8 benefícios da massagem shantala para o seu bebê

 5.138 Visitas  18 de março de 2019  Edgar Faria
Bebê dormindo com chapéu na cabeça

Não é novidade que uma boa massagem é capaz de aliviar o estresse e diminuir dores musculares, certo? Ela também relaxa o corpo e a mente. Nesse sentido, você conhece a massagem shantala? Com os bebês funciona da mesma maneira. No entanto as técnicas utilizadas precisam ser específicas e de acordo com orientações profissionais.

A massagem shantala é uma das mais recomendadas para nenéns, sendo uma forte aliada no tratamento de cólicas e no fortalecimento do sistema imunológico da criança.

Por tal motivo, os benefícios da shantala são inúmeros, e ela ainda pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha o conhecimento da técnica — incluindo as próprias mamães.

Além de todas as vantagens para a saúde dos pequenos, a shantala é uma ótima forma de interação com o bebê. Isso, porque com poucos meses de vida, ele ainda não entende as brincadeiras e outras atividades infantis, não é mesmo?

Especialistas garantem que o procedimento da massagem shantala aproxima a mamãe e a criança, e traz um bem-estar que vai além dos entendimentos médicos.

Embora seja bem fácil aplicar a massagem shantala, é importante conhecer os fundamentos da prática para que ela seja realizada corretamente e todos os benefícios sejam aproveitados.

Outro ponto importante de citar, é que será necessário uma rotina para que os efeitos da técnica sejam realmente notados.

Se você é gestante ou tem um bebê em casa, e quer aproveitar este momento de carinho e cuidado com ele, preparamos um guia completo sobre a massagem shantala para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é a massagem shantala?

pezinho do bebê recebendo a massagem shantala

A massagem shantala é uma técnica indiana utilizada para acalmar e amenizar as dores causadas pelas cólicas em bebês.

Essa massagem pode ser aplicada já no primeiro mês de vida. Segundo as tradições da Índia, a prática tem o poder de sintonizar as energias da criança e relaxá-la.

Foi trazida para o ocidente na década de 70 pelo ginecologista e obstetra francês Frédérick Leboyer. Isso, após ele presenciar uma jovem massageando o seu filho recém-nascido no meio de uma rua movimentada em Calcutá. A garota chamava-se Shantala, e daí a origem do nome da técnica.

Os benefícios da shantala são ainda maiores quando, após a massagem, é feito um banho de imersão e o bebê é imediatamente colocado para dormir. O sono virá naturalmente com a técnica, e por isso, é tão importante que seja realizada sempre no mesmo horário.

Por ser um método que auxilia no repouso tranquilo da criança, muitas mamães optam por realizá-la a noite — mesmo que não exista nenhuma regra que determine o momento exato em que deva ser aplicada.

Se o seu bebê fica agitado durante a tarde, por exemplo, este pode ser o momento perfeito para a shantala, não acha?

Recém-nascido relaxado, dormindo no colo da mãe após receber a massagem shantala

Pediatras também recomendam a massagem shantala, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

Médicos afirmam que a técnica melhora a adaptação dos pequenos ao seu novo mundo e é uma excelente maneira do recém-nascido conhecer aqueles que estarão cuidando dele diariamente.

Por que a massagem shantala é indicada para bebês?

O método tem atraído cada vez mais a atenção das mamães por ser totalmente natural e proporcionar uma sensação de conforto sem utilizar nenhum tipo de sedativo ou medicação.

Ou seja, ela substitui o uso de calmantes que podem ser prejudiciais para a saúde, principalmente na infância.

Bebês são muito sensíveis ao toque, logo, os benefícios da shantala são sentidos com muito mais intensidade e agem no organismo rapidamente.

O contato físico estimula a produção de endorfina — conhecida como o “hormônio do bem-estar” —, e gera propriedades analgésicas no corpo, além da sensação de bom humor.

Vale ainda citar que a massagem shantala estimula outros milhares de hormônios benéficos para o desenvolvimento do neném, que geram resultados visíveis no cotidiano.

É por estes e outros motivos, que não dá para deixar de aprendê-la e praticar em casa, você concorda?

8 benefícios da shantala para a vida do seu filho

Além de todas as vantagens que citamos acima, separamos 8 benefícios comprovados que a massagem shantala vai trazer a seu pequeno.

1. Melhora o sono

O sono é um grande desafio das mamães durante o período de adaptação do recém-nascido. É comum que, até os seis meses de idade, as noites sejam feitas de pequenos cochilos. E estes sejam interrompidos por um chorinho sem motivo aparente, não é mesmo?

Sabemos que uma noite bem dormida é fundamental para recuperar as energias e descansar a mente. E para os bebês, até mesmo durante o dia, são necessárias várias horas de soneca. Pois são elas vão contribuir para o desenvolvimento das suas estruturas físicas e dos seus aspectos psicológicos.

Bebê dormindo após receber a massagem shantala

Com a massagem shantala o neném consegue dormir mais relaxado. E o intervalo entre um cochilinho e outro pode aumentar.

2. Reduz o choro e a inquietação

É muito comum que a criança fique agitada por sentir algum incômodo no corpo ou mesmo um cansaço muscular. Isso acontece pois as perninhas e bracinhos passam boa parte do dia em constantes movimentos aleatórios.

As massagens ajudam a eliminar o desconforto e são ótimas para auxiliar o tratamento de pequenas doenças, como gripes e reações de vacina que deixam o pequeno abatido e inquieto.

Entre os benefícios da shantala, o fator tranquilizante é o queridinho das mamães. A massagem facilita as tarefas diárias, como a troca de fraldas, o banho e outros momentos mais conturbados. Além disso, deixa a rotina mais leve.

3. Alivia as cólicas

A função analgésica da massagem shantala é uma grande combatente das terríveis cólicas abdominais que atingem os recém-nascidos. Por ser uma idade muito restrita a medicações, a técnica pode ser um método alternativo que realmente possui efeitos imediatos.

Vale ressaltar que o procedimento deve ser realizado fora de momentos de crises, para evitar assim que elas apareçam. Durante as dores a massagem pode ser pouco eficiente, já que a musculatura do bebê estará tensionada.

4. Reforça o sistema imunológico

A ação da shantala trabalha no funcionamento do organismo da criança, que ainda está se adequando após o nascimento. Assim, um outro benefício da shantala é a ativação das células de defesa, muito importante para o desenvolvimento infantil.

A respiração fica mais livre e fluída e o estômago e o intestino funcionam melhor.

Todos os órgãos, membros e a coluna ficam mais ativos após a realização da massagem, respondendo aos comandos cerebrais com mais eficiência.

Bebê deitado na cama, recebendo a massagem shantala

A massagem shantala também aumenta a produção de hormônios e ajuda a equilibrar a comunicação do corpo com o cérebro.

Uma função fundamental para a saúde e para a identificação de possíveis doenças, certo?

5. Estimula as funções sensoriais e motoras

Com o toque, o bebê passa a ter consciência e conhecimento do seu corpo, e assim, começa a entender o quanto pode se movimentar e brincar.

Especialistas afirmam que os recém-nascidos que recebem a massagem shantala andam com mais facilidade, caem menos e possuem o equilíbrio bem aguçado.

Com isso, os benefícios da massagem podem ser identificados a longo prazo, principalmente durante o desenvolvimento escolar.

Para os prematuros, a técnica é ainda mais importante. Porém, é essencial a orientação médica antes da realização do procedimento, ok?

6. Transmite segurança

Um bebê ainda não conhece nada do seu novo lar e não está familiarizado com ninguém. Somente com a voz dos pais e especialmente da mamãe. Por isso, é tão importante ambientá-lo aos poucos para que ele sinta-se bem.

A tradição indiana acredita que a massagem é uma troca de energias, logo, quem está realizando a shantala deve passar segurança e conforto para o pequeno. Ela funciona como uma forma de meditação especial para tranquilizar, confortar e dar as boas vindas ao novo membro da família.

Esse é um benefício da shantala que influencia diretamente no emocional da criança, e por isso, é necessário aprender a técnica e estar bem preparado(a) antes de exercê-la.

7. Desperta a interação social

Aos poucos o neném vai aprendendo a se expressar e se comunicar com as pessoas que convivem com ele, e a massagem shantala auxilia-o nessa capacidade de se manifestar e manter contato com o mundo.

A prática também ensina quais toques simbolizam o afeto, a proteção e o cuidado, para que assim a criança se torne mais amável e gentil com todos que a cercam. Por este motivo é permitido que outras pessoas treinadas também realizem a massagem. Isso mostra ao bebê que ele estará seguro mesmo longe da mamãe.

8. Aproxima os laços

Recém-nascido dormindo

Por meio da massagem shantala, o bebê será capaz de identificar quem está tocando-o. Além disso, ele se sentirá muito mais próximo e familiarizado com aquela pessoa.

A relação de confiança fica mais intensa e a troca de afeto se torna simultânea.

Para quem está no primeiro filho, a técnica é uma verdadeira fonte de tranquilidade e persistência, pois mostra que com uma rotina saudável e bastante paciência, é possível adaptar o pequeno à sua vida e criar vínculos cada vez mais sólidos.

É por estas razões que mamães do mundo inteiro estão cada vez mais apaixonadas pela shantala. Este procedimento as ajuda a enfrentarem os desafios da maternidade com mais leveza. Além de fazê-las entender um pouco mais sobre o funcionamento do corpo e da mente do recém-nascido.

Procure a orientação de um profissional antes de aplicá-la

Aprender a massagear o seu filho pode ser bem simples. Existem diversos guias com dicas que transformam o momento e o deixam ainda mais especial — como o ofurô ou o banho de imersão após a shantala, além do uso de óleo de amêndoas para complementar a técnica.

Bebê relaxado após a massagem shantala

Somente um pediatra poderá ensiná-la corretamente e assim garantir que todos os benefícios da shantala sejam trabalhados e colhidos.

Estes profissionais possuem métodos e explicações sobre cada movimento. Além da quantidade de força que pode ser colocada e sobre os produtos que devem ser utilizados no seu neném.

E, enquanto os especialistas cuidam da saúde e bem-estar do seu filhote, a Kids Brasil espera por você para rechear o guarda-roupa do seu bebê com os looks e acessórios mais confortáveis e estilosos da moda infantil.

confira nossa loja virtual





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto