Seu filho se recusa a ir para a escola – como resolver isso?

A criança tem muitos modos de expressar seus sentimentos, o que muitas vezes ocorre, é a falta de percepção dos adultos em relação as atitudes infantis. Seu filho se recusa a ir para a escola? Preste atenção que algo muito intimo está acontecendo com ele.
A exteriorização dos sentimentos infantis acontece de várias maneiras, sendo que a negação de ir para escola pode estar refletindo uma total insegurança. Observar as atitudes e uma boa conversa, podem ajudar você entender o que está ocorrendo.
Principalmente na educação infantil, as crianças resistem mais a ficarem na escola, sendo absolutamente normal esta atitude. Até certa idade, a criança se acostuma com a rotina de casa e na escola há regras e uma rotina a ser aprendida.
Portanto, se o seu filho se recusa a ir para a escola, existem algumas técnicas que podem ajudá-lo.
Tente entender o lado do seu filho.
É muito importante que os pais entendam os motivos dos pequenos se recusarem a ir à escola, antes de tomar uma atitude drástica quanto a isso, é necessário entender o que não os está motivando a ir à escola, para que assim um novo método seja trabalhado com o pequeno.
Motivos da criança se recusar a ir à escola
A educação infantil escolar já se acostumou com a resistência de muitas crianças em relação à escola. Isso acontece por vários motivos, sendo o trabalho dos professores e atenção dos pais essenciais nessa situação.
Mas quais os motivos de tal recusa:
- Conforto de casa;
- Apego demasiado aos pais (principalmente a mãe);
- Resistência a rotina escolar;
- Fobias sociais;
- Medo do novo;
- Pessoas diferentes do círculo de amizade.
As causas são diversificadas, porém algumas atitudes podem auxiliar a mudar esta realidade, mas cabe aos pais sempre procurarem uma forma de fazer com que o ambiente escolar seja atrativo aos olhos da criança.
Período de adaptação escolar
Uma das fases mais delicadas na educação infantil é a adaptação. É o momento que a criança vai conhecer um novo espaço e se inteirar de uma rotina, que ela não estava acostumada.
Muitos pais desistem de insistir que os filhos gostem da escola, assim acabam prejudicando as futuras fases escolares. Mas como agir quando o seu filho não quer ir à escola?
- Psicologia é fundamental e deve ser utilizada pelos pais e profissionais educacionais;
- A adaptação consiste em horários diferenciados, para o professor conseguir conquistar a criança e faze-la gostar da escola. Portanto os pais devem auxiliar e ajudar neste momento. Se o seu filho chorar, não se preocupe, pois, o profissional responsável saberá como agir;
- o choro é uma forma de lutar contra algo que não gosta e também de chamar a atenção, portanto um olhar atento as atitudes infantis devem ser um recurso para decifrar os sentimentos das crianças;
- Os horários de adaptação devem ser respeitados pelos pais;
- Os pais devem confiar nos professores e terem a certeza que suas atitudes vão de encontro com a pedagogia teórica.
Porém, em casa o incentivo deve continuar.
Motivando seu filho a ir para a escola
Os pais podem motivar as crianças a gostar do ambiente escolar, com diversas técnicas, tais como:
- Dialogo rotineiro;
- Brincadeiras com personagens que frequentam a escola;
- Histórias infantis;
- Músicas infantis;
- Convite a coleguinhas para brincar em casa.
A união entre os profissionais e os pais é fundamental para o sucesso desse desafio. Clareza e sinceridade podem ajudar mutuamente, a acalmar os familiares e na adaptação da criança.
A escola é um mundo cheio de descobertas e essencial para o desenvolvimento integral da criança. Se o seu filho se recusa a ir para a escola, comece você a seduzi-lo com o mundo colorido e lúdico da educação infantil.