Saco gestacional: o que é e qual a importância para a gestação?

 3.017 Visitas  15 de julho de 2020  Kids Brasil
saco gestacional kids brasil

A gravidez é o processo mais lindo e emocionante da vida de qualquer mulher. Ser capaz de gerar e manter uma vida é uma dádiva inigualável. Para que a vida se sustente durante a gestação, muitas estruturas complexas trabalham em conjunto para o bem maior.

O saco gestacional é uma das grandes estruturas envolvidas no processo. Ele é a primeira coisa que aparece na ultrassonografia da gestante, antes mesmo de o bebê estar visível ou que se possa ouvir seu coraçãozinho.

Como tudo o que envolve a gravidez, esse saco é uma estrutura muito delicada e que precisa ser preservada a fim de que o curso da gestação seja bem sucedido e tranquilo – o que acaba por gerar dúvidas em muitas mamães, especialmente as de primeira viagem.

No post dessa semana, a Kids Brasil tira todas as suas dúvidas sobre o que é o saco gestacional, como saber se ele está saudável e qual a sua importância para a gestação. Acompanhe a leitura e fique por dentro de mais um assunto do universo das grávidas!

Informações essenciais sobre o saco gestacional

De todas as formações biológicas que aparecem, crescem e se desenvolvem durante os 9 meses de gestação, o saco da gestação é a primeira e uma das mais importantes delas. Ou seja, é dele a primeira imagem que qualquer mamãe tem durante a ultrassonografia de confirmação.

Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, separamos alguns tópicos de interesse para que você possa entender mais sobre as mudanças no seu corpo durante a gravidez, olha só:

Afinal, o que é saco gestacional?

É uma estrutura primária que se forma logo no início da gestação e é classificado como um anexo embrionário – isso é, uma estrutura que auxilia no desenvolvimento do feto durante a gestação.

Trata-se de uma membrana que envolve e protege o embrião em estágio inicial de desenvolvimento e que ao longo da gestação dá origem a outros anexos embrionários, como a bolsa amniótica, a vesícula vitelina e a placenta.

Como ele é formado?

saco gestacional ultrassonografia kids brasil

O saco da gestação se desenvolve à partir da diferenciação de um grupo de células específicas em uma estrutura que se forma durante o segundo estágio do desenvolvimento do embrião – logo quando ocorre a fecundação – chamada de blastocisto.

Durante esse período, um grupo de células dá origem aos anexos embrionários, inclusive o saco gestacional, e um outro grupo segue se diferenciando para formar o que será o feto, semanas depois.

Quando é possível visualizar o saco da gestação?

Assim que os níveis de beta-HCG (hormônio da gravidez) atingem valores específicos no sangue – cerca de 3 ou 4 mUI –, ou em torno de 4 a 5 semanas de gestação, o saco gestacional já existe em tamanho microscópico.

No entanto, somente a partir da 6ª semana é possível visualizar o saco gestacional a olho nu, por meio do exame de ultrassonografia e do acompanhamento pré-natal. Toda mamãe experiencia a sensação indescritível de ver, pela primeira vez, o processo de geração da vida que acontece dentro de si!

Saco gestacional x placenta: existe diferença?

Muitas mamães tendem a confundir o saco gestacional com a placenta, mas é preciso esclarecer que são estruturas diferentes. O saco gestacional é uma estrutura temporária, que dará origem à placenta gradativamente até a 10ª semana de gestação.

Após esse período, a placenta substitui de vez o saco gestacional e fornecerá a nutrição e o suporte ao bebê até o momento do nascimento. Vale lembrar que durante todo o período é importante estar em dia com a saúde: alimentação e físico em boas condições!

Qual a importância dele para a gravidez?

saco gestacional imagem ultrassom kids brasil
O saco gestacional formado corretamente é essencial para o bom desenvolvimento do bebê

Como você pode imaginar, o saco gestacional é indispensável à vida e à gestação. Sem ele, é impossível que o embrião se desenvolva e, por esse motivo, todo cuidado é pouco! Qualquer problema nessa estrutura deve ser acompanhado de perto por profissionais de saúde.

Biologicamente,  a importância do saco gestacional está relacionada ao desenvolvimento do bebê, da formação de anexos embrionários essenciais e do suporte à vidinha que está em desenvolvimento até a 12ª semana de gestação, quando é substituído pela placenta e pela bolsa amniótica.

Além disso, em termos de saúde da gravidez, o saco gestacional é um importante indicador de como está o progresso da gestação, se está tudo bem com a mamãe, com o embriãozinho e os demais fatores necessários para uma gravidez saudável.

Como saber se o saco gestacional está saudável

Uma vez que a saúde e as condições do saco gestacional servem como parâmetros para determinar os riscos da gravidez, acompanhá-lo de perto torna-se uma questão de necessidade para gestantes.

Durante o acompanhamento médico, existem alguns fatores que são analisados e considerados para saber se está tudo okay com o saco gestacional, entre os quais:

Todos essas características revelam a importância do acompanhamento médico-profissional adequado durante todo o período gestacional, a fim de que se evitem problemas futuros e complicações obstétricas.

Em relação ao saco gestacional, o problema com o qual se deve ter mais atenção e cuidados preventivos é o descolamento do órgão, muito semelhante ao descolamento da placenta, porém mais grave, dado que pode acontecer no momento em que o embrião está mais vulnerável.

As causas que envolvem o descolamento do saco gestacional estão relacionadas ao esforço físico excessivo e à queda dos níveis hormonais. Para evitar quaisquer complicações, é necessário que a grávida tome cuidados essenciais, como repousar, não exceder a atividade física, alimentar-se bem e não pegar muito peso.

Gostou do conteúdo desse post? Que tal conferir nossas dicas valiosas de como manter a saúde mental em dia durante a gravidez? Não se esqueça de acompanhar o blog da Kids Brasil para receber mais explicações e dicas incríveis sobre o universo da maternidade e infantil. Até a próxima postagem!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF