Volta ao trabalho após licença-maternidade: 5 dicas importantes

 2.474 Visitas  26 de novembro de 2018  Rock Content
Bebê dormindo segurando dedo de uma mão

Após a mamãe ter estado com o filho durante meses, é normal que o retorno à rotina do trabalho cause preocupação. A boa notícia é que, com organização, é possível que a volta ao trabalho após a licença-maternidade seja mais tranquila.

Para ajudar você, mamãe, a vencer os desafios do término da licença-maternidade, preparamos este artigo. Destacaremos os 5 cuidados importantes para superar essa nova fase com o seu bebê. Confira!

1. Planeje-se

O retorno ao trabalho deve ser bem planejado. A escolha de com quem o bebê ficará deve ser feita bem antes do fim da licença-maternidade. O ideal é que esse período de adaptação da criança com o cuidador ou na escolinha seja acompanhado de perto pela mãe.

Em relação a amamentação, o indicado é que continue, mesmo depois da volta ao trabalho. Para isso, veja se há um local apropriado na empresa para amamentar o bebê. Providencie essa alternativa dias antes do retorno ao emprego. Dessa forma, haverá tempo para adaptação do novo ciclo.

Caso não consiga amamentar no serviço, providencie retirar o leite com uma bombinha. O leite materno pode ser refrigerado e consumido em até 24 horas. Se congelado, o prazo de validade fica em torno de 4 dias.

2. Procure superar o sentimento de culpa

Não fique com sentimento de culpa por ter que voltar a trabalhar e deixar o seu bebê. Pense que o mais importante é a qualidade do tempo que você passa com ele.

Brinque, dê muito carinho, faça massagem e converse com seu filho. Além de estreitar os laços afetivos, a criança sentirá mais segurança na nova rotina.

3. Elabore seu cardápio

Outra dica muito importante para otimizar seu tempo e ficar mais com o bebê é planejar as refeições. Faça comidas simples, rápidas, mas saborosas. Lembre-se que a alimentação infantil não precisa ser elaborada, mas sim saudável.

Sempre inclua legumes, verduras e a proteína conforme a indicação do pediatra. Para facilitar ainda mais, a opção é cozinhar no fim de semana e congelar.

4. Despeça-se antes de sair

Para amenizar a separação, o ideal é que a mamãe crie o hábito de se despedir do filho. Essa atitude deixará o pequeno mais tranquilo. Explique para ele que vai voltar após o trabalho e dê um beijinho. Caso ainda esteja dormindo quando você sair, fale suavemente e seja breve na despedida.

5. Diminua a saudade

Quando a saudade apertar, ligue para onde estiver seu bebê. Até que vocês se adaptem com a nova rotina, é normal que sintam mais falta um do outro. Com a facilidade da tecnologia, pode ser até por meio de vídeo.

Existem instituições de ensino que já fazem esse tipo de trabalho: enviam fotos para que as mamães fiquem mais tranquilas.

Como você pôde ver, a volta ao trabalho após licença-maternidade pode acontecer sem tantos traumas. Afinal de contas, você não é a única mulher a passar por essa situação. Pense que o desafio só trará benefícios para todos da família.

Agora que você já acompanhou nossas dicas para a volta ao trabalho após a licença-maternidade, compartilhe o texto em suas redes sociais. Certamente outras mamães gostarão de ler sobre o assunto. Até a próxima!





Visite nossa loja física
Visite nosso site.
Contate-nos
Ganhe   5% OFF

Quer economizar 5% em sua compra?

Cadastre-se e regate agora!

× não quero desconto