Massagem em gestantes: conheça 5 vantagens!

 2.273 Visitas  10 de janeiro de 2019  Rock Content
Massagem na barriga da gestante.

A beleza da gestação já é bastante comentada, mas poucas pessoas falam dos momentos de agonia vividos pela futura mamãe. Eles incluem náuseas, alterações na pele, cabelos, unhas, inchaço e dores no corpo. No entanto, uma boa massagem em gestantes pode ajudar.

Quando uma mulher passa sua gestação em pleno verão brasileiro, o calor corporal sentido por ela é ainda maior. Nesse sentido, o inchaço em braços, pernas e pés causa dores e estresse.

Por isso, a massagem em gestantes consegue aliviar o incômodo físico dessa fase e, quando feita da forma correta, pode trazer mais tranquilidade durante a gravidez.

A seguir, listamos algumas vantagens da massagem em gestantes. Confira!

1. Melhora a circulação

O inchaço na gravidez ocorre pelo aumento de líquido no corpo, um fenômeno natural e hormonal da gestação. Com a falta de exercícios físicos — muitas vezes para preservar a saúde da mãe e do bebê —, a circulação sanguínea é prejudicada. Além de tudo, esse fenômeno piora com o verão.

E para melhorar a circulação, a massagem em gestantes deve ocorrer sem pressionar muito os pontos de dores, bem como a região a ser massageada. Por isso, os movimentos precisam ser suaves.

2. Reduz dores na coluna

As dores são causadas pelo peso da barriga e, especialmente no segundo e terceiro trimestre, elas se tornam ainda mais intensas, sendo a dor na coluna, na região lombar, a mais comum. Por isso, muitas vezes as gestantes têm dificuldade em encontrar posições que não sejam incômodas ao bebê.

Nesse sentido, a massagem em gestantes com movimentos circulares na coluna é muito bem-vinda, e pode ser realizada mais de uma vez por dia. Quando é feita antes de dormir, ela também ajuda a mamãe a relaxar e a ter uma boa noite de sono. Esse tipo de massagem pode contribuir ainda com a diminuição da prisão de ventre.

3. Diminui a ansiedade e o estresse

A ansiedade para a chegada do bebê também pode provocar alterações hormonais, bem como aumentar as dores no corpo e os momentos de estresse. Isso pode gerar aumento da pressão arterial na futura mamãe, o que é ruim tanto para ela quanto para o bebê.

Nesse caso, a massagem é mais vista como terapêutica. Ao receber uma, seja em casa ou em clínicas, a sensação de pressa e estresse na gestante diminui. Quando feita com frequência, a ansiedade durante a semana é bem menor.

4. Evita estrias e celulites

Com o esticamento da pele na gestação, é comum que apareçam, antes ou depois do parto, as estrias e celulites. Nesses casos, a massagem em gestantes estimula a produção de colágeno e elastina, responsáveis por manter a integridade da pele.

O óleo de amêndoas doce é conhecido por estimular colágeno e elastina, de modo a evitar estrias e celulites. Ele pode ser usado na gestação para massagens, mas é importante que o obstetra aprove o uso de acordo com as condições de saúde da mãe e do bebê.

5. Massagem em gestantes prepara para o parto

A preparação para o parto deve acontecer somente algumas semanas antes da data prevista para o nascimento do bebê. Nesse caso, trata-se de uma massagem pélvica. Para quem vai tentar um parto normal, ela é ainda melhor, pois ao fortalecer a pélvis, evita-se o rompimento do períneo.

Por trabalhar movimentos de contração, força pélvica e respiração, o controle da região pela mulher é maior. Desse modo, durante o parto ela pode ter mais facilidade para a saída do bebê.

A massagem em gestantes pode ser realizada em casa, com exceção de casos onde o inchaço for excessivo. Nesse caso, uma drenagem linfática específica para gestante pode ser necessária, de modo que é ideal procurar uma clínica ou fisioterapeuta.

O maior benefício para quem visita uma clínica com especialistas é o contato com um ambiente mais relaxante. Mas isso também pode ser feito em seu domicílio, com o uso de velas aromáticas e a realização das massagens em momentos de mais silêncio.

Você faz ou já fez massagem durante a gestação? Então, compartilhe suas experiências nos comentários!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF