Sabão correto para lavar a roupa do seu bebê: qual escolher e como fazer? 

 12.786 Visitas  26 de agosto de 2020  Kids Brasil
Roupas e produtos de bebes um do lado do outro e em cima das toalhas está um patinho amarelo de borracha

O enxoval do bebê exige cuidados especiais na hora da lavagem. As roupinhas são delicadas, e podem ser facilmente danificadas pela máquina de lavar, por exemplo. Outro fator importante é a segurança: produtos inadequados podem irritar a pele sensível dos pequeninos, causando alergias e lesões. Quando o assunto é saúde, todo o cuidado é pouco! 

E não estamos falando de químicos abrasivos, não: os produtos comuns que usamos para higienizar nossas próprias roupas são exemplos de opções inadequadas para a saúde dos nenéns. Mas por que, se é próprio para tecidos? 

Hoje, vamos te mostrar tudo sobre a lavagem das roupinhas do seu recém nascido: quando e como lavar, com qual sabão, se pode ou não pode levar à máquina, como secar e passar! Fique conosco e tire as dúvidas de uma vez por todas:

O enxoval deve ser lavado antes de usar?

Uma tarefa que preocupa muitas mães é lavar ou não o enxoval do bebê. É necessário lavar tudo, tudo mesmo? 

A resposta é sim! Tudo o que terá contato com a pele do bebê em seus primeiros meses deverá ser lavado antes do primeiro uso. E não falamos apenas das roupinhas: acessórios como protetor de berço, travesseiros e mantas também devem ser lavados antes de serem usados pelo bebê. O mesmo vale para as peças usadas. 

Máquina de lavar ao centro e os cestos de roupas do lado

Esse cuidado é importantíssimo por algumas razões, algumas pouco conhecidas pela população em geral. Você sabia, por exemplo, que os próprios fabricantes costumam colocar algumas substâncias na roupa para melhorar sua aparência? Também devemos considerar o transporte, o manuseio do vendedor e de outros clientes, o armazenamento e a embalagem.

Antes de chegar à sua casa, a roupinha passa por diversos locais e pode se contaminar com uma série de substâncias e microorganismos. A boa notícia é que, com uma lavagem delicada e adequada, essas peças voltarão a ser seguras e confortáveis para o seu bebê! Não descuide desse processo. 

Quando devo começar a lavar as roupinhas?

Muita gente só fica sabendo da importância da lavagem adequada das roupinhas de bebê no finalzinho da gravidez, quando as preparações para o parto e a correria pré-natal já estão acontecendo. Se esse não é o seu caso, aproveite e se antecipe!

O ideal é que você comece a cuidar da lavagem do enxoval por volta do sexto mês de gestação. Assim, as roupinhas não ficarão paradas por muito tempo antes do uso. Pode parecer cedo, mas devemos nos preparar para qualquer antecipação na chegada do(a) seu(a) pequeno(a)! Para otimizar, comece pelas roupinhas de recém nascido.

Está envolvida(o) nessas preparações e precisa de uma ajudinha na organização? Confira o nosso post “Lista de enxoval: 10 itens essenciais para a chegada do seu bebê”. Vale a pena a leitura!

Posso lavar na máquina ou devo lavar à mão? 

Sobre isso, ainda não há uma grande resposta. Na realidade, se feitos da maneira correta, os dois métodos podem ser bastante eficientes e seguros. A escolha dependerá da sua preferência e disponibilidade de tempo! 

Roupas de bebê sendo lavados com sabão na mão em uma bacia

Antes de bater o martelo nessa decisão, lembre-se que a lavagem das roupinhas de bebê na máquina requer alguns cuidados! Primeiro, vamos listar aqueles detalhes que dizem respeito a conservação dessas roupinhas tão delicadas. Olha só:

Mas a maior parte das preocupações está relacionada à limpeza e esterilização das roupinhas do bebê. Afinal, a máquina recebe todo tipo de lavagem, e deve estar limpa para lavar o enxoval. A seguir, listamos os procedimentos que você deve observar:

Tenha esses cuidados por pelo menos até um ano de idade. Assim, seu bebê vai ficar longe de alergias e irritações na pele. Lembrando que tudo isso é especialmente importante para o recém nascido: em seus três primeiros meses, a pele do bebê é ainda mais sensível. Cuidado redobrado.  

A lavagem à mão também deve ser cuidadosa. Para garantir que nada irrite a pele do bebê, separe ao menos dois baldes e uma bacia exclusivos para essas roupinhas. A roupa suja também deve ser deixada separada. Na hora de lavar, deixe as peças de molho no sabão adequado por cerca de 10 a 15 min. Depois, esfregue delicadamente.

O enxágue é a principal parte! Tire todos os resquícios de sabão em água corrente até que não reste nada. Qualquer vestígio pode causar irritações. Depois de tudo isso, deixe secar na sombra e, para finalizar, passe as roupinhas: o calor do ferro ajuda a desinfecção. Prefira passar do lado avesso. 

Por que o sabão de lavar roupas não é adequado ao enxoval do bebê?

Utilizar sabão comum para as roupas de adultos pode causar problemas de saúde nos bebês! Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda tem um organismo muito sensível, pele fina e sistema imunológico frágil.

Nessa fase, os produtos químicos que contêm fragrâncias ou composição inapropriada são os principais vilões das alergias na pele ou no sistema respiratório. Esses produtos aparentemente inofensivos podem até causar complicações mais graves. 

Diversos tipos de produtos para bebê em uma cestinha

Não é porque o sabão lava roupas é próprio para tecidos que ele vai ficar de fora da zona de risco: ele é composto por corantes, ácido, aromatizantes, entre outras substâncias que podem ser nocivas ao corpinho indefeso do recém-nascido, podendo gerar reações diversas.

Claro que estamos falando dos bebês menores. As crianças maiorzinhas normalmente já têm uma imunidade fortalecida para se proteger de possíveis reações. Por isso, evite ao máximo que as crianças de até um ano tenham contato com esses produtos.

Qual o melhor sabão para lavar a roupa de bebê, afinal?

Visto que os componentes químicos são o problema, a solução é: utilizar um produto mais natural, livre de corantes, cheiros fortes, agentes químicos de limpeza profunda… e por aí vai.

Ou seja, o melhor sabão para lavar a roupinha de bebê é o sabão de coco, que é neutro e ainda tem um cheirinho suave e delicioso! Se você não tiver essa opção, é possível utilizar o sabão neutro tradicional ou os produtos próprios para bebês, que são aprovados dermatologicamente. 

Depois de lavado, então, é só enxaguar e passar o amaciante, certo? Errado! Usar amaciante é um dos principais erros cometidos pelas mamães na hora da lavagem! Isso porque ele segue o mesmo princípio do sabão, só que ainda pior: os aromatizantes são mais fortes.  

Esqueça os perfumes e amaciantes pelo menos até os dois aninhos, e curta o cheirinho natural do seu bebê! Uma alternativa prática e eficiente para manter as roupas macias e seguras é usar vinagre na hora de enxaguar.

Calma! O cheiro característico não fica na peça. Enxágue com bastante água e, após 15 minutos, o odor some e a roupa fica super macia, com o cheirinho do sabão que você usou! 

Para encerrar, algumas dicas rápidas:

Gostou da nossa conversa de hoje? Então fique sempre atento(a) às nossas novas postagens no blog. Ele está cheio de dicas preciosas para mamães e papais, de primeira viagem ou não!

Também não deixe de seguir nossa página no Instagram. Você vai se derreter com as fofurinhas que postamos por lá.





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto