Fases do bebê: saiba quais são e como identificá-las

 6.448 Visitas  24 de junho de 2020  Kids Brasil
fases do bebê kids brasil

Durante o primeiro aninho de vida, os bebês passam por mudanças extremamente significativas em suas vidinhas. Essas mudanças são agrupadas em momentos, as chamadas fases do bebê.

Essas fases são tão aceleradas que, de um mês ao outro, o bebê passa por intensas transformações biológicas, físicas e psicológicas. Entender em qual fase do desenvolvimento cada pequeno está é primordial para que mamães e papais saibam como agir para garantir o conforto e o bem-estar de seus filhos.

Cada período desses 12 meses possui características particulares e toda criança dá sinais de quando passa por eles, o que nos permite dar todo o suporte para nossos filhotes enquanto eles se desenvolvem.

Para que você entenda tudo sobre as fases do bebê e saiba quando seu fofuxo estiver passando por elas, preparamos um post completo sobre o assunto. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre desenvolvimento infantil!

O desenvolvimento infantil no primeiro aninho de vida

Como você já sabe, durante esse primeiro aninho de vida, seu bebê vai passar por transformações essenciais para que possa se desenvolver de forma saudável e perspicaz. Você deve acompanhá-lo pacientemente durante essa jornada de evoluções e conquistas!

Sempre estimule seu filhote a aprender e a descobrir coisas novas, sobretudo durante esse período de intensas modificações. Isso faz com que o cérebro do fofuxo esteja sempre ativo e crie muitas novas conexões.

Pode parecer muita coisa, mas não se desespere! Para que você possa entender direitinho todos os processos que acontecem por dentro do rostinho fofo e do corpinho delicado, listamos as principais fases do desenvolvimento infantil durante o primeiro aninho. Veja só:

1 aos 6 meses: muitas, muitas mudanças!

São tantas e tantas mudanças que fica até difícil listá-las! Durante esse período, elas acontecem incessantemente no interior do seu fofuxo, de forma que os 6 primeiros meses de vida são os mais importantes na vida de todo ser humaninho.

Mês a mês, novas transformações se somam às anteriores e resultarão, mais à frente, em uma criança sapeca, cheia de energia e perfeitamente saudável! Olha só as principais fases desse primeiro período:

1. Fase dos sentidos

fases do bebê visão kids brasil
Nos primeiros meses de vida, a visão do bebê é pouco desenvolvida

Essa fase é caracterizada pelo desenvolvimento dos sentidos do bebê. Ao nascer e até os 6 meses de vida, todos os bebês são míopes, isso é, têm a visão muito pouco desenvolvida, com um alcance que varia entre 25 e 30 centímetros.

Isso mesmo! Os bebês veem o mundo como grandes borrões de cores e formas embaçadas, e durante a fase dos sentidos, desenvolvem suas retinas e seus músculos oculares para, a partir dos 6 meses, enxergarem o mundo como os adultos o fazem.

Outros sentidos, principalmente a audição, já estão completamente desenvolvidos ao nascer, isso porque esse sentido se desenvolve lá no quinto mês da gestação e, por essa razão, o bebê já é capaz de identificar sons e distingui-los com pouco dias de nascido.

Uma ótima dica para estimular o desenvolvimento da visão é investir em objetos decorativos como móbiles cheios de cores, para que o bebê vá aprendendo a interpretá-las e diferenciá-las.

2. Fase psíquico-afetiva

Essa fase tem início aos dois meses de idade e estende-se por toda a vida dos fofuxos. Logo nesse período, os bebês começam a demonstrar os famosos sorrisos, deixando-os ainda mais fofos!

Esse sorriso, chamado de “sorriso social”, indica que o desenvolvimento psíquico-afetivo dos pequenos estão a todo vapor, e isso é muito bom. É muito importante a demonstração de afeto entre os pais e seu filhote durante essa fase do desenvolvimento infantil.

3. Fase dos reflexos

fases do bebê reflexos kids brasil
Agarrar objetos é uma das características da fase dos reflexos

A fase dos reflexos acontece simultaneamente à fase psíquico-afetiva, no segundo mês de vida. Durante esse período, o bebê desenvolve reflexos automáticos ante a determinadas ações, como virar a cabeça em direção aos sons.

Além disso, o reflexo de agarrar também atinge seu ponto máximo durante essa fase do desenvolvimento dos bebês. Inclusive, é ele que faz com que os bebês agarrem firmemente ao terem a palma de suas mãos tocadas. Esse reflexo remonta às nossas origens mais primitivas!

Outras ações que indica que o bebê está progredindo bem durante essa fase são: estender o corpo para trás quando levantados e qualquer outra ação reflexiva automática. Atente-se aos sinais!

4. Fase de regulação do sono

Entre o terceiro e o quarto meses têm início a fase de regulamentação do sono nos bebês. Isso significa que, finalmente, os papais e mamães começam a ter noites de sono mais tranquilas. Até que enfim!

Durante esse período, o bebê já desenvolveu seu relógio biológico suficientemente para dormir a maior parte da noite. Isso porque a atividade cerebral durante esse período é tão intensa que os pequeninos gastam uma boa parte do tempo dormindo e registrando os novos aprendizados.

5. Fase da linguagem incipiente

Ao passo que o bebê vai começando a controlar os membros de seu corpinho, especialmente dos membros superiores e do quadril, também vai começando a decifrar os elementos da linguagem verbal e não-verbal.

Os fofuxos começam a perceber o movimento dos lábios, distinguir palavras e sílabas de maneira muito incipiente, por isso o nome da fase. Durante esse período, é muito importante que os pais conversem com seus filhotes, para que eles familiarizem-se com o idioma materno.

7 aos 12 meses: mais e mais mudanças!

A fase da linguagem incipiente marca o fim da primeira metade do aninho de vida dos pequenos. É tão emocionante acompanhar de perto o passo a passo nesse processo evolutivo que os pequeninos passam!

Porém, muito mais ainda está por vir. Do sétimo ao décimo segundo mês de vida, o bebê adquire tantas habilidades quanto nos seis meses anteriores. Dentre elas, uma ganha destaque: os tão esperados primeiros passos! Viva!

1. Fase motora – os primeiros de muitos passos

fases de bebê sentar kids brasil
Sentar sem apoio mostra o desenvolvimento motor do bebê

Lá pelo sétimo mês de vida, o bebê já possui habilidades motoras avançadas: consegue sentar com o devido apoio, inclinar-se para pegar objetos, rolar e outras habilidades que indicam um controle moderado da atividade muscular voluntária.

O início do sétimo mês marca o início da fase motora, que se estende até os primeiros meses que sucedem o primeiro aninho. A principal conquista desse período é, certamente, a habilidade de locomover-se independentemente, ou, pelo menos, menos dependente.

Aprender a engatinhar é o primeiro passo desse processo. Essa habilidade começa a surgir já no sétimo mês de vida e é aprimorada em meados do mês seguinte. Durante esse período, o bebê é muito ativo e engatinha por todo lugar! Ninguém segura esses serzinhos!

As tentativas de ficar em pé e dar os primeiros passos começam lá pelo décimo mês de vida, concretizando-se às vésperas de completar o primeiro aninho. Com a aproximação do  grande dia, seu filhote já terá dado os primeiro passos com uma boa ajudinha, claro!

E aí, bateu a ansiedade de acompanhar o desenvolvimento das fofurinhas pelas fases do bebê? Que tal comemorar cada etapa desse processo com nossas dicas incríveis para mesversário de bebê? Afinal, os pequeninos merecem!

Acompanhe nossas postagens e fique por dentro de todas as novidades! Tem post novo toda semana. Até a próxima!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF