Prevenindo assaduras no seu bebê

 340 Visitas  7 de abril de 2017  Rock Content
Assadura no bebê

Vários fatores podem fazer com que a pele de seu bebê fique irritada, em alguns casos, essas irritações acabam provocando assadura. Aqui vamos dar algumas dicas da prevenção de assaduras que serão muito uteis pra você.

Vermelhidão, inchaço, bolinhas ou até mesmo descamação da pele na virilha e bumbum do bebê, estes sintomas são específicos de assadura, porém o nome correto desta irritação de pele é dermatite de fralda.

Este tipo de doença de pele é muito comum nos primeiros dois anos de vida do bebê, onde na maioria das vezes, a origem desta assadura está no contato, por um grande período de tempo, da urina e fezes com a pele do bebê.

Além disto este tipo de problema é muitas das vezes relacionado a uma infecção pelo fungo Candida Albicans.

Isto se dá pelo fato de que a fralda da criança é um ambiente quente e úmido, onde o micro-organismo sente-se à vontade para viver naturalmente e se prolifera de maneira gigantesca.

 

Como prevenir assaduras

Sendo assim, uma maneira eficaz e simples de prevenção para as assaduras de seu bebê é trocar com frequência suas fraldas.

É preciso que elas sejam trocadas em um período de no mínimo três horas ou toda vez que fizer cocô.

Cada vez que a troca for realizada é preciso fazer uma higienização completa da área, com algodão umedecido em água morna.

Porém, o mais indicado é lavar o bumbum com sabão. Logo em seguida é recomendável aplicar um creme ou pomada que previne a assadura.

Este creme aplicado será responsável por criar uma barreira que irá proteger o bumbum e a virilha da criança.

Os lenços umedecidos só devem ser usados em passeios, pois estes contêm componentes químicos que podem ressecar a pele do bebê, o que aumente e muito a chance de dermatites e alergias.

Outro tipo de prevenção contra assadura é dar banhos sempre rápidos e em água morna, utilizando hidratante após o banho.

Secar bem o bebê com atenção especial as dobrinhas. Cuidado também com o tipo de roupa que vai colocar, se tiver dúvidas procure por dicas de roupas do bebê para a estação Outono/Inverno, isso irá lhe auxiliar a escolher roupas que não façam com que o seu bebê fique desconfortável, e não tenha irritações de pele.

Existem outras coisas que podem fazer com que as assaduras apareçam. Umas destas é a alergia a determinados produtos químicos, que podem vir das fraldas ou até mesmo de produtos aplicados sobre a pele do bebê.

É muito comum o seu surgimento na fase em que o bebê começa a se alimentar com comidas sólidas, pois alguns tipos de alimentos podem fazer com que o xixi e cocô fiquem mais ácidos.

 

Como tratar as assaduras

Como já dizia o ditado, o melhor remédio é a prevenção. Porém se a assadura já aconteceu, existem alguns tratamentos que são recomendáveis, confira a seguir:

 

Evite dar muitos banhos no bebê, como por exemplo quando o mesmo fazer xixi. Para este caso é recomendável que seja utilizado um algodão umedecido com água morna.

Sabonetes e lenços umedecidos podem tirar a camada de proteção existente na pele dos bebês, o que faz com que a chance de assadura aumente.

Caso for cocô, é recomendável que se lave o bumbum, porém apenas com água, sem utilizar nenhum tipo de sabonete.

 

Se possível deixe o bebê algum tempo sem fraldas.

Isso é bom para evitar um pouco o atrito que existe entre a fralda e a pele do bebê, atrito que faz com que o local fique quente e úmido.

 

Quando for comprar a fralda não economize dinheiro, pois a assadura pode ser causada por alergia a algum elemento químico liberado pela fralda.

A região já é abafada e úmida, então não use talcos.

 

Não deixe com que o bebê fique com a mesma fralda por um grande período de tempo. Pois, nem a fralda é capaz de absorver tanto xixi a ponto que não exista umidade.

 

Não faça o uso exagerado de pomadas que trabalham na prevenção de assadura. Pois, estas em excesso podem acabar causando um efeito contrário.

Quando for aplicar no bebê, coloque uma camada fina de pomada, possibilitando a pele de continuar respirando.

Estas são algumas dicas de como prevenir e tratar as assaduras. Se você as seguir com atenção, certamente o número de irritações deste tipo iram diminuir sobre a pele do seu bebê.

CONTINUE NO BLOG

Selecionamos conteúdos personalizados para você, clique e surpreenda-se
Como avaliar o melhor centro de educação infantil para o seu filho!
Seu filho recusa-se ir à escola – como resolver e fazê-lo gostar?
Como dar banho em recém-nascido?
Como cuidar do umbigo do bebê e prevenir complicações 
Para que serve o Teste do Pezinho?
A importância de massagear o seu bebê





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos