Visita ao recém-nascido: 5 cuidados que você precisa ter

 1.295 Visitas  2 de agosto de 2018  Rock Content
Cuidados ao visitar recém-nascido

Quando chega um novo membro na família, a ansiedade para conhecê-lo é grande! Então é comum que os parentes queiram logo fazer uma visita ao recém-nascido.

Ao mesmo tempo, também é necessário respeitar as necessidades dos pais e a saúde delicada do bebê. Por esses motivos, atualmente, cada vez mais casais preferem limitar as visitações e viver esse estágio de adaptação com seu filho de forma mais íntima.

Na hora de receber familiares e amigos, vale a pena estabelecer algumas regras para garantir o bem-estar e conforto tanto do pequeno como dos pais.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça 5 dicas de cuidados essenciais e saiba orientar suas primeiras visitas! Confira!

1. Combine um horário e local para visitas ao recém-nascido

A rotina dos pais sofre uma reviravolta com a chegada do bebê, especialmente se for o primeiro filho. Por isso, nada de visitas surpresa! É preciso planejá-las com antecedência para não atrapalhar um momento de descanso, sono, amamentação, enfim, o espaço da família.

Portanto, converse com seus parentes e peça que eles marquem um horário. Essa é uma ótima ideia inclusive para evitar que todos apareçam ao mesmo tempo.

Com relação ao lugar, o casal pode escolher receber as primeiras visitas no hospital ou em sua casa. De qualquer forma, é sempre bom lembrar que elas devem ser curtas, já que os pais precisam descansar e poupar suas energias.

2. Defina algumas regras

Bebês são muito fofos e lindos, mas têm a imunidade baixa e, por isso, são mais suscetíveis a contrair doenças e infecções. Portanto, não é recomendado que pessoas que chegam da rua os peguem no colo ou beijem seu rosto e suas mãos.

Além disso, o pequeno ainda não passou por testes de alergia, por exemplo, então, cheiros como perfume ou cigarro podem causar irritações.

Outra questão sensível em uma visita ao recém-nascido é quando as pessoas querem tirar fotografias — e posteriormente publicá-las nas redes sociais. Se você não gosta da ideia, peça aos seus parentes que não façam isso. Caso decida permitir, não use o flash, que tem uma luz muito agressiva para o bebê.

3. Cuide da higiene

Para poder tocar no bebê, os visitantes devem lavar bem as mãos e os braços com água e sabão.

Álcool em gel também ajuda a reforçar a higienização. Deixar vidros desse produto pela casa é uma maneira eficaz de assegurar que todos vão manter as mãos sempre bem limpas!

4. Não interrompa o sono do pequeno

Em média, um recém-nascido dorme 18 horas por dia. Esse período faz toda a diferença para o desenvolvimento saudável do bebê.

Assim, se familiares aparecerem enquanto ele estiver dormindo — e insistirem em vê-lo —, não vá acordá-lo e explique por que isso é tão importante.

5. Aconselhe pessoas doentes a esperar

Um simples resfriado não atrapalha muito a vida de um adulto, mas para um recém-nascido ele pode causar problemas sérios.

Logo, quem estiver doente — ou apresentando qualquer tipo de sintoma — deve ter um pouco de paciência e adiar a visita, para não colocar a saúde da criança em risco.

Enquanto seu filho não cresce e fica mais forte, ele precisará receber pessoas com segurança redobrada! Com essas dicas de cuidados para visita ao recém-nascido, você vai proteger seu bebê e comemorar sua chegada junto com sua família!

Agora que você conhece essas 5 ideias para que a visita ao recém-nascido seja tranquila, confira 3 dicas básicas para cortar a unha do seu bebê sem estresse!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos