O cocô do bebê: tudo o que você precisa saber

 469 Visitas  9 de setembro de 2020  Kids Brasil
Mulher trocando a frauda com cocô do bebê

Esse é aquele típico assunto sobre o qual nunca conversamos até termos um filho, não é mesmo? Até porque, falar de cocô ainda é um assunto proibido para muitas pessoas. Mas, com o cocô do bebê não tem jeito, precisamos falar!

Sabemos o anseio e a preocupação das mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, em entender quando as fezes do bebê estão saudáveis ou com indicativos de alguma doença.

Na verdade, as alterações visíveis a olho nu nas fezes de seu bebê podem ser causadas por diversos fatores, como problemas gastrointestinais, alterações no leite e até mesmo pela ausência de amamentação.

Sim, você leu certo, a amamentação influencia no ritmo  digestivo do bebê e a lactose presente no leite materno cria uma flora que regula a atividade intestinal da criança. Por isso, a amamentação é tão importante na vida biológica dos bebês.

Não obstante, bebês que consomem leites sintéticos tendem a ser mais ressecados, tendo mais dificuldade de evacuar, além de não fazerem cocô com tanta frequência, devido ao retardo do processo digestivo.

Mas, afinal, como saber se o cocô do bebê está normal? O que as alterações nas fezes nos indicam? As respostas a essas perguntas você confere a seguir.

Averiguando a textura das fezes

Uma forma efetiva de analisar se as fezes do bebê estão apontando para o indício de alguma doença é através da análise da textura dos excrementos. 

Geralmente, as fezes de um recém nascido tende a ter uma consistência mais pastosa, quando estão sob o processo de amamentação e isto é o esperado. No entanto, quando as fezes estão muito líquidas, eis  um forte indício de que a criança pode estar com algum problema gastrointestinal.

Mulher trocando a frada do bebê

Bebês que comumente se alimentam de fórmulas de leite, tendem a ter mais diarréia do que aqueles que estão sendo amamentados, posto que o leite materno é rico em microrganismos responsáveis por equilibrar a flora intestinal.

Em contrapartida, fezes muito duras podem indicar constipação e prisão de ventre, ou seja, o bebê muito provavelmente está com a flora intestinal desregulada. Assim, quando perceber um cocô mais sólido, é importante atentar-se se o bebê está apresentando dores, o que pode sugerir possíveis infecções intestinais.

Cheiro forte nas fezes do bebê é sinal de doença?

Bebês que se alimentam de fórmula, geralmente, excretam fezes com um cheiro mais forte do que aqueles que se alimentam de leite materno. 

Contudo, o cheiro do cocô do bebê está muito atrelado a sua alimentação. Não tão raro, quando vamos trocar o bebê, percebemos que as fezes estão exalando o cheiro prototípico dos alimentos que acabaram de ingerir.

No entanto, se perceber que o bebê está com o ventre estufado e o cocô com um forte odor, talvez a criança esteja com sobrecarga de lactose no organismo, ou ainda, algum problema intestinal mais grave. 

De todo caso, é sempre bom averiguar.

Cores do cocô do bebê: o que querem dizer?

A cor do cocô dos bebês pode sinalizar o tipo de alimentação que a criança está recebendo bem como algum problema de saúde. Portanto, vale a pena conferir ao que corresponde cada cor das fezes dos bebês.

Verde

No geral, os bebês, assim quando nascem, excretam fezes com coloração esverdeada, devido ao mecônio. No entanto, se perceber que às fezes verdes encontram-se ainda espumas, isto é um sinal de que há muita lactose no organismo da criança.

Bebê dentro do berço olhando para a câmera

Nesse sentido, em mães que sofrem de hiperlactação, é bem provável que os seus bebês possuam sobrecarga de lactose no corpo, corroborando assim para a exceção de fezes esverdeadas.

Fezes verdes também podem indicar alterações no organismo, como infecções ou ainda um efeito colateral de algum antibiótico.

Amarela

Essa é a cor mais comum ao cocô dos bebês. Principalmente daqueles que se alimentam com fórmulas láctea, podendo chegar até a tons terrosos mais escuros. No entanto, fezes amareladas em forma líquida, podem sinalizar desregulagem intestinal.

Branca

Fezes brancas podem indicar problemas no fígado, devido a ausência de bile, aquele líquido que é produzido pelo fígado que tem como função digerir gorduras e que responde pela cor escura do cocô.

Marrom

Em linhas gerais, a coloração marrom escura nas fezes dos bebês pode indicar a presença de rajas e escarros de sangue, o que sugere algum tipo de lesão intestinal. No entanto, se o bebê tiver sido introduzido a uma suplementação de ferro, comumente, vai excretar fezes em tons de marrom.

Vermelha

Fezes vermelhas requerem muito cuidado, posto que são um sinal de alerta, podendo indicar sangue nas fezes e, possivelmente, infecções no intestino do bebê, alergia alimentar e hemorróidas. 

Assim, caso o bebê não tenha se alimentado com nenhum alimento de coloração vermelha, como beterraba, e o cocô estiver rosado ou vermelho, é importante buscar um pediatra para averiguar as possíveis causas da excreção.

Frequência: qual é a normal?

Nas primeiras semanas de vida, os bebês tendem a evacuar com uma maior frequência durante o dia. Não tão raro, após a amamentação temos que trocá-los muitas vezes. Isto se deve ao fato da digestão ser rápida e o organismo estar dando os primeiros passos para o equilíbrio e manutenção da flora intestinal. Com o passar do tempo a frequência vai ficando cada vez menor.

Bebê sorrindo de frauda em cima da cama

Então, não se assuste se tiver que trocar a fralda da criança mais de 6 vezes durante o dia.

Por fim, é sempre bom lembrar que caso o cocô do bebê apresente alterações muito nítidas, destoando da normalidade é importante buscar um médico para investigar mais de perto as causas e garantir soluções efetivas.

Gostou do post?  Esperamos que com essas informações você tenha um parâmetro de análise para saber se o cocô de seu bebê está normal. Para mais conteúdo como esse, acompanhe o nosso blog. Aqui apresentamos sempre conteúdos úteis para melhor ajudar os papais e mamães nessa grande empreitada que é ter um filho. Além disso, siga a Kid’s Brasil no Instagram e fique por dentro desse universo tão belo dos bebês.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto