Enxoval de bebê barato: 10 dicas infalíveis!

Todos os pais ou futuros pais sabem que ter um filho não é barato. Além dos inúmeros cuidados médicos que o novo membro da família precisa, o gasto continua com comidas, itens pro quarto e roupas. Nessa hora, fazer um enxoval de bebê barato é uma solução que pode agradar muitos pais.
Existem diversas dicas para aqueles que querem poupar algum dinheiro com as peças do bebê. Pensando nisso, separamos 10 dicas infalíveis de como montar um enxoval de bebê barato e deixar sua família (e seu bolso) mais feliz.
1. Guarde dinheiro durante a gravidez
Durante a gestação, vá fazendo uma poupança para montar o enxoval de bebê. Poupe mensalmente uma quantia de dinheiro e destine-a exclusivamente para a compra do enxoval. É a forma mais eficaz de comprar os itens necessários para o bebê sem comprometer o orçamento familiar.
Além disso, poupando mensalmente, você tem poder de barganha com o vendedor, já que o pagamento da compra será à vista. Quem paga à vista sempre consegue desconto maior.
Outra vantagem de reservar dinheiro mensalmente para o enxoval é que você pode aproveitar promoções sazonais, como troca de coleção, feiras de queima de estoque e Black Friday, e ir comprando o que precisa aos poucos. Com planejamento, tudo fica melhor.
2. Não visite lojas com tanta frequência
Sempre que passamos em frente a uma loja e olhamos alguma coisa que gostamos, ficamos tentados a gastar dinheiro. E em compras para os bebês não é diferente.
A dica é evitar frequentar muitas lojas de crianças para não gastar impulsivamente para seu filho que ainda não nasceu. Dessa maneira, você evita perder roupas antes mesmo da criança usar. Por isso, reduza o número de saídas às ruas de comércio e aos shoppings e foque em poupar dinheiro para comprar o enxoval à vista.
3. Faça uma lista do que você realmente vai precisar
Escreva tudo aquilo que você realmente vai precisar para fazer um enxoval de bebê barato. Seguindo a lógica da dica anterior, saber exatamente o que você precisa para o seu bebê, evita gastos desnecessários.
Faça listas de compras! Pode ser em um papel ou em algum aplicativo de celular. Uma ideia é classificar por prioridade – que são aqueles itens que seu bebê vai precisar primeiro, logo que nascer. Outros produtos, que não serão de utilização imediata, podem esperar um pouquinho.
4. Faça um chá de bebê
É uma ótima maneira de reunir amigos e ainda ganhar presentes para o bebê. Você pode fazer uma lista de chá de bebê, com itens que mais precisa, e deixar como sugestão de presente para os seus convidados.
Essa lista pode contemplar produtos de higiene pessoal, roupas, sapatinhos, brinquedos e roupas de cama e banho. O chá de fraldas é uma opção muito comum hoje em dia, tendo em vista a quantidade de fraldas que os bebês utilizam nos primeiros meses. É um presente útil para as mamães e que alivia o bolso!

Os presentes do chá de bebê são bem-vindos em um período de gastos extras em casa
Se você optar pelo chá de fraldas, faça uma lista de presentes indicando o tamanho desejado. Peça mais de um tamanho para acompanhar as fases de desenvolvimento do bebê. Para saber a quantidade de cada tamanho, veja quantas fraldas o seu bebê pode usar por dia.
- RN: 8 a 10 fraldas
- XP/RN+: 7 a 8 fraldas
- P: 6 fraldas
- M: 5 fraldas
- G: 5 fraldas
- XG: 4 fraldas
- XXG: 4 fraldas
5. Aceite doações de roupas de bebê
Sempre pensando em como economizar no enxoval do bebê, muitas pessoas aceitam receber doações. Isso não é uma coisa ruim, muito pelo contrário. Roupas infantis, especialmente de recém-nascidos, são usadas por pouco tempo, já que a cada semana o bebê cresce muito.
Você pode trocar roupas com amigas ou familiares. São grandes as chances de receber peças praticamente novas.
6. Converse com outras mães
Conversar com outras mães é um jeito bem “vida real” do que realmente é indispensável comprar para o enxoval do bebê e o que não é tão necessário assim e pode ter a compra adiada.
É claro que cada experiência é diferente, mas trocando ideias com outras mães você pode ter uma base do que é fundamental ter no enxoval. Para as amigas mais próximas, você pode até perguntar quanto gastaram para comprar o enxoval, quais lojas têm preços melhores, quais as melhores marcas e modelos.

Peça dicas a outras gestantes para fazer um enxoval de bebê barato
7. Pesquise os preços
Uma maneira simples de economizar no enxoval do bebê é pesquisando preços. Não saia comprando tudo na primeira loja que entrar. Faça cotação de preços em várias lojas, anote os valores e as condições de pagamento.
Lojas on-line costumam ter preços melhores do que estabelecimentos físicos. Uma ótima dica é assinar as newsletters das lojas para obter cupons de desconto e ainda receber conteúdos sobre gestação e cuidados com os bebês.
Converse com amigas e colegas de trabalho que estão grávidas ou tiveram filhos recentemente e peça indicações de lojas. Nada melhor do que a opinião de quem já teve experiência com o serviço.
8. Compre roupas de qualidade
Os recém-nascidos crescem muito rápido e perdem a maioria das suas roupinhas. Procure priorizar a qualidade dos produtos para usar o máximo possível.
Uma peça de uma marca que se preocupa com a qualidade, como a Carter’s, vai durar muitas lavagens e se manter como recém-comprada. Sem contar que ao preferir roupas de bom acabamento, tecido durável e macio na pele, você evita novos gastos.
É melhor ter roupinhas em quantidade reduzida, mas de alta qualidade, do que muitas peças que se deterioram facilmente.

Roupas de qualidade superior resistem a várias lavagens e se mantêm como novas
9. Resista a aparelhos eletrônicos
Dentre os itens para a segurança do bebê, muitos aparelhos eletrônicos podem ser bem tentadores, mas podem pesar no orçamento e não serem tão úteis quanto prometem.
Para vigiar o bebê remotamente, escolha uma babá eletrônica simples, apenas com som. Há modelos a partir de R$ 150. Um equipamento simples será suficiente e não vai encarecer tanto o enxoval de bebê.
10. Verifique a época do ano em que o bebê vai nascer
Pensando em fazer um enxoval de bebê barato você deve verificar em que estação do ano seu filho vai nascer para que possa comprar roupas e itens adequados.
Assim, você evita gastar dinheiro com coisas sem urgência e pode se programar para ir adquirindo outras peças com o tempo.
Se o bebê nascer nos meses de primavera e verão, a prioridade no enxoval, quando se fala em roupas, deve ser: body, macacão, camiseta e pijama. Sempre opte por tecidos naturais e leves, como o algodão. Agora, se for no outono/inverno, providencie luvas, gorros e meias quentinhas. Compre também um casaco e um macacão felpudo e de manga comprida. O ideal é fazer camadas de roupa, começando por um body de manga curta, um macacão e um casaco.
Gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter para receber materiais sobre cuidados com o bebê. Preencha o formulário abaixo!