiperatividade e a impulsividade. A hiperatividade exteriorizar-se mais facilmente, o diagnóstico feminino as vezes passa despercebido.

Somente o médico especialista pode dar o real diagnostico do TDAH, nenhuma outra pessoa é capaz de comprovar e diagnosticar alguém com tal síndrome, é muito importante a visita ao médico em caso de suspeita de TDAH, isso facilitará muito na hora de repensar a forma como os conteúdos são apresentados para as pessoas.

 

Sintomas do TDAH

De acordo com as pesquisas médicas, o TDAH é explicado quimicamente pelas alterações dos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina), que compreende a substancias que passam as informações para os neurônios.

Entre os Sintomas apresentados por quem tem TDAH podem ser citados:

Tratamento do Transtorno TDAH

Quando diagnosticado o TDAH, através de um questionário e informações sobre a rotina e a apresentação dos sintomas é necessário um tratamento realizado através de:

 

A família e a escola são partes responsáveis por diagnosticar esse transtorno em uma criança, sendo que pais e professores devem estar atentos. Muitas vezes as problemáticas encontradas em uma sala de aula estão relacionadas com problemas de TDAH.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos