Dúvidas na alfabetização infantil da escola do seu filho?

 1.161 Visitas  2 de outubro de 2017  Rock Content
Mãe ajudando filha a estudar

Uma das grandes dúvidas dos pais quando o filho entra na fase de alfabetização é como ensinar a criança a ler e escrever e qual a idade ideal. De modo geral o ideal é alfabetização infantil desde os três ou quatro anos de idade. E a Kid’s Brasil está aqui para te dar mais dicas!

Contudo, isso não quer dizer que você deve bombardear o pequeno com informações diárias. O ideal é começar devagar, apresentando as letras e estimulando o processo lógico por meio livros para alfabetização infantil. Além disso, tenha em mente que cada criança tem o seu tempo.

 Método de alfabetização mais comum

Atualmente, o método de alfabetização mais comum e utilizado na fase inicial de aprendizado é o fonético. Basicamente, ele ensina a criança a associar os sons as letras. Ele é muito simples e pode ser usado de forma progressiva, por meio da utilização de livros para alfabetização infantil.

Por meio de atividades lúdicas, a criança aprende a entender a própria fala e a decodifica-la, transformando, assim, os sons em letras, e, posteriormente, em palavras. Nesse método de alfabetização infantil, são ensinados por primeiro os sons e formas das vogais, em seguida das consoantes e posteriormente a relação entre elas.

alfabetização infantil

 Escolhendo a escola certa para o seu filho

Agora que você já sabe como ensinar a criança a ler e escrever e qual idade ideal está na hora de escolher a escola certa para o seu filho. Tenha mente que esse passo é fundamental não só para o aprendizado, como também, para o convívio social da criança.

Isso porque, é nesse espaço que ela irá conviver com outras crianças da mesma idade, e, assim, aprender a lidar com experiências do dia a dia. Por conta disso, é muito importante que, antes de escolher a escola certa para o seu filho, você saiba qual o método escolar infantil mais adequado.

Veja as principais opções

Tenha em mente que o método escolar infantil é essencial parar escolher a escola certa para o seu filho. O ideal, é optar pelas modalidades que realmente estimulem a interpretação por parte da criança, e não apenas ensine a memorização de fórmulas e significados.

Além disso, avalie, também o espaço da instituição. Ele deve oferecer toda a infraestrutura necessária para que o aluno obtenha conhecimento de forma prática, como, por exemplo: salas com no máximo 20 alunos, ao menos uma professora e uma auxiliar, pátio para o recreio, instalações conservadas e limpas, funcionários uniformizados, separação de classes e etc.

Mantendo uma rotina de ensino

Agora que você já escolheu a escolinha do seu filho e sabe como ensinar a criança a ler e escrever e qual idade ideal é essencial manter uma rotina de aprendizado. Tenha em mente que para que a criança consiga aprender mais rapidamente, é muito importante executar tarefas que estimulem os processos cognitivos e ler livros para alfabetização infantil.

Por conta disso, além das atividades da escola, é muito importante que você também faça tarefas em casa. É possível encontrar uma grande diversidade de opções na internet, todas de acordo com cada fase de aprendizado da criança. Logo, imprima elas e estimule que o seu filho as faça de maneira lúdica e divertida.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos