O que deve ser avaliado na hora de comprar calçados infantis?

 1.401 Visitas  3 de agosto de 2018  Rock Content
Comprar calçados infantis

Quando falamos em calçados infantis, as opções são diversas: sandálias, sapatos, tênisbotas etc. Os modelos variam de acordo com os tamanhos e marcas.

Nos primeiros meses de vida do bebê, os calçados têm a importante função de aquecer e proteger os pés dos pequenos. Quando as crianças começam a andar, os calçados ajudam na estabilidade e firmeza, promovendo mais segurança no caminhar.

Há também uma série de questões relacionadas ao reforço da musculatura e ao desenvolvimento do arco plantar, fundamentais na fase de crescimento das crianças.

Por isso, é muito importante conhecer as características dos calçados e pesquisar antes de adquirir cada modelo. Neste post, separamos algumas dicas sobre o que você deve avaliar na hora de comprar os calçados do seu pequeno. Confira!

Material

Para bebês que não andam, os calçados podem ser de materiais leves e “molinhos”, porque eles ainda não vão para o chão. Entretanto, se a criança já começou a andar, é preciso que o calçado tenha uma sola mais firme e antiderrapante. No dia a dia, você pode optar por calçados confeccionados em lona, nylon, tecido e camurça, tendo atenção na qualidade do material.

Os modelos produzidos em couro ou plástico podem ser usados em ocasiões especiais. É importante também observar se o material não aumenta a transpiração dos pés da criança, deixando-os úmidos e escorregando dentro do calçado.

Conforto

O calçado pode ser uma graça, ter muito estilo, mas precisa, acima de tudo, ser confortável. Quando a criança ainda não fala, precisamos ter atenção em dobro para interpretar qualquer sinal que demonstre desconforto nos pés, especialmente com calçados novos.

Portanto, é sempre bom certificar-se de que os sapatos não estão provocando bolhas ou machucados nos pés dos pequenos.

Tamanho

O tamanho ideal é aquele que permite a movimentação confortável dos pés, especialmente dos dedos, sem apertar em lugar algum. Assim, o calçado deve ficar ligeiramente folgado, mas desde que não atrapalhe no caminhar e não saia do pé.

É importante observar esse detalhe, porque calçados muito maiores do que os pés da criança dificultam o equilíbrio, além de causarem tropeços e quedas.

Flexibilidade

A flexibilidade nos calçados infantis é indispensável, porque permite a melhor desenvoltura dos movimentos dos pés, distribui melhor o peso do corpo ao andar e oferece melhor amortecimento. Portanto, o solado deve ser firme, para dar a estabilidade necessária, mas sem ser rígido, para não dificultar os movimentos.

Segurança

Sabemos que crianças adoram brincar, pular e correr. Para que isso aconteça com segurança, os calçados precisam oferecer firmeza e sustentação. Sabendo disso, opte por modelos que envolvem bem os pés, dando o apoio necessário para a criança.

É importante ressaltar que o pé dever estar sempre junto da palmilha. Se ele estiver “muito solto”, escolha outro calçado, porque nessas condições os riscos de queda são maiores.

Outro detalhe importante que os pais precisam estar atentos é com os modelos de chinelos infantis. Eles devem ter sempre elástico atrás, prendendo o calcanhar para garantir maior estabilidade, até que a criança desenvolva mais equilíbrio.

Seguindo essas dicas você comprará os calçados infantis com mais qualidade e conforto para os pequenos. Além disso, uma boa sugestão é comprar em lojas especializadas e conceituadas no mercado, pois elas oferecem as melhores marcas e modelos.

Quer comprar calçados ou outros itens do vestuário infantil, que combinam conforto e beleza? Então, acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades!

 





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos