Rotina do bebê: por que é tão importante? Kids Brasil explica!

 756 Visitas  17 de fevereiro de 2021  Kids Brasil
Bebê deitado brincando com um relógio despertador prateado

É inegável que, às vezes, o dia a dia pode ser cansativo e repetitivo, entretanto ter uma rotina regrada e bem organizada é muito importante, principalmente quando falamos na rotina do bebê. Os bebês necessitam de uma constância para que se desenvolvam bem, tanto em aspectos motores quanto em cognitivos e sociais.

Ter o momento de comer, de tomar banho, de mamar e de dormir ajuda a organizar o relógio biológico deles, criando uma constância corriqueira que eles se acostumam e se sentem mais seguros e tranquilos.

Além disso, existem muitos outros argumentos a favor desse hábito e a Kids Brasil vai mostrá-los. Atenção no post!

Rotina do bebê: o que é? Por que é essencial?

Todos nós temos uma rotina, seja como uma criança, acordando e indo para a escola, depois voltando para casa para brincar, interagir com os pais, fazer tarefas, entre outras coisas, assim como um adulto que vai para o trabalho e depois tem os seus afazeres em casa.

Podemos nos cansar e querer fazer algo diferente às vezes, entretanto é impossível negar que a rotina organiza o nosso dia a dia, não é? Sem ela, os dias não teriam uma constância, muito menos nossas tarefa,s e poderíamos nos sentir perdidos.

O mesmo acontece quando consideramos os bebês. Eles necessitam desses acontecimentos habituais para que seus corpos se acostumem e, consequentemente, auxiliem no crescimento.

A rotina do bebê é repetitiva e tudo deve ser feito com muita paciência, afinal não é uma coisa que se acostuma do dia para o outro. Mas com pouco tempo o relógio biológico dele se adapta e ele saberá inconscientemente que determinada hora é para uma atividade do dia específica.

Mas muito além do que montar um horário para cada coisa, essa constância ajudará no desenvolvimento cognitivo e no socioafetivo, contribuindo para que a saúde da criança sempre seja a melhor, caso não haja outros problemas.

Além disso, eles são dependentes de nós e necessitam de muitos cuidados. Assim, é perfeitamente compreensível que as rotinas de pais e filhos sejam entrelaçadas para que eles sejam bem cuidados, certo?

Através disso, eles estarão passando por novas experiências e aprendizados, que serão internalizados e ficarão cada vez mais fáceis de serem realizados.

Como posso estabelecer a rotina do meu bebê?

Quando nascemos, nosso corpo não está adaptado à vida externa, então não há noção nenhuma do que seria hora de acordar ou de dormir, dia ou noite. Por isso, a rotina é importante para nos ajustarmos ao dia a dia.

Assim, ao passar por eventos consecutivos todos os dias, na mesma ordem, o bebê se acostuma com a rotina, o que ajuda na sua compreensão de mundo, do que está acontecendo à sua volta.

Além de ser muito vantajoso para o bebê, também ajuda os pais ou os responsáveis por ele. Não é nada fácil quando um recém nascido troca o dia pela noite, não é? Os adultos ficam em um estado de cansaço surpreendente porque o relógio biológico deles não está acostumado com isso.

Quando acaba de nascer, é fato que ele não terá a mesma consciência do que dois meses à frente, mas é sempre bom começar desde cedo para que a rotina se instale com mais facilidade. Assim, as atividades diárias devem ser feitas em horários iguais para que virem um hábito.

Estabeleça um horário para dormir

É claro que, nem sempre, eles vão seguir o horário implementado, não é? Afinal, os bebês têm suas particularidades, alguns são mais calmos e outros mais agitados, é completamente normal.

Mãe sentada com seu bebê deitado em seu colo dormindo

Mas escolha um horário mesmo assim e, antes disso, crie um ambiente propício para o relaxamento e o sono. Por exemplo, você pode fazer uma massagem com óleos infantis para que ele fique mais calmo, coloque uma música suave ou cante baixinho e diminua a intensidade da iluminação. Com o passar dos dias, ele vai entender que tudo isso é um presságio para um bom soninho.

É importante ressaltar que se você é um pai ou uma mãe que queira acostumá-lo a dormir no berço, é importante colocá-lo lá antes de dormir e tentar fazer com que ele pegue no sono. Assim a dependência do colo para isso se torna menor.

Organize os momentos da amamentação

Bebês podem sentir fome em horários irregulares e isso não é nenhum problema, mas se você estabelecer momentos certos para isso com intervalos certos é mais fácil saber quando ele chora de fome ou de outra coisa.

Mãe sentada em cama com bebê em seu colo amamentando-o

Tente encontrar um determinado espaço que seja confortável para você e para ele, evitando serem muito próximos ou muito longos. Assim, ele também pode se acostumar com o horário, mas nada impede de que seja amamentado quando aparentar muita fome ou precisar ficar mais calmo, ok?

Tenham momentos de interação

Seu pequeno acorda, você o troca ou já dá um banho, depende do que estabeleceu, então o alimenta e, logo em seguida, o que faz? Nesses intervalos, pode escolher para aprofundar os laços entre vocês.

Pai e mãe sentado em chão ao lado de criança brincando junto com ela e seus brinquedos

Interaja com ele com algum brinquedinho, converse, coloque uma música animada e o faça rir com caretas. Esses momentos permitem que ele aprenda mais e absorva o que acontece ao seu redor, como estreita a conexão entre os familiares.

Pais saudáveis = bebê saudável

Nesse mundo cheio de novidades e novos aprendizados, tanto para você quanto para o pequeno, não deixe de se cuidar, seja o pai ou a mãe. É preciso prezar por sua saúde, mesmo que seja difícil encontrar um tempo. Mas conte com o seu parceiro ou algum familiar para te ajudar nisso.

Tome aquele banho relaxante, assista programas para se divertir, faça aquela refeição saborosa, mesmo que seja nos pequenos intervalos de sono do bebê. Essas pequenas práticas farão com que você se sinta renovada(o) a começar tudo de novo no outro dia.

E não se esqueça de renovar o contato com seu parceiro ou sua parceira. Uma criança sempre necessita de muita atenção e, por vezes, os pais podem se afastar ou não conversar tanto quanto antigamente por causa da rotina atarefada.

É importante continuar fortalecendo o vínculo, assim vocês formam um time e fica muito mais fácil passar pelos momentos difíceis.

No geral, é ficar sempre de olhos abertos para o seu pequeno, qualquer reclamação e choro sofrido podem ser os famosos gases e cólicas, os dentinhos crescendo, entre tantas outras coisas. Mesmo que nem todos os dias sejam perfeitos e exatos na ordem que você estabeleceu, a habitualidade das coisas fará com que seu bebê cresça saudável.

Para mais dicas de cuidados para bebês e muito mais, acompanhe sempre as publicações em nosso blog. Até a próxima!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos