Conheça 10 vantagens da amamentação para você e para o seu bebê

 3.434 Visitas  6 de junho de 2019  Edgar Faria
mamãe e bebê em um momento de amamentação ao lado de uma grande árvore

Você sabe as vantagens da amamentação para você e para o seu filhote?

Pode parecer clichê relacionar amamentação a um ato de amor, mas mamães que já passaram pela experiência certamente irão concordar que essa é uma das tarefas mais difíceis, e ao mesmo tempo, importante para aquele novo ser que acabou de chegar no mundo.

Muito além da alimentação da criança, as vantagens da amamentação também se estendem para a mãe em vários aspectos e, por isso, devem ser conhecidas a fundo por todas as gestantes.

É um fato que o início é cheio de dores, machucados e até alguns traumas.

Mas, desistir não é uma opção quando se conhece a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê e para a recuperação da mulher durante o puerpério.

Além do mais, vale lembrar que o momento inicial, considerado o pior pela maioria da lactantes, é o que passa mais depressa e o que mais ensina sobre a força da maternidade.

Se você está grávida ou está vivendo a fase do aleitamento, este artigo é para você.

Buscamos as maiores referências no tema e criamos um guia completo sobre a importância da amamentação.

Aqui, você encontrará dicas incríveis para evitar os desconfortos nos seios e conhecerá em detalhes 10 motivos para não abrir mão de nutrir o seu pequeno com o leite materno e muito amor.

Confira!

Superando a fase de adaptação

Se as suas dúvidas sobre amamentar ou não estão relacionadas à fase de adaptação, fique tranquila.

Mamãe e filhinho no momento fraterno da amamentação, uma das vantagens da amamentação é o fortalecimento dos laços entre mãe e filho.

Depois de superada a fase de adaptação, só existem vantagens da amamentação para você e para o seu bebê

Atualmente, existem muitos profissionais qualificados para te ajudar a preparar o corpo durante a gestação e ensinar a pega correta do bebê logo após o parto, tais como: obstetras, doulas e enfermeiras.

Mas, já fique ciente que banhos de sol são fundamentais na preparação dos seios, deixando os mamilos mais resistentes e protegidos contra os cortes e as rachaduras que amedrontam quase todas as futuras mamães.

 

Alguns cremes também auxiliam o tratamento e deixam a pele mais firme. Portanto, não tenha medo. Procure o seu médico e informe-se sobre qual é o melhor produto e recomendação para o seu caso.

Agora, deixando as possíveis mastites, infecções que causam desconfortos nos peitos e complicações de lado, que tal falarmos sobre os benefícios que só a amamentação pode proporcionar?

Afinal, é por meio da amamentação que a relação afetiva e os vínculos entre mãe e filho são criados e perdurarão a vida inteira.

Vamos lá?

As 10 maiores vantagens da amamentação

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que toda criança receba o aleitamento materno até os dois anos de idade, sendo que nos seis primeiros meses a amamentação deve ser a única forma de alimentação do bebê.

Quer entender porque esse processo é tão importante para você e para o seu filhote?

Então, confira abaixo as 10 principais vantagens da amamentação.

1. Nutrição e hidratação do bebê

Ao nascer o bebê precisa ser nutrido e hidratado como qualquer pessoa. Todavia, os seus órgãos ainda não estão totalmente prontos para digerir os alimentos, e o seu organismo é muito sensível a alergias e intoxicações alimentares.

No entanto, existe o leite materno, que é o único alimento livre de qualquer restrição que possa prejudicar o bebê.

Dessa forma, não é necessário que o pequeno ingira nem mesmo água até os seis meses.

A partir dessa idade, mesmo com a introdução alimentar encaminhada, o aleitamento continua sendo um forte complemento  rico em nutrientes, que irão proteger a flora intestinal do bebê contra as possíveis irritações das comidas adicionadas na dieta infantil.

2. Fortalecimento da imunidade infantil

Criança loira deitada e mamando no seio materno, fortalecendo a sua imunidade, uma das principais vantagens da amamentação

A importância da amamentação é notável quando se fala em crianças mais saudáveis, livres de alergias e doenças respiratórias, por exemplo.

Pediatras afirmam que as vantagens da amamentação são levadas para toda a vida e, por isso, é essencial que o aleitamento continue até os dois anos, mesmo que esta não seja mais a principal alimentação do bebê.

É comum que as crianças que não mamam no peito tenham que ingerir diversos suplementos vitamínicos para suprir a falta do leite materno. Esses suplementos também são boas opções para mamães que não conseguem amamentar, pois possuem vitaminas e minerais essenciais para o fortalecimento da imunidade da criança.

3. Prevenção de doenças crônicas até a fase adulta

Poucas pessoas sabem, mas a obesidade e a diabetes tipo 2 dificilmente se manifestam em pessoas que tiveram um ciclo de amamentação completo durante a primeira infância.

Obviamente, os cuidados para não desenvolver nenhuma dessas doenças devem permanecer por toda a vida, mas é certo que as vantagens da amamentação garantem  benefícios na fase adulta.

Contudo, o bebê que teve o seu organismo preparado para ser forte e saudável terá muito mais resistência  em qualquer tratamento preventivo e até na cura de outros problemas que possam surgir.

4. Estimulação do desenvolvimento cognitivo do neném

As crianças que mamam apresentam um QI mais elevado e conseguem desenvolver tarefas que usem o intelecto com mais agilidade.

Ou seja, a amamentação também é importante para o amadurecimento de diversas regiões do cérebro.

Especialmente para bebês prematuros, amamentar é garantir o crescimento físico e cognitivo.

Neném dormindo no momento da amamentação, uma das vantagens da amamentação é a estimulação do desenvolvimento do bebê

Uma das grandes vantagens da amamentação é a estimulação do desenvolvimento do neném. Fonte da Imagem: Time Magazine

Uma das grandes vantagens da amamentação é a estimulação do desenvolvimento do neném. Fonte da Imagem: Time Magazine

Mas, vale lembrar que todos os benefícios são muito mais efetivos quando a amamentação ocorre direto no peito da mãe, ou seja, enquanto o neném realiza a sucção do leite fresquinho.

Isto porque os movimentos realizados durante a amamentação estimula os músculos e até mesmo a arcada dentária do pequeno.

Além disso, quando o leite é retirado do peito para uma mamadeira alguns nutrientes são perdidos.

5. Acelera o emagrecimento da mãe

O desejo de muitas mulheres durante o pós-parto é a recuperação do corpo, especialmente da barriga que ainda fica inchada por semanas.

As mamães que amamentam perdem peso com mais facilidade e os excessos de pele desaparecem mais rapidamente.

O principal motivo para isso ocorrer não é nenhum mistério.

Basta lembrar que tem um outro ser sugando nutrientes do seu corpo, o que acelera o metabolismo e a queima de calorias no organismo.

Porém, mesmo com o emagrecimento acelerado é essencial ter uma alimentação balanceada para evitar o desencadeamento de uma anemia, ok?

6. Reduz os riscos de depressão no puerpério

O puerpério é uma das fases mais confusas para a recém-mamãe.

Infelizmente, algumas mulheres não conseguem lidar com o desequilíbrio hormonal e a mistura de sentimentos, e assim acabam desenvolvendo a depressão pós-parto.

A boa notícia é que um dos melhores tratamentos para esse distúrbio é justamente a amamentação.

Bebê deitado junto com sua mãe fazendo um carinho em sua mãozinha

Ao amamentar, muitos hormônios são produzidos nesse processo, incluindo a oxitocina – conhecida como hormônio do amor – que auxilia a reduzir níveis de estresse e ansiedade.

Essa também é uma das vantagens da amamentação que ocorre somente com a sucção do bebê direto no peito materno.

Incrível como a maternidade é uma sincronicidade perfeita, não é mesmo?

7. Ajuda no controle hormonal feminino

Como já citado no tópico anterior, após o parto, os hormônios passam por um desequilíbrio e podem prejudicar a mamãe fisicamente e emocionalmente.

Amamentando diariamente, esses hormônios atingem uma estabilidade mais rapidamente e ainda previnem o surgimento de algumas doenças.

O câncer de mama e de ovário são algumas das patologias mais importantes que podem ser evitadas por meio da amamentação.

Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que as chances de uma mulher que amamentou ter uma dessas disfunções é cerca de 11 vezes menor do que as demais.

8. Incentiva a alimentação saudável da mulher

Mesmo que a rotina seja agitada e o tempo mais curto, enquanto estiver amamentando, a mãe sempre estará preocupada em não consumir nenhum alimento que possa prejudicar a saúde ou a digestão do bebê.

Assim, de modo natural, as mamães entram em um processo de alimentação saudável e nutritiva, ingerindo muito mais frutas e vegetais frescos, além de comidas livres de conservantes e que não sejam industrializadas.

9. Aproxima os laços afetivos entre a mãe e o filho

Mamãe e filho amamentando na beira de um lago

Um dos maiores benefícios que a mamãe ganha é em relação ao resto da família que quer curtir o bebê, é que somente ela pode amamentar e sentir toda essa troca de cuidado e amor, proporcionando uma relação profunda com o seu filho.

Assim como a experiência de gerar a criança, a amamentação é um momento único e que passa muito depressa.

Uma vez que o bebê para de mamar, é normal que o pequeno comece a ter mais independência nas tarefas do dia, como, por exemplo, comer sozinho.

Além disso, a mãe volta a ter um pouco mais de flexibilidade e liberdade sobre os seus horários.

No entanto, a aproximação criada durante o período de lactação dura por anos, pois este vínculo afetivo formado nunca mais irá se desfazer.

10. É um recurso totalmente livre e sem custo

O leite materno chega totalmente sem custo para a mamãe e pode saciar a fome do bebê a qualquer hora do dia durante meses.

Além disso, não existem contraindicações e os pediatras recomendam a livre demanda, ou seja, sempre que o seu filho sentir necessidade ele deve ser amamentado.

A doação de leite é uma alternativa que precisa ser lembrada para ajudar outras mamães que não puderam aproveitar as vantagens da amamentação por inúmeros motivos..

Você pode doá-lo em maternidades e postos de saúde específicos, seguindo sempre a orientação do seu médico.

Então, mamãe, viu só como vale a pena insistir na amamentação e superar a fase inicial, por mais dolorida que ela seja?

Filho amamentando com a mãe e o pai observando, uma das vantagens da amamentação é o fortalecimento dos laços familiares

São inúmeras as vantagens da amamentação para o bem-estar e nutrição do seu filho! Fonte da Imagem: Todays Parent

A importância e as vantagens da amamentação para a recuperação materna e para o desenvolvimento do bebê certamente recompensam o sacrifício.

E, além disso, o prazer e a satisfação que virão nos meses seguintes valem todo o esforço e dedicação.

Procure sempre o seu obstetra e pediatra para darem as recomendações corretas sobre o período de adaptação e para cuidarem da saúde do seu pequeno.

Enquanto os profissionais te auxiliam no seu processo de amamentação, a Kids Brasil espera por você para rechear o guarda-roupa do seu bebê com os looks e acessórios mais confortáveis e estilosos da moda infantil. Acesse a loja virtual agora e conheça.

botão para loja online





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos