Conheça mais sobre o Método Ramzi – realmente funciona?

 3.421 Visitas  1 de julho de 2020  Kids Brasil
método ramzi kids brasil

O chamado método Ramzi é uma maneira alternativa de se identificar o sexo do bebê durante o período inicial da gestação – já a partir da 6ª semana. Trata-se de uma maneira que as mamães mais ansiosas encontraram para resolver o mistério que envolve a chegada de seus pequenos ou pequenas ao mundo.

Como nós sabemos, tudo o que envolve a chegada de um novo serzinho ao mundo é repleto de alegria, ansiedade e apreensão. Assim que a notícia da gravidez é superada, uma série de novas dúvidas e questionamentos toma conta das mamães e dos papais e dentre elas, a principal: é menino ou menina?

Descobrir o sexo do bebê é mais que uma simples questão de matar a curiosidade – é também fundamental na escolha do enxoval, da decoração do quartinho, dos móveis e, sobretudo, do nome para o bebê!

Quer saber tudo sobre o Método Ramzi? No post dessa semana a Kids Brasil te explica mais sobre essa maneira popular de tentar vencer a ansiedade e descobrir o sexo do seu bebê. Acompanhe a leitura:

Em que se baseia o Método Ramzi? De onde ele surgiu?

método ramzi ultrassonografia kids brasil
Com uma ultrassonografia no início da gestação já é possível aplicar o Método Ramzi

O método Ramzi teve sua origem a partir de um artigo publicado pelo Dr. Saam Ramzi Ismail em 2011, no qual descreve sua teoria sobre como as estruturas anatômicas observadas em ultrassonografias de gestantes conseguiam determinar o sexo do bebê já na sexta semana de gravidez.

Em seus estudos comparativos realizados entre 1997 e 2007, o médico chegou à conclusão de que a orientação e a posição da placenta eram as peças-chave para interpretar e definir em antemão o sexo do bebê, antes mesmo do exame de sexagem fetal, geralmente realizado a partir da 10ª semana de gestação.

A teoria do médico Ramzi logo ganhou popularidade entre as grávidas mais ansiosas, especialmente nos fóruns e grupos online sobre maternidade. Desde então, tem sido o método alternativo preferidos das grávidas, em substituição aos tradicionais método da aliança e a tabela chinesa.

Vale lembrar que toda gravidez deve ser acompanhada de perto por um profissional especializado – o médico obstétrico. Inclusive, já falamos sobre o pré-natal e o acompanhamento médico na gravidez aqui no blog!

Como funciona o método Ramzi? Passo a passo

método ramzi saco gestacional kids brasil
No Método, é analisado o saco gestacional onde está o embrião

Curiosa para saber como funciona a teoria Ramzi? Não seja por isso, nós te contamos direitinho sobre como observar seu ultrassom e matar a curiosidade – ou pelo menos tentar – sobre qual o sexo do serzinho que está por vir. Veja só:

O que é observado?

Uma vez que o método Ramzi é aplicado à fase inicial da gestação, na qual as principais estruturas ainda estão em formação, a principal estrutura que deve ser observada pela pessoa que vai interpretar o ultrassom é o saco gestacional.

O saco gestacional é uma estrutura primária, da qual surgirá futuramente a placenta. No caso, será a única estrutura identificável no ultrassom, então as chances de erro são mínimas!

Lembre-se de que, de acordo com a teoria, é fundamental que a ultrassonografia analisada seja do período entre a 6ª e a 8ª semanas de gestação, o que geralmente corresponde ao seu primeiro ultrassom de gestante.

Menino ou menina? Como identificar

método ramzi confiabilidade kids brasil
A confiabilidade do Método Ramzi é variável
  1. Com o ultrassom em mãos, primeiro localize o saco gestacional – como você já sabe, é a estrutura mais visível da imagem –.
  2. Localize como referência o lado direito e o esquerdo da imagem. A localização do bebê dentro da estrutura é o que vai definir se é um menino ou uma menina;
  3. Pronto? Agora observe: se o bebê estiver do lado esquerdo, é uma menina! Se ele estiver do lado oposto, ou seja, à direita, parabéns, trata-se de um menino!

O estudo que levou a elaboração da hipótese pelo Dr. Ramzi baseou-se em 5376 grávidas e, em teoria, segundo o autor,  apresenta uma taxa de efetividade de 97%. Porém, nenhum estudo científico sobre o assunto comprovou a veracidade das informações alegadas pelo método.

Por esse motivo, o método Ramzi não deve ser tomado como a resposta definitiva para os questionamentos sobre o sexo do bebê. É importante entender que a teoria funciona como um método alternativo e jamais deve substituir os exames cientificamente comprovados.

Mas, cá entre nós, é uma maneira muito divertida de se preparar para o chá revelação, não é mesmo? Se você não sabe como se preparar para essa comemoração super em alta, confira o post aqui mesmo no blog da Kids Brasil que te explicamos certinho como funciona!

O método Ramzi funciona de verdade? Devo confiar?

Bom, você deve estar se perguntando: esse método é realmente confiável? Afinal, são muitas as coisas que entram em jogo em se tratando de um assunto tão importante na vida dos papais e do futuro bebê.

A resposta para essa pergunta é sim e não. Primeiro, como dito anteriormente, não existe nenhum estudo científico além do publicado pelo Dr. Ramzi sobre a observação de estruturas primárias na determinação do sexo em bebês.

Segundo, em todo caso, a quantidade de casos analisados indica que o método Ramzi é fundamentado, mas não é completamente eficaz, pois não é direcionado à análise das estruturas especificamente relacionado aos sexos masculino e feminino, como a observação da estrutura genital ou dos cromossomos sexuais.

No fim das contas, existe, sempre, independentemente do método, uma chance mínima de 50% de acerto na hora de adivinhar o sexo do bebê. O método Ramzi, mesmo teoricamente possuindo uma acuidade de 97%, não deixa de ser mais um alternativa para aqueles que desejam descobrir o quanto antes se estão à espera de um menino ou uma menina!

Se bater a curiosidade, experimente fazer o teste pelo método de Ramzi e descobrir depois, no chá de revelação, se ele funcionou ou não para você!

Gostou do conteúdo desse post? Siga o blog da Kids Brasil e receba semanalmente mais conteúdos sobre o universo da maternidade e dos cuidados infantis, além de dicas incríveis de moda para nossos fofuxos! Até a próxima postagem!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto